Pages

sábado, 29 de janeiro de 2011

UEPA realiza encontro regional

Com o objetivo de fomentar as reflexões de caráter crítico sobre sustentabilidade e meio ambiente, a Universidade do Estado do Pará – UEPA, campus Marabá, recebeu esta semana o III Encontro Regional dos Estudantes de Engenharia Ambiental, que reuniu professores e estudantes vindos das regiões Norte e Nordeste do Brasil, em Marabá. Aulas práticas, palestras, mesas redondas e visitas a indústrias fizeram parte da programação.
Na oportunidade, Altamiro Schamberg, líder do Pátio de Sucata da Sinobras, falou sobre “A utilização da sucata de aço como insumo para a produção do aço”, pontuando as potencialidades do insumo sucata para a produção do aço na siderúrgica, que recicla o que seria descartado na natureza fomentando a sustentabilidade socioambiental na região. Sobre a participação da Siderúrgica no evento, Altamiro comentou: “Esta é uma excelente oportunidade de abrir as portas da empresa para aos acadêmicos e consequentemente despertar a curiosidade deles para que sejam grandes profissionais e queiram atuar neste ramo, que é tão carente de mão de obra”.
Para a professora Maria Luiza Wiederkehr, assessora pedagógica da UEPA, a participação da Sinobras dentro das instituições de ensino é muito relevante. “Fomentar esse tipo de encontro é positivo, pois abre um relacionamento entre empresas e universidade”.  De acordo com Seidel Santos, coordenador do Campus Marabá da UEPA, a realização de eventos como este na academia é singular, especialmente porque é a universidade que “produz” o profissional para as empresas. “Nossa região é um local onde estão sendo instalados grandes empreendimentos, por issoum grande comprometimento para se formar mão de obra qualificada para que estes profissionais façam a gestão dos recursos da região”, disse o professor salientando ainda que somente a UEPA ofereceu durante cinco anos o curso de Engenharia Ambiental e que a universidade está disposta a firmar parceria com empresas no que diz respeito a pesquisa.
Na prática - Segundo Tarcísio Lira, coordenador geral do Encontro, estudantes de várias cidades dos estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Pará estiveram presentes no evento. “A cada nova edição uma nova cidade das regiões Norte/Nordeste é escolhida. Desta vez elegemos Marabá pelo momento em que a cidade vive, quando estão sendo implantados grandes projetos aqui”, disse. Para ele, as visitas técnicas à hidrelétrica de Tucuruí e à Sinobras foram uma forma de ambientar os participantes e lhes apresentar dois grandes empreendimentos locais. Além das visitas, aconteceu ainda uma aula de barco pelo rio Tocantins que apresentou a realidade socioambiental do município. Durante o encontro, também aconteceu uma vídeo-conferência com a Universidade da Flórida – FAU, onde alunos e professores deixaram aberta a possibilidade de um intercâmbio entre as duas instituições. (Ascom)

Nenhum comentário: