Pages

sábado, 27 de agosto de 2011

Mil desculpas, Joseph Goebbels!

Fomos injustos com Goebbels...

Em apertadíssima síntese, o Sr. Maurino Magalhães de Lima, prefeito municipal de Marabá, propôs Ação Ordinária de Danos Morais com pedido liminar de antecipação de tutela em face dos companheiros Chagas Filho, Ribamar Ribeiro Jr., Pedro Gomes, Laércio Ribeiro e este perigoso responsável por Quaradouro, a pretexto de que, em 20 de fevereiro de 2011, o Pedro Gomes veiculou em seu blog (O resto do Iceberg) uma montagem na qual Maurino Magalhães aparece “com a mesma vestimenta utilizada pelo exército nazista, identificada pelo símbolo da suástica”, estruturada sobre a figura de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista do III Reich.
Não é bem assim.
No texto “A reencarnação Goebbels”, ilustrada pelas figuras, Pedro Gomes diz textualmente:
“A famosa frase: “Uma mentira dita mil vezes, torna-se uma verdade", é atribuída ao ministro de propaganda nazista, Joseph Goebbels. Dentre outras frases, também destaca-se a seguinte: "Não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito".
Quem diria que mesmo após a 2ª guerra mundial alguns desses mecanismos de manipulação de massa, criados à época, continuam em pleno uso nos nossos dias. Explico...
O felizardo que ouve o programa "Bom dia, Prefeito", que vai ao ar diariamente em uma rádio de Marabá, fica até sem saber em qual cidade mora. Tantas são as melhorias divulgadas pela prefeitura queaté pra acreditar.
Sinceramente, espero que as semelhanças parem por ”.
A razão do melindre, contudo, parece ter sido a repetição da mesmíssima postagem nos blogs dos demais requeridos, em especial no Quaradouro, de responsabilidade deste requerido, “tendo neste blog uma repercussão maior em razão da quantidade de acessos.”
E vai daí, o procurador do requerente tece uma extraordinária gama de filigranas supostamente jurídicas para insinuar que todos os requeridos inquinaram Maurino Magalhães de “nazista, regime (sic) marcado por atrocidades, guerras e o massacre de milhões de pessoas”, “imputando uma comparação grave ao requerente de partidário do nazismo, de manipulador, de mentiroso, ofendendo a honra, dignidade, moral e imagem do requerente”. Pede, por fim, 100 (cem) salários mínimos de cada requerido, a pretexto de danos morais.
Isso exposto, vamos agora por partes, como diriam Chico Picadinho e o casal que matou e esquartejou o rapaz no motel em Belém.
1. Sobre Joseph Goebells:
O Nazismo ou o Nacional Socialismo designa a política que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional marxista).
Após a derrota de Hitler, o nazismo foi proibido na Alemanha, embora pequenos grupúsculos de simpatizantes, chamados neo-nazistas, continuem a existir naquele e em outros países.
Paul Joseph Goebbels (Mönchengladbach, 29 de outubro de 1897 — Berlim, 1 de maio de 1945), orador mordaz e um dos principais nomes do Partido Nazista, tornou-se ministro da Propaganda Nazi em 13 de março de 1933.
Não era analfabeto
Estudou literatura e filosofia. Foi uma figura-chave do regime, conhecido por seus dotes retóricos. Era um dos líderes políticos nazistas mais destacados que tinham concluído estudos superiores. Teve uma posição correspondentemente importante entre os nazistas.
Num regime que se assumia como absoluto, total, todos espaços que dali por diante circundavam os cidadãos, nas ruas, nos edifícios, no estádios, os prédios público e privados, nas fábricas e nas escolas, tudo o que fosse impresso ou que circulava no ar, passou a ser  preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista e do seu guia Adolf Hitler.
Nesta cidade pintada com as cores do PR, isso lembra ao leitor alguma coisa?...
Mas, continuemos com a História.
Através de um controle extremamente centralizado de diversas áreas de influência no universo da cultura, a propaganda nazi utilizou os recursos da imprensa e das novas mídias, como o rádio e a televisão. O objetivo era encaixar o Führer como a ressurreição do cavaleiro audaz que abate as forças do mal - o comunismo, o liberalismo, o expressionismo, o judaísmo, expressões diversas de um nocivo antigermanismo -, preservando para o futuro a integridade moral, ideológica e racial dos arianos. Hitler aparece, pois, como a simbiose dessas duas legendas, a do messias e a do herói. Ao deificá-lo ele surgia nas telas do documentário como um divisor de águas da Alemanha moderna. Aquele que com sua determinação inquebrantável afastara as sombras das humilhações passadas (as punições do Tratado de Versalhes) para apresentar ao seu povo um futuro luminoso, radiante, pleno de realizações e imortais façanhas (a aventura do Estado nacional-socialista). Hitler era o Partido Nazista, ele era a Alemanha, sua tarefa era conduzi-la para dirigir o mundo, Hitler era invencível. Somente ele era um indivíduo, sendo que os demais alemães se dissolviam num imenso mecanismo unido para servir ao seu Führer.
Quem dizia, por aqui, que Marabá estava nas mãos de Deus?...
São de Goebbels frases como:
·        Enfiar na cabeça dura das massas a devoção a Hitler, como o deus da nova Alemanha, tornou-se o meu objetivo único.
·        A propaganda jamais apela à razão, mas sempre à emoção e ao instinto.
·        De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.
Quem, matinalmente, está mentindo para você, leitor, através de um programa de rádio pago com verba pública?
2. Sobre Maurino Magalhães:
Maurino Magalhães de Lima é capixaba de Itaiabana (ES), onde supostamente nasceu em 06.03.1958. Mas, no prefácio do livro Vencer ou vencer – Maurino Magalhães Sua vida & Sua História (Ed. Semin, Belém - PA, 2007), à pag. 09 fala-se que:
“lendo passagens de sua vida compiladas por Jonas Borges, é fácil descobrir por que um migrante nordestino, semi-analfabeto, chegou ao apogeu de sua trajetória, assumindo o cargo de prefeito do município de Marabá.
Como todo migrante corajoso e com o objetivo único de ascender à pirâmide social, Maurino se lançou ao mundo em busca de espaço onde pudesse realizar seus sonhos e esperanças, buscando vantagens que no mundo de origem não tinha, com apego apenas às próprias utopias e sonhos.”
Ora, a não ser que tenha ocorrido uma inacreditável e formidável mudança na estrutura geográfica do continente sul-americano, o Espírito Santo pertence à Região Sudeste do Brasil, nada tendo a ver com migrantes nordestinos!
Temos, assim, que o culto à própria personalidade não impede Maurino Magalhães de engendrar farsas, mentiras e até mesmo uma nova geografia...
E como seu objetivo único é ascender à pirâmide social, buscando vantagens que no mundo de origem não tinha, com apego apenas às próprias utopias e sonhos, eis que o autor da presente ação admite-se como alpinista social a valer-se de qualquer escada ou ferramenta, independentemente de qualquer restriçãomoral, inclusive.
E se o contexto social não é propriamente um rochedo, mas, comparativamente, um mosaico irregular, com espaços vazios, torna-se fácil para aventureiros de todo calibre infiltrarem-se nos bolsões de vácuo da sociedade e nele movimentar-se ao largo de qualquer princípio ético.
Por isso, não existiu a mais remota intenção de chamá-lo de “nazista”, assim como jamais se pretendeu denegri-lo.
Na verdade, quem deveria queixar-se da comparação, se pudesse, seria Joseph Goebbels.

19 comentários:

Anônimo disse...

Atual titular da Sedurb no Pará:

Diário de Justiça do Estado de Tocantins de 22 de Março de 2011 Pg. 7. Diário de Justiça do Estado de Tocantins DJTO de 22/03/2011.

IR [...] REPRESENTADOS: LUIZ CAJAZEIRA (SUPERINTENDENTE DE HABITAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS) E MÁRCIO GODOI SPINDOLA (SECRETÁRIO DE HABITAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS)

RELATORA EM SUBSTITUIÇÃO: Juíza ADELINA GURAK

Por ordem da Excelentíssima Senhora Juíza ADELINA GURAK -Relatora em substituição, ficam as partes nos autos acima epigrafados INTIMADAS da DECISÃO de fls. 23/25, a seguir transcrita: "Trata-se de Representação Criminal de Busca e Apreensão encaminhada pelo MM. Juiz de Direito LUATOM BEZERRA ADELINO DE LIMA, apresentada em 30.12.10 pelo Delegado de Polícia Neusim de Oliveira Cavalcante, diante da notícia trazida por Rita de Cássia Rodrigues Pereira, de que em residência situada nesta Capital, haveria diversas caixas contendo documentos oficiais pertencentes à Secretaria Estadual da Habitação. O imóvel objeto da busca e apreensão domiciliar seria a residência do Secretário de Estado da Habitação, MÁRCIO GODOI SPINDOLA, bem como do Superintendente de Habitação do Estado, LUIZ CAJAZEIRA. Diante das acusações de possível desvio de documentos públicos, envolvendo Secretários de Estado e considerando o foro por prerrogativa de função, o Magistrado a quo reconheceu de ofício a incompetência do juízo, encaminhando os autos a este Tribunal, os quais foram recebidos no plantão judiciário, pelo Desembargador Moura Filho. A busca e apreensão foi deferida, conforme Decisão de fls. 08/10. Distribuídos, vieram-me conclusos. Em seguida, a Procuradoria de Justiça manifestou-se, consoante Parecer de fls. 18-21, pela remessa dos autos ao Juízo Criminal de 1ª Instância, considerando a perda de foro privilegiado do representado Márcio Godói Spíndola. É a síntese do necessário. Decido. Nos termos do art. 7º, I, alínea "d", do RITJ, compete ao Tribunal Pleno processar e julgar, originariamente os Secretários de Estado, nos crimes comuns e nos de responsabilidade, não conexos com os do Governador. Como o Representado Márcio Godói Spíndola já não mais ocupa o cargo de Secretário de Estado, perdendo o foro privilegiado, a apuração dos eventuais delitos imputados aos representados deve ocorrer no Juízo Criminal de 1º Grau. Diante deste contexto, resta evidenciado que não compete a este Tribunal o julgamento do feito. Por isso, remetam-se os autos à Juízo Criminal de 1º Instância. Publique-se. Cumpra-se. Palmas - TO, 16 de março de 2011. JUIZA ADELINA GURAK -Relatora".

Anônimo disse...

Estão fazendo apenas o que a equipe de propaganda do Maurino quer: publicidade em torno no nome dele. Estão fazendo marketing gratuitamente. Podem estar ajudando na reeleição dele. Demonstrem indiferença apenas e mostrem pra população as soluções para os problemas que é do conhecimento de todos, que são as heranças deixadas por Hamilton, Nagibinho, Haroldo, Veloso in memorian, Tião e que estão sendo tocadas por Maurino. Uma coisa está ficando claro, somente dois nomes pleitearão a prefeitura. De todos os nomes que se apresentaram para fazer frente a Tião e Maurino, nenhum deles é sério, confiável e capaz de batê-los nessa disputa. Essa conversa de terceira via com Jorge Bichara, se acontecesse, seria mais um engodo como foi Maurino. Os nomes novos seriam Ademir Braz, Adir Castro e Ribamar Ribeiro Junior, se não fossem despreparados para tal embate. Eu votaria num dos três nomes acima se algum deles fosse candidato a prefeito e ainda buscaria votos para não ver mais prefeitos da estirpe que tem governado Marabá nas últimas décadas. Os trÊs são radicais e parece, pelo discurso, que não compactuam de desmandos e desvios de conduta. Mas se mudarem de lado, PAU NELES na eleição seguinte. Na administração do bem público tem que ser radical mesmo. Então deixem o Maurino com suas propagandas que a população sabe muito bem do que está acontecendo ou deixando de acontecer no governo dele. A população elegeu a Maurino por por pura descrença nos demais candidatos e principalmente no candidato que Tião queria empurrar de goela abaixo. Ninguém aqui está pensando que vive no paraíso, na melhor cidade do Brasil e do mundo. Não procurem desconstruir a imagem que Maurino quer passar para a população, deixem que ele mesmo se autodestrua. E além dele tem toda uma trupe de espertalhões que atualmente se apresentam como salvadores da pátria, que vocês inadivertidamente estão favorecendo quando criticam demasiadamente a Maurino, esquecendo por completo o que essas personas fizeram contra Marabá e seu povo. Se liguem! Ou vocês entram na disputa ou fiquem de fora e calados e sem se deixar usar de forma tão vil.

Tiririca e muito chateado

Ademir Braz disse...

Calar, Tiririca, calar!!!!!????
Nem por brincadeira, Tiri, nem por brincadeira!!!
Quem cala consente, e isso nem pensar!!!
Ademais, comenta-se que colegas já foram peitados e estão recebendo mensalões gordos para calar.
Eum também tenho um preço, Tiri.
Se a cambada aceitar, eu calo.
Vou pra caso, encerro 32 anos de profissão e vou ficar só convidando e recebendo amigos para admirar o couro de cada um desses integrantes da corja esticado na minha sala de visita.

Anônimo disse...

Demir e os demais, isso vai dar em nada. Os argumentos - se assim os podemos chamar - são supérfluos. O Sr. Juiz tem mais o que fazer do que ficar dando trela a Muarinox e seu representante. Questão de tempo. Em 27.08.11, Marabá-PA.

Ulisses Silva Maia disse...

Ademir, na edição do Correio do Tocantins de hoje há notícia de que Você não estendeu a mão para o (des)prefeito. É verdade? Poxa Ademir, dá uma pena Você fazer isso com o Maumau. Agora, eu queria mesmo era ver a cara dele. Deve ter sido uma magaviiiiiilha!!!!!!

Anônimo disse...

Pelo menos Gooebels não era analfa. Maurino é. O alemão não ficava usando o nome de Deus em causa própria, Maurino usa (não cai uma folhaaa...). Também não lembro do alemão ter comprado um título de melhor do mundo na gestão de marabá, Maurino comprou.

Pedro Gomes disse...

Quando uma povo perde a capacidade de indignação, beira-se o abismo da mediocridade.

Da minha parte, prefiro continuar falando e exercendo meu direito de cidadão ao invés de pôr o rabo entre as pernas e fazer de conta que nada está acontecendo nesta cidade.

Não é normal achar que tudo está bem e que a prefeitura está trabalhando como deveria, minimamente.

Seja lá como for, fico feliz que ainda existam pessoas como o Ademir Braz, Chagas Filho, Laércio Ribeiro, Ribamar Ribeiro Júnior, entre outros, que se indignam diante dos problemas e que não se contentam com um tapinha nas costas, um sorriso amarelo nos dentes e desculpas esfarrapadas; enquanto rios de dinheiro público vão desaguar sabe-se lá onde.

Dinheiro que é de todos nós, cidadãos de bem que pagam absurdas taxas de impostos diariamente.
A Justiça não há de criminalizar àqueles que estão ao lado da verdade.

Viva Marabá e abaixo a demagogia política.

Anônimo disse...

Hiiiiii Certame de Gente Grande!

Sempre fui muito crítico as ações tomadas pelo 5M. Porém ele agora está Pavimentando a minha rua, Neste pais tudo é assim né?...srsr

Estou me omitindo sim, mais não gostaria que meus nobres comunicadores fizessem o mesmo!!! Porq se não até as Pedras clamarão...

Ulisses Silva Maia disse...

Ademir, o Maurino não é aquele que sempre está doente quando tem alguma audiência? Sugiro uma: na próxima audiência, apresentem atestados médicos só para fazer ele ir ao Fórum e dar de cara na porta.

Maricotinha disse...

Ai, ai, ai, em Marabá tudo parece surreal, esse prefeito tem delírios de grandeza a cada minuto. Ah, gostei da foto da quaradouro, agradeço o atendimento da solicitação. E insolência é a.... vovozinha, tá?

Ademir Braz disse...

Diz isso não, tia Marico!...

Anônimo disse...

Ademir, como vc, vi Marabá nascer(praticamente), crescer e se desenvolver, então posso dizer que sei o que é melhor para minha casa, meu querido lar, vc seria um excelente prefeito para Marabá, como vc, temos poucos que amam nossa terra e que teem compromissos com ela.De todos que citaram, so votaria em vc e mais ninguém.Vc conhece profundamente os desafios que enfrentaria para governar essa cidade, as nescessidades, os problemas, e mais, tenho certeza que sua equipe de trabalho seriam pessoas capacitadas e comprometidas c Marabá.Marabá te merece, te conheço, mas acho complicado vc entrar nessa disputa, Marabá cresceu e o povo tá perdido, a maioria não conhece a nossa história.
Ei linda a foto do QUARADOURO, me lembrei do passado, tomando banho no rio, e as lavadeiras na labuta.
Amo Marabá, amo os meus irmão marabaenses.

Anônimo disse...

Essa foto me fez lembrar as lavadeiras do pirucaba. Lembram?

Anônimo disse...

Demir, diz aí, a sensação da degustação da situação Maurino estendendo a mão e vc. negando o cumprimento. Tambem, deve ter sido hilário, não ? Famoso " tapa com luva de pelica ". Nos sentimos, pelo menos em parte, vingados. Valeu, e muito, Demir. Em 29.08.11, Marabá-PA.

Anônimo disse...

será que ele quer esses 400 salários pra gastar na campanha?

Anônimo disse...

corrigindo... 500 salários já que é 100 de cada e são 5 blogueiros e dar mais de 250 mil reaus

George Hamilton Maranhão Alves disse...

Qualquer um de nós pode carregar em seu interior um fascista ou um nazista.
Temos que ter cuidado para Maurino Magalhães não dar um golpe de Estado!

Anônimo disse...

Pessoal, vocês não entendem mesmo das coisas não é? O prefeito não tem conhecimento de história nenhuma, nem mesmo da dele, quando diz que é nordestino. Se fosse por ele nada disso estaria acontecendo, pois ele acredito eu, que com qualquer ser histórico que o compararmos estaríamos ofendendo os personagens. Há claro! com o Pateta da DISNEY, NÃO!

Anônimo disse...

È o Maurino mente mas mente mal. O Tião mentiu pro povo dizendo pousando de pai da criança em várias obras do governo do Estado e até hoje tem gente achando que era verdade. As pernas da mentira do Tião eram mais longas ou as do Maurino tem pernas mais curtas.Será que é uma questão de sutileza ou de inteligência mesmo?