Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O governo Jatene manda lembranças ao campo


Do Diário do Pará, hoje:

Sem terra presos em desocupação
Cumprindo ordem da juíza Cláudia Regina Moreira Favacho Moura, titular da Vara Agrária Regional, policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários e militares do Comando de Missões Especiais (CME) prenderam 16 sem terra que estavam acampados nos fundos da fazenda Retiro, em São João do Araguaia, sudeste do Pará.
A operação de despejo, que redundou nas prisões, aconteceu na tarde de ontem .
Na mesma propriedade, houve o cumprimento de mandado de reintegração de posse nos dias 18 e 19 de agosto deste ano. Uma semana depois disso, os sem terra retornaram, pois alegaram não ter onde morar.
Diante do visível descumprimento à ordem judicial, o dono da fazenda, Darcy Fernandes de Lima, que disse ser dono da área desde 1986, denunciou o caso à Vara Agrária.
Assim a juíza Cláudia Moura concedeu novo revigoramento da liminar de reintegração de posse e a condução coercitiva dos sem terra até a Deca para serem autuados conforme entendimento do delegado José Humberto de Melo Júnior . Ele formatou um Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime de desobediência e os sem terra devem responder ao crime em liberdade.
Apreensão
Por conta da operação conjunta, os policiais apreenderam três motocicletas, uma espingarda cartucheira e diversos terçados e foices.
Os sem terra estavam espalhados em diversos barracos. Os policiais percorreram toda a fazenda e mantIveram reunião com os acusados na escolaModelo”, um casebre de madeira e palha improvisado pelos sem terra para dar aula a cerca de 20 alunos.
Sem ter pra onde ir, muitos deles venderam o que tinham para arriscar na nova invasão, cuja área alegam ser da União. Mas o fazendeiro Darcy Fernandes se defende e diz que a fazenda lhe pertence desde 1986.
Uma das sem terra que engrossam a fila dos desvalidos é Maria Eliene Ferreira da Silva, 33. Mãe de seis filhos, ela contou que nasceu na área e que o terreno que ocupava pertencia à família dela.
Maria Eliene é categórica em dizer que o pecuarista Darcy Fernandes teria forjado documentos para se apossar da área, a quem garante que é terra pública. “Ele falsificou documentos e há cinco anos quer nos tirar da área que é nossa, é da minha família”, sentencia.
A possibilidade da terra ser da União e pertencer a posseiros antigos é voz corrente entre os sem terra. (Diário do Pará)

4 comentários:

Anônimo disse...

Quando o assunto é mais sério ninguém se manisfesta a fazer críticas. Porquê?! Acho que a maioria dos comentaristas de blogues são uns bandos de covardes. Todos sabem que estas terras pertencem a UNIÃO, pois se não, deveria. A exemplo de outros países como a França, as terras é da NAÇÃO. Aqui o atual modelo de reforma agrária só beneficia no final das contas os próprios fazendeiros que ao longo do tempo vão comprando de volta toda a área que o governo "desapropriou". O INCRA, que deveria ter programas sérios de fiscalização, acompanhamento e imparcialidade nestas questões, por meio de seus representantes ficam escondidos detrás de uma peneira que todos sabem de suas falcatruas. Os próprios representantes de dentro do INCRA são os primeiros a terem terras dentro dos assentamentos ditos já regularizados, pois o próprio governo demora décadas para emitir os títulos definitivos. Vou citar o superintendente do INCRA DE SÃO GERALDO, este faz de conta que administra e os presidentes de associações dos PA's possuem mais de um lote e ainda por cima vendem lotes quando bem entendem. Quem não sabe disso? O INCRA e seus comandados (subordinados). Há cadê a luz do campo? por lá só as das ESTRELAS.

Anônimo disse...

Anônimo, a Reforma Agrária nesse país não dá certo por um fato bem simples: nem você e nem eu vai pro campo. E quem se oferece pra pegar a terra, geralmente o faz para revender aos fazendeiros, pois também não quer ficar no campo. Mesmo que o governo desse todo suporte, nenhum pardal voltaria pro campo.

Tiririca, o pardal.

Anônimo disse...

Dizem que Jatene, vai reunir com latifundiários e Grileiros em Marabá. O assunto, todos já sabem.
Nestor Sergio

Anônimo disse...

Ademir,
Jatene e o PSDB, adoram Chacinas, no campo e na cidade.
Santos Pereira