Pages

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Câmara, nos blogues hoje:

No Quaradouro:
Ademir, a bagaceira tá formada na câmara de Marabá, na sessao de hoje o Wilsão levou uma pizza para os vereadores, ele teve uma discussão c o vereador Antonio da Ótica, chegando a chamá-lo para a porrada; e mais, o vereador Ronaldo da 33 ofendeu seus companheiros Gerson do Badeco, Júlia Rosa e Antonio da Ótica, por terem sido convidados a receber título em Belém neste mês por terem sido os mais votados pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, como os vereadores mais atuantes de Marabá. O da 33 demonstrou dor de cotovelo. (Anônimo)

No Contraponto:

Pizzas e acusações
Logo no início da sessão da Câmara Municipal de Marabá, hoje, um manifestante distribuiu pizza aos presentes. Foi a forma bem humorada que encontrou para protestar contra a decisão da Casa que, em sessão secreta, decidiu não reabrir o Caso Elka (a vereadora Ismaelka Queiroz, do PTB, foi acusada de usar indevidamente um veículo locado pela Câmara e ter falsificado provas para defender-se), apesar da recomendação do Ministério Público no sentido de que fosse instaurado procedimento de cassação do mandato da vereadora.
Alguns vereadores não ficaram nada satisfeitos com o protesto.
Acusações de "vazamento" de informações foram formuladas e alguns chegaram a pedir providências à Mesa Diretora da Casa.
O presidente Nagib Mutran acabou recolocando a questão em seus devidos termos. "O Poder Legislativo é autônomo e a decisão que tomamos tem respaldo no Regimento Interno desta Casa", disse Nagib.
Quanto ao fato de a decisão ter sido tomada em sessão secreta Nagib lembrou que "não foi por nossa vontade que fizemos a sessão secreta. É determinação regimental. É o Regimento Interno que prevê que as decisões envolvendo perda de mandato serão tomadas em sessões secretas".
Coronel Araújo na berlinda - Quem foi bastante lembrado pelo vereadores na sessão de hoje foi o Secretário de Segurança Institucional do Município, que comanda também o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), coronel reformado Antonio Araújo. Acusado de "ditador" pelo vereador Gerson do Badeco (PHS), Araújo tem sido muito contestado por utilizar policiais militares da reserva para fazer a fiscalização nas vias públicas em Marabá; o vereador Antonio da Ótica acusa o diretor do DMTU de cometer "arbitrariedades" ao permitir que carros sejam apreendidos por militares da reserva. Segundo o vereador essa prática é ilegal. O vereador frisou que cerca de 70% dos agentes de fiscalização estão em greve e que mantêm apenas o número mínimo de funcionários em atividades obedecendo exigência legal. Segundo um dos vereadores, entre outras excentricidades Araújo exige até mesmo que os agentes do DMTU o saúdem batendo continência.
O blog entrou em contato com a SECOM solicitando que a Administração Municipal comentasse as declarações dos vereadores mas até este momento não houve resposta. (Wilson Rebelo)  


Mudanças no secretariado repercutem na Câmara de Marabá.
Repercutiu forte na Câmara de Marabá as mudanças operadas por Maurino Magalhães em seu secretariado.
Para a vereadora Vanda Américo (Sem Partido) as escolhas de Maurino não foram felizes. Ela criticou duramente a nomeação de políticos de outros municípios para o secretariado do prefeito. "Enquanto lutamos contra a Vale para formar quadros técnicos em nosso município, o gestor passa a pegar no laço políticos de outras cidades e os coloca à frente de secretarias municipais", disse a vereadora. A crítica parece ter como endereço a nomeação de Cláudio Almeida, ex-deputado estadual e residente em Parauapebas, para a Secretaria Municipal de Agricultura.
A exoneração de Joelma Sarmento da Secretaria Municipal de Saúde também foi muito comentada e até mesmo o líder do governo foi obrigado a concordar que as condições dadas a Joelma para trabalhar foram insuficientes para garantir um melhor desempenho por parte da ex-secretária. A descentralização das licitações das compras de bens e contratação de serviços da área da Saúde foi colocada pela vereadora Toninha do PT como condição indispensável para garantir uma boa gestão na Saúde Pública no município. "Podem mudar quantas vezes quiserem o secretário, mas, se não acabar com a centralização das licitações nada vai para a frente ali. Ocorre que o gestor quer manter tudo sob o seu controle e o pessoal que ali está (na Comissão Permanente de Licitação) não entende nada de saúde pública. Assim, quem acaba sofrendo é a população", disse Toninha
A vereadora Irismar Sampaio agradeceu as referências elogiosas à Joelma Sarmento que vem a ser sua parenta e disse que "mesmo sem ter procuração para falar por Joelma, posso garantir que o compromisso dela com a Saúde Pública e com Marabá segue inalterado".
Ainda os Garis - Outro ponto muito debatido foi a exoneração de centenas de garis pela Prefeitura Municipal ocorrida após a contratação da empresa Leão Ambiental para gerir a coleta de lixo de Marabá. Diversos deles apresentam laudos que apontam doenças e sequelas decorrentes das atividades desenvolvidas e mobilizam-se para ingressar na Justiça do Trabalho contra a Prefeitura de Marabá.
O presidente da Casa, vereador Nagib Mutran, sugeriu que nenhum projeto de lei de iniciativa do Executivo seja apreciado pelo Plenário enquanto o prefeito Maurino Magalhães não apresentar uma solução para o problema dos garis irregularmente exonerados.
Postado por Wilson Rebelo às 14:50 Contraponto

13 comentários:

Anônimo disse...

O Wilsão é pelego. Qualquer coisa vindo desse tipo de gente não se pode levar a sério, mesmo quando o caso é grave. Tá lá fazendo média, querendo aparecer, para usar isso em sua campanha pra vereador.

Tiririca, defenestrando

Anônimo disse...

Ademir,
Dificil tá a situação do vereador Walter Diniz presidente da Câmara de Canaã dos Carajás. A qualquer hora sai a expulsão dele do partido (pasmen PPS) pelo crime de Pedofilia. Dizem que o Jordy(quem faz parte da Comissão Nacional contra Pedofilia) está perdendo os ultimos cabelo com o escandalo. Favor investigue essa e se manifeste sobre o assunto.

Bjs

Sua fã de carteirinha

Basilio Novais disse...

O anônimo das 11:29, você sinceramente me da pena! Marabá passando a situação que ta passando pelas mãos desse incompetente prefeito e ainda tem essa vereadora fazendo oque faz e você quer criticar a única pessoa que tem coragem de fazer alguma coisa? Não interessa se por trás disso ele quer ganhar a simpatia do povo, o que importa é que ele esta lutando pelo fim de uma descaso compactuado por todos vereadores de Marabá.

Já que você achou ruim pelo menos não seja covarde e assine seu post

Anônimo disse...

Eu acredito em tudo o que os políticos dizem, principalmente o que eles dizem uns dos outros.

Anônimo disse...

Mesmo pelego, mas wilsão teve a coragem de gozar da cara desses vereadores que se venderam ao prefeito e deram carta branca pra ele fazer todas as aberrações que tem feito em nossa cidade.
parabéns wilsão, maraba ta precisando de mais pelegos para começar a chamar para briga esses vendilhões.

Anônimo disse...

O Wilsão, o tempo que passou na secretaria de cultura foi vendido pro Tião, e eles acabaram com a cultura de nossa cidade e o Wilsão e a vereadora Vanda ficaram caladinhos na época, agora que o Wisão quer ser vereador, que a Vanda quer se reeleger e Tiao quer voltar, começaram com as palahaçadas deles, tds teem sujeiras em baixo do tapete deveriam é ficar calados, se nao a coisa fede pro lado deles tbm.

Anônimo disse...

O Wilsão queria aparecer na media, porque ele tá sem expressão no cenário político, quer ser candidato a vereador, mas não consegue se eleger.DEUS nos livre do Wilsão, seria pior que a Elka.

Anônimo disse...

EXTRATERRESTRE
Ademir, foi dado muita importãncia pro caso Elka, mas se analisarmos bem o que essa Madalena fez? usou o carro alocado pela câmara e viajou, com gasolina dela(porque um tanque nao dá pra chegar a nem um lugar distante),dinheiro dela,etc.Simplesmente usou a kilometragem do carro da firma alocada.Se cometeu velocidade no percurso e recebeu notificação de trânsito, que ela pague.O pior em tudo isso que vejo, é a alocação de veículos com altos custos para a CMM.Isso sim.Quem não tiver "pecado" que atire a primeira pedra.Ainda bem que nao sou desse mundinho cheio de falso moralismo e de pessoas dissimuladas.

Anônimo disse...

Não entendo, reclamos no anonimato dos vereadores e prefeito ,mais quando alguem toma a atitude de radicaliza ou ridicularizar esses filhos da p....aparecem uns tipos que vivem se escondendo, em cima do muro, sem coragem de se posicionar, criticar a atitude da pessoa que teve a coragem de quebrar o silencio.
O Wilsão, a vereadora vanda, o vereador moto boy,não é de hoje que se posicionaram contra o governo.
E vc, que vem usar o blog para fazer essas ameaças veladas."Tem ficar calado se não"...
Esta tua fala mostra o quanto
covarde tu es.ou melhor deve ter ficado incomodado pela ameaça ao pote de ouro.

Anônimo disse...

A gestão do Araujo no DMTU ta uma bagunça, hoje próximo ao BB da velha Marabá, um carro da prefeitura fazia limpeza de um bueiro, quando um carro do DMTU parou e desceu uma pessoa se identificando como da polícia e mandou o motorista que tirasse o carro dali se nao chamaria o carro da polícia e chamou,em seguida chegou um carro de reportagem, então o do DMTU e o da polícia foram embora, mas antes humilharam o motorista que estava trabalhando no carro que limpava o bueiro.Conclusão: é esse tipo de servidor ignorante,grosso, mal educado, arbitrário e sem ética profissional que o diretor do DMTU bota pra trabalhar, aproveitando o momento que os agentes de trânsito estão em greve?se for assim, vamos voltar o tempo do coronelismo, do mandonismo e do Vavá Mutran.

Anônimo disse...

O engraçado é que sai secretáro, entra secretário e nada muda...uma fartura danada. Farta tudo!!
Mas as reclamações são as mesmas (falta de licitação na saúde e falta de apoio do prefeito).
E o mais interessante é que o MP sabe das deficiências e não faz nada. Tem promotora se filiando ao PSDB e com intuito de ser vereadora e quiçá prefeita...ela está aparecendo demais...só aparece e não tem eficiência...rsrsrs. Será uma nova Maria do Carmo???

O MP só está aparecendo e não faz nada.

Anônimo disse...

JULIA ROSA ATUANTE?....... KKKKKKKKK...... QUEM DISSE ISSO? QUERO QUE ME APONTEM ALGUEM QUEE TENHA RESSPONDIDO ESSSA PESQUISA... POR FAVOR..... NÃO TEM OUTRA PIADA MELHOR NÃO?
ATUANTE SÓ SE FOR PARA O BOLSO DELA....

Anônimo disse...

Se fala muito nas coisas erradas da prefeitura... e as coisas erradas da câmara de Marabá?
Fontes fidedignas me disseram que esse concurso da camara de Marabá é uma verdadeira farsa.... que cada vereador já tem os seus para as vagas a serem preenchidas... que adianta se estudar e não ser aprovado por que quem vai está lá serão os correligionários dos vereadores? Fica de olho Ademir... Fica de olho Ministério Público!