Pages

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vai cair mais um. De podre

Foto: Agência Brasil
Reportagem publicada pelo site do jornal O Estado de S. Paulo afirma que o ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB-MA), vai pedir demissão do cargo nesta quarta-feira devido ao acúmulo de denúncias contra ele.

Em conversa na manhã desta quarta-feira, 14, envolvendo o ministro do Turismo, Pedro Novais, e as lideranças do PMDB, ficou decidido que o PMDB não mantém mais apoio à permanência de Novais na pasta, e que o ministro entrega nesta quarta a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff.
Nesta quarta-feira, a Folha de S.Paulo publicou uma nova denúncia contra Novais, a de que ele estaria usando um servidor público contratado pela Câmara como motorista particular de sua mulher. Na terça-feira, o mesmo jornal revelou que Novais usou verba da Câmara, por sete anos, para pagar os salários de uma empregada doméstica.
O ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), ganhou mais uma acusação para responder. Nesta quarta-feira, a Folha, que na terça havia mostrado que Novais usou dinheiro público para pagar o salário de uma empregada doméstica, afirma que a mulher do ministro, Maria Helena de Melo, usa um funcionário da Câmara como motorista particular. Há até uma galeria de fotos mostrando os serviços do motorista.
A Folha flagrou o motorista nas últimas duas semanas fazendo compras para Novais em supermercados, buscando comida em restaurantes e levando Maria Helena para visitar lojas de Brasília. O servidor chama-se Adão dos Santos Pereira. Foi contratado em julho como secretário no gabinete do deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), mas nunca deu expediente ali. Outros funcionários do gabinete disseram à Folha que nunca tinham ouvido falar no nome dele.
Como vem fazendo desde que assumiu o ministério, Novais rebateu as denúncias, mas sem dar uma explicação ao menos razoável para o fato de um funcionário público (cujo salário é pago pelos contribuintes) contratado por um deputado do mesmo partido trabalhar como motorista de sua mulher.
Mas não respondeu ontem por que a mulher usa um servidor do Congresso como motorista particular. Em nota divulgada à noite, o ministro diz que Adão dos Santos Pereira foi seu motorista até ser exonerado em dezembro, quando Novais deixou a Câmara para assumir o ministério.
Diante do noticiário, a situação de Novais parece por um fio. Na terça, apenas com a denúncia sobre a empregada doméstica, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, cobrou explicações públicas de Novais. A presidente Dilma Rousseff, que nomeou Novais por indicação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também parece insatisfeita, assim como o vice-presidente, Michel Temer, correligionário de Sarney e Novais.

3 comentários:

Anônimo disse...

A Dilma tá numa batalha em vão, porque está sozinha. Nós que clamamos pelo fim dos corruptos na política brasileira estamos assistindo A Fazenda, Big Brother, novelas, futebol etc. Daqui a pouco esse pessoal, pra não perder essas tetas, arruma uma acusação pra usar como pretexto pra cassassão dela. Não tô relembrando o factoide Collor. Esse, a época, mereceu.


Tiririca

Anônimo disse...

97% da população não acredita nos políticos, e os outros 3% são os políticos.

Anônimo disse...

Político honesto é igual unicórnio, eu nunca vi, mas deve existir.