Pages

sábado, 7 de janeiro de 2012

Vale pode ganhar título de pior empresa do mundo

Agravos ambientais e sociais na atividade de mineração colocam a mineradora entre as cinco piores do planeta por organizações internacionais
 Uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale, pode ser considerada nos próximos dias como a pior empresa do mundo na realização de sua atividade de mineração. Entre a Serra de Carajás, no sul paraense ao porto de Itaqui em São Luis, no Maranhão, a empresa foi denunciada por provocar devastação ambiental, trabalho escravo na cadeia de produção do aço, exploração sexual infantil, além da invasão de terras indígenas, quilombolas e camponesas.
A Rede Justiça nos Trilhos, International Rivers e Amazon Watch sãos as responsáveis pela indicação da empresa ao prêmio Public Eye Award (Olho do Público) organizado pelas ONGs Declaração de Berna e Greenpeace.
Conhecido como o “Oscar da Vergonha” o prêmio seleciona anualmente empresas com o pior comportamento social e ecológico. Esse ano a Vale concorre com a Sansung, Barclays, Freeport, Syngenta e Tepco. Independente do resultado, a empresa estará entre as cinco mais nefastas do mundo.
Denúncias
Dados das três organizações que  indicam a mineradora ao prêmio, revelam que em 2009 foram 114 milhões de metros cúbicos de efluentes industriais e oleosos despejados nos rios e mares pela empresa. A mineradora utiliza para seus negócios, 1,2 bilhões de metros cubos de água por ano, correspondendo ao consumo médio de água de 18 milhões de pessoas.
A Vale está respondendo a 111 processos judiciais e 151 administrativos. É umas das empresas campeã de multa pelo IBAMA, no entanto, em 2009 não pagou nenhuma.
Para votar na pior empresa do mundo, basta acessar o site: http://www.publiceye.ch/en/vote

2 comentários:

ANdre disse...

Discordo....
E quanto a empresa petrolifera Chevron,Inglesa, que foi responsavel pelo maior desastre ambiental da historia americana.
Estas ONG´s americanas são palahças em reconhecer o problema dos outros.
Vao cuidar do chiqueiro deles.
Cade que eles falam da China...

Anônimo disse...

Alguem tem duvidas disso?
Os buracos da VALE são tão ofencivos, quanto um chute no saco!