Pages

terça-feira, 19 de junho de 2012

MST: Educação não é mercadoria


MST: Manifesto de solidariedade à luta dos trabalhadores e das trabalhadoras das universidades públicas federais


Nós do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, expressamos para toda a sociedade nosso apoio e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da educação em luta.
           
Desde o seu nascimento, o MST tem lutado pela educação. Temos a convicção de que a luta por escola, se faz, fazendo escola.

Como fruto da mobilização e luta permanente, conquistamos mais de 1500 escolas do campo.
           
Somos contra a política do Estado brasileiro de fechamento das escolas do campo. Para nós: Fechar Escola é Crime!

Defendemos a expansão e a interiorização da educação. No entanto, isso não pode representar a precarização educacional.

Manifestamos nossa solidariedade de classe aos trabalhadores e às trabalhadoras das universidades federais em greve.

Nos somamos na defesa de sua justa pauta de reivindicação:
-        Contra o produtivismo: Educação não é mercadoria;
-        Pelo aumento de salários;
-        Pela garantia do plano de carreira;
-        Pela qualidade da educação;
-        Pela destinação de 10% do PIB para a educação;
-        Contra a apropriação do público pelo privado através da privatização indireta em curso.
           
A universidade pública não pode estar à serviço do capital e do mercado. A universidade deve ser um espaço de pesquisa, produção e divulgação do conhecimento.
           
Nos colocamos nas  ruas e nas lutas ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação. Empunhando as bandeiras da Reforma Agrária e da Educação Pública de qualidade e gratuita, seguimos na construção de um país soberano.


“A educação não é a única alavanca para transformação da sociedade, mas sem a educação, a transformação não ocorre.” Paulo Freire



Direção Nacional do MST
Junho – 2012

2 comentários:

Paulo Pereira disse...

Caro jornakista Ademir Braz.

Acho que os trabalhadores na educação deveriam vir, de público, rejeitar e agradecer a solidariedade do MST, pois este movimento é hoje a banda podre dos movimentos sociais, repudiado pela esmagadora maioria da população conforme comprovam pesquisas, mercê de seu radicalismo e manifestações que agridem o direito de ir e vir dos cidadãos, o patrimonio público, além de abusar da paciencia da sociedade trabalhadora e produtiva do país.Na sua vesguice ideológica, acha que só os seus objetivos merecem ser priorizados e que todos devem aceitar, pacatamente, os seus desmandos.Os trabalhadores na educação não precisam do apôio de quem não tem educação e nem sabe negociar em termos civilizados.

Doidão de Raiva disse...

Ao Paulo Pereira.
Meu caro brasileiro Paulo, se é que tu nasceste mesmo neste País, como é que você repudia o único por mais que esteja infectado por pessoas ruins, mas é ainda o único movimento social que ainda pode mudar a cara deste PAÍS, goste você ou não! Não há na história da humanidade algo conquistado sem o gosto do sangue por meios da luta dos que realmente trabalha, o próprio CRISTO foi crucificado e traído pelos que andavam com ele, lembra? O problema é que os brasileiros perderam o espírito de luta dos guerreiros medievais e se esconderam nas cavernas e não querem ou morrem de medo de saírem de lá.
Lembre que quando você vai a um hospital público e não é atendido, quando você não consegue vaga para seu filho em uma escola ou em uma universidade, quando você não é com iluminação pública, não é atendido com rua asfaltada, quando não é atendido com água tratada encanada e etc. seus direitos estão sendo também negados e você paga por tudo isso, mas mesmo assim, não vi o senhor vir aqui no BLOG e fazer nenhuma reclamação sobre este fato. Não pense o senhor que com este argumento capitalista, sem ética e covardemente mudará as coisas, e aparecer aqui, somente aqui, para acusar os outros por possuir coragem de fazerem aquilo que o senhor não tem, é pura covardia.
Acredito que o senhor quando chega em casa não costuma de reclamar de nada: dos impostos, da gasolina cara, do preço dos alimentos, da conta de energia elétrica, da conta da água encanada, das estradas esburacadas, das ruas sem iluminação, da falta de segurança, saúde e educação para seus filhos, realmente o senhor vive no jardim do ÉDEM, NÃO É MESMO?
Doidão de Raiva com gente hipócrita e demagoga