Pages

sábado, 29 de dezembro de 2012

Construção de hidrelétrica vai começar em 2014



Em 2014 começam as obras do projeto de Aproveitamento Hidrelétrico de Marabá. Agora já estão sendo feitos o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA/Rima). Os Akarãtika-Tejê, conhecidos como Gavião da Montanha, o Gavião Kyikatejê e o Gavião Paraketejê, povos daReserva Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, que será afetada, querem a participação de um antropólogo de confiança para fazer estudo dos impactos.
A nova usina hidrelétrica vai provocar uma supressão vegetal de 3 mil hectares. A região afetada, denominada de “Fortaleza”, é rica em castanha-do-Pará, variedade de ipês (chamado na região de pau d’arco, madeira usada para fazer ponta da flecha) e espécies da fauna, por isso rica em caça para os índios.
Segundo Ubirajara Nazareno Sompré, vereador eleito por Marabá e uma das lideranças da aldeia, a comunidade indígena não aceita que o empreendedor faça o estudo antropológico. “Quando o empreendedor ou a Funai, que também é governo, faz o estudo, os impactos, às vezes, não são mostrados. Por isso queremos fazer um pré-estudo”, afirma. Segundo ele, a comunidade quer ter o direito de escolher seu próprio antropólogo e equipe técnica. “Não podemos falar nem que sim, sem nenhum documento em mãos, nem falar que não, por não”, observa Ubirajara.
Ainda de acordo com o líder indígena, o EIA/Rima da hidrelétrica está quase todo concluído. O que falta é exatamente a área da Mãe Maria. Já foi concluído também estudo de viabilidade econômica. Ou seja, os impactos estão confirmados.
Segundo Ubirajara, a Reserva Mãe Maria é a terra indígena mais impactada do Brasil. Pela área passa a Estrada de Ferro Carajás, que agora será duplicada. A reserva é cortada também pela BR-222 (antiga PA-70), dois linhões da Eletronorte e agora receberá um terceiro linhão de fibra ótica da operadora Vivo.
Quando a Hidrelétrica de Marabá for construída, 95% da sede do município de São João do Araguaia vai desaparecer do mapa, exatamente o centro histórico. É o município que vai sofrer mais diretamente o impacto.
A Barragem de Marabá vai atingir nove municípios: Marabá, Palestina do Pará, São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Bom Jesus do Tocantins, todos no Pará; Axixá, Esperantina e Araguatins, no Estado do Tocantins; e São Pedro da Água Branca, no Maranhão. Com um custo estimado de 2 bilhões de dólares, o prazo médio de construção é de oito anos. A hidrelétrica de Marabá deverá ser uma das maiores do país, com capacidade de produção de 2.160 megawatts, tornando-se um aporte considerável para o Sistema Interligado Nacional. 
(Chagas Filho/Diário do Pará)

Nenhum comentário: