Pages

sábado, 8 de dezembro de 2012

Inaugurado campus inacabado


 Em ato simbólico, realizado dia 5 de dezembro, durante a cerimônia de abertura do 7º Encontro Nacional da Indústria (Enai), em Brasília, a presidente Dilma Rousseff inaugurou 32 campus de diversos institutos federais, entre esses o Campus Rural de Marabá, em atividade desde 2009 com a Especialização Saberes da Terra.
Atuante naquele núcleo, construído em área doada dentro do Assentamento 26 de Março, a 25 km de Marabá, o professor Ribamar Ribeiro diz em seu blog que “já foram investidos mais de 10 milhões de reais, porém a estrutura da obra apresenta várias defecções, sendo algumas delas comprometedoras”.
Segundo o professor, em outubro do ano passado uma comissão foi formada para averiguar a situação, a partir de denúncia de movimento grevista. O resultado tornou-se relatório enviado ao reitor, destacando quee “os resultados de sua etapa inicial evidenciaram uma situação preocupante, que merece atenção dos gestores públicos para o cumprimento da legislação e aprimoramento da gestão dos recursos. Por outro lado, cabe também o alerta às entidades fiscalizadoras de que mecanismos de controle externo nessa área devem ser implantados e melhorados para uma ação mais eficaz. Fragilidades nas atividades de projeto, execução, fiscalização e controle de obras públicas foram constatados”.
O campus sequer foi entregue e a construtora Conexão, de Belém, “abandonou a obra, mesmo depois dos estragos já feitos desde o início da construção do campus”.

Nenhum comentário: