Pages

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Rosegate: relações por debaixo dos panos?


Inteligência militar revela que Rose era a “mulher invisível” que negociava diamantes africanos na Europa

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Exclusivo – O Rosegate revela mais duas bombas. Não existem registros nos anais da FAB de viagens internacionais feitas por Rosemary Novoa Noronha nos aviões da Presidência da República, embora a ex-chefe do gabinete paulista de Dilma tenha viajado 24 vezes ao exterior com o amigo e chefe Lula. Por tal informação, passada reservadamente pela inteligência das Forças Armadas ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, a “Doutora Rose” seria a “mulher invisível” que trabalhava para Lula.
Outro bomba. Rosemary utilizava um passaporte exclusivo de membros do primeiro escalão governamental para viagens de negócio ao exterior que fazia sem a presença do amigo Lula. Serviços de inteligência das Forças Armadas receberam informes de que Rose participaria de negócios com diamantes em pelo menos cinco países: Bélgica, Holanda, França, Inglaterra e Alemanha. As pedras preciosas seriam originárias de negócios ocultos feitos pela cúpula petralha na África, principalmente Angola. Tal informação também foi passada à PGR pelos militares.
Foram detectadas dezenas de viagens não-oficiais de Rosemary ao exterior, para "passeios de negócios". O passaporte especial a denunciou. Foram 23 para a França. Para Suíça, ocorreram 18, por via terrestre, partindo de Paris, e mais quatro por via aérea. Rose também fez 12 deslocamentos de avião para a Inglaterra. Outras sete viagens para o Caribe e os Estados Unidos, aconteceram de navio – de acordo com a inteligência militar brasileira.
Tais informações sigilosas sobre o Rosegate não aparecem nas 600 páginas do inquérito da Operação Porto Seguro. Militares também estão checando o informe, que circula pela internet, de que, numa viagem de Lula a Portugal, Doutora Rose teria levado, na mala diplomática, 25 milhões de Euros. O valor, que teria sido declarado à receita portuguesa, seguiu em carro forte para depósito na agência central do Banco Espírito Santo, na cidade do Porto.
Como os documentos sobre tal operação estariam arquivados na Aduana do aeroporto internacional Francisco de Sá Carneiro, a petralhada morre de medo que se confirme o informe do e-mail denúncia – segundo o qual Rose mandou fazer o depósito tendo Luiz Inácio Lula da Silva como o possível beneficiário de um seguro que fora feito para evitar “algum sinistro” com tanto dinheiro.
Diante de novas denúncias que surgem com o Rosegate, o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, se prepara para pedir, a qualquer momento, a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Luiz Inácio Lula da Silva & Família. A solicitação é um desdobramento do julgamento do Mensalão e servirá para alimentar de informações o Processo Investigatório 2.474. Correndo em segredo de Justiça no Supremo Tribunal Federal, desde 2007, com 77 volumes de fatos concretos, o trabalho investiga as relações de negócios entre o PT, o Banco BMG, e o mito Lula.
Gurgel quer saber como e onde Lula aplica os recursos que recebe nas palestras que vem dando no Brasil e no exterior. O Instituto Lula também pode ser alvo do Procurador, para saber quem são as pessoas físicas e jurídicas que andam financiando as atividades políticas de Lula. A maior preocupação do ex-presidente é com a Polícia e a Receita Federal. Lula foi informado de que servidores fora do controle do Governo – mas agindo dentro da lei e do dever de ofício – teriam informações comprometedoras sobre ele e seus filhos.
Se tudo vier à tona, o processo do Mensalão vai parecer roubo de galinha no quintal do vizinho mais próximo...
Bond Girl Dilma?
A Inteligência Militar confidencia um momento curioso vivido, no comecinho de outubro, pela Presidenta Dilma Rousseff.
Um funcionário do governo Britânico teve com ela uma conversa reservadíssima – cujo teor só a comandante-em-chefe das Forças Armadas poderia contar.
Os militares brasileiros só asseguram que a pessoa que falou com Dilma trabalharia para o MI-6 – o famoso serviço secreto militar inglês imortalizado nos filmes de James Bond, o famoso agente 007.
Hermanos contam tudo...
Argentinos se divertiram neste domingo com a leitura da reportagem “Rumores de alcoba en la relación de Lula con una funcionaria procesada”, do jornal El Clarín
Os hermanos escreveram que o vínculo íntimo entre Lula e Rose converteu um processo judicial em um escândalo de alcova:

“Rosemary Noronha, proveniente del sindicato de los bancarios, conoció a Lula en 1993. Un año después se incorporó a la campaña presidencial y la relación se hizo más estrecha, según Folha. En 2003, el sindicalista se convirtió en Presidente y Rose ascendió a “asesora especial” de la oficina regional en San Pablo. Tres años más tarde, por decisión del propio mandatario, subió otro escalón: pasó a ser jefa de Personal. Desde un principio, Marisa Leticia, la esposa de Lula, mostró su desagrado con la mujer. Durante 19 años la relación de Lula y Rose se mantuvo oculta al público, pero en Brasilia la relación complicó la agenda presidencial, cuenta el diario brasileño. Y agrega: Cuando la entonces primera dama Marisa Leticia no acompañaba a su marido en los viajes internacionales, Rose era parte de la delegación oficial”.
Fofocagem
Os hermanos argentinos fofocaram na reportagem que, enquanto trabalhou com Lula, “Rosemary deixou dois maridos pelo caminho e construiu uma reputação de mulher difícil e de temperamento agressivo”.
Segundo os argentinos, “em cerimônias e festas controlava o setor VIP, decidindo quem poderia se aproximar do mandatário (Lula). Quando Lula estava sob tratamento contra o câncer no Hospital Sírio-Libanês, Rose o acompanhava, mas apenas quando Marisa Letícia não estava perto”.
Os imperdoáveis hermanos do Clarín até contaram uma lendinha em que Rose mandou um faxineiro limpar seu gabinete, por 20 vezes seguidas, até se dar como satisfeita...
Bem que agora Rose podia chamar o mesmo faxineiro para tentar limpar tanta sujeira que aparece sobre o trabalho dela e da quadrilha em que atuava...
Namorada?
Familiares e puxa-sacos muito próximos de Lula estão PTs da vida com a Revista Época que começou a circular no fim de semana.
A publicação da Família Marinho afirma que “Rose frequentemente se apresentava como namorada do ex-Presidente Lula para conseguir negociar assuntos de interesse privado”.
Até então, além da coluna de Reinaldo Azevedo, na Veja, nenhum veículo da mídia tupiniquim tinha sido tão explícito ao retratar a real relação de intimidade entre Lula e sua ex-chefe do gabinete presidencial paulista.
Verde e Rose... Na Mangueira...
O Globo de hoje relembra uma cena de agosto de 1997 que revelava o extremo carinho e cuidado de Lula com sua amiga Rosemary.
Aconteceu em um ensaio da Estação Primeira de Mangueira, no qual a cúpula petista caiu no samba da verde e rosa carioca:
“Servido pelo garçom, Lula se levantou da mesa onde estava para levar uma bandeja de salgados até Rose”.
Complicado negar...
Em nota divulgada quinta-feira passada pelo advogado que atende a ela e José Dirceu, Rose afirmou que é inocente e que nunca fez nada ilegal ou irregular que favorecesse Lula ou Dirceu. Mas nos e-mails interceptados pela PF na operação Porto Seguro, Rose faz questão de mostrar influência a Paulo Vieira, que, segundo ela, é seu amigo há dez anos. E também cita PR (presidente da República) e JD (José Dirceu).
Máquina de gastar
Curiosamente, mesmo que Lula não seja Presidente há muito tempo, nos e-mails interceptados pela PF, Rose ainda se refere ao amigo pelo código “PR”.
Mais curioso ainda é que nos e-mails trocados pelos irmãos Vieira, indiciados pela PF, existem várias reclamações contra Rose. Na principal delas, Rose é descrita como “uma máquina de gastar”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Começou bem a campanha (penso... quem sabe... do PSDB) pra presidência, mesmo sendo verdade, já que fatos falam por si só, o problema é como são manipuladas as informações na imprensa, é tudo tão sujo....