Pages

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Contra o poder. Qualquer poder.

Daqui a dois meses, em abril, minha página "Política & Desenvolvimento" vai completar oito anos de publicação semanal e ininterrupta no Correio do Tocantins, em Marabá. Ela saiu à primeira vez em 07 de abril de 2000, à página 12 da edição n. 893, ano XVIII, objetivando, “com enfoque e vínculo preferenciais na região sul/sudeste do Estado, expor, questionar e suscitar de maneira simples – abrigando igualmente a manifestação dos leitores – uma reflexão crítica sobre as contradições desses e de outro temas de interesse público, no alcance possível do jornal e nos limites da percepção do jornalista”. Uma das características de P&D é sua desvinculação de patrocínios, exatamente para evitar atrelamento a interesses políticos ou financeiros, e preservar sua independência crítica, que às vezes conflita com a linha editorial do jornal. Prevalece, por outro lado, o compromisso com os leitores cultivados ao longo desse período (e de outros desde a “Panela de Pressão”, em O Marabá, de Sarmento Jr., a partir de 1974, depois no “Jornal de Vanguarda”, 1976/77, e por “Ademyr Braz Repórter”, no Opinião, e no “Convergência” dos anos 90). Esta fidelidade, aliás, tem seu preço, cada vez mais alto, porque a remuneração da página é a mesma desde sua primeira edição, o que me leva a bancar as despesas cada vez maiores de telefone, transporte e outras para a coleta de informações semanais. P&D me tem rendido a desafeição – e o problema é deles, não meu - dos eventuais senhores do poder político e econômico porque, acima deles, a página prioriza, por princípios e fado existencial, o interesse coletivo de uma comunidade regional cada vez mais sacaneada e entregue, desde sempre, ao próprio azar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ademir,
Leio P&D desde o começo, como lia seus outros informes.
Sei que não foi fácil manter-se independente, sem patrocínios, todos esses anos.
Principalmente considerando a área de atuação(Sudeste do Pará).
Ainda mais se analisarmos as mazelas que decorrem da política e do empresariado desta região.
Penso que não foram poucas as propostas indecorosas ameaçando sua autonomia.
Seu informativo é o melhor, de longe, de tudo que se tem aqui, inclusive respeitado até pelos seus desafetos e ou contrários.
Aborda assuntos variados, com respeito, transparência e com respaldo de sempre checar suas fontes.
O leitor sério, cidadão e consciente é quem ganha, ao contrário do leitor alienado, não crítico.
Ao fazer um pequeno resumo de textos publicados, lembro-me que sua perspicácia nos contempla sempre com escritos vanguardistas.
Nos brinda até com um certo humor refinado, uma de suas características.
Informa sobre futebol com o conhecimento de ex-atleta.Lembra de dois artigos antes e depois da última copa do mundo?Acho que com o título de "DETESTO ACERTAR".
Nós, futebolistas, agradecemos.
Vida longa para Ademir e P&D.
Que sejam sempre independentes!
Quanto aos contrários.Bem, eles são vítmas de suas idiossincrasias.
E olha que não falei dos artigos sobre o pai coruja, poesias e Direito, também sua especialidade.

Ademir Braz disse...

Obrigado, Nilson. São entendimentos como o seu que me motivam a continuar a luta pela sobrevivência da página. Considero saudável ter uma janela aberta, aqui, ao menos para a gente respirar um ar melhor.