Pages

domingo, 29 de maio de 2011

Identificado terceiro morto de Nova Ipixuna

Já foi identificado o corpo da terceira pessoa assassinada no interior do Projeto de Assentamento Praia Alta/Piranheira, Município de Nova Ipixuna, a pouco mais de 30 km de Marabá, área de influência da rodovia PA-150. Segundo nota distribuída hoje pela Comissão Pastoral da Terra – CPT da diocese de Marabá – trata-se do camponês Herenilton Pereira dos Santos, desaparecido desde quinta-feira.
O corpo foi encontrado por um grupo de assentados a 50 metros de uma das estradas vicinais, distante 7 km do local onde José Cláudio e Maria foram assassinados.
“Na terça-feira, dia do assassinato de José Cláudio e Maria, diz a CPT, Herenilton e um cunhado seu encontravam-se trabalhando em sua roça às margens de uma estrada vicinal a uns 5 km do local onde o casal de extrativistas foi assassinado por volta das 8 horas da manhã. Já por volta de 8:40h os dois presenciaram a passagem, a poucos metros deles, de dois homens em uma moto, modelo Bros de cor vermelha, vestidos de jaqueta e portando capacetes. Um deles, carregava uma bolsa comprida no colo. As descrições da moto, e dos dois motoqueiros, coincidem com informações prestadas à polícia por testemunhas que presenciaram a entrada, no assentamento, de dois pistoleiros horas antes do crime naquela manha de terça-feira.”
Ainda segundo a CPT, o parceiro de Herenilton, que se achava a cem metros daquele, viu quando os supostos pistoleiros pararam a moto e um deles abordou um trabalhador que se encontrava no local e pediu informações de como chegar ao porto do Barroso. O porto é uma das saídas do assentamento em direção ao município de Itupiranga, trafegando pelo lago da hidrelétrica de Tucuruí. Informados os dois seguiram viagem.
Na quinta feira, Herenilton saiu de casa para ir ao mesmo porto comprar peixe como sempre fazia e não mais voltou. O corpo dele foi encontrado ontem dentro do mato, antes de chegar ao porto. A polícia, acompanhada de peritos do IML, esteve no local e fez a remoção do corpo para Marabá. O agricultor tinha 25 anos, era pai de 4 filhos e vivia no assentamento desde criança. Era muito conhecido e, de acordo familiares e vizinhos, não tinha envolvimento com atos ilícitos ou desentendimentos com qualquer pessoa.
“Até o momento, não podemos afirmar que o caso tenha relação com a morte de José Cláudio e Maria, mas também não podemos descartar essa hipótese, afirma a CPT. A polícia precisa esclarecer as causas do crime. O assassinato é prova de que a polícia, depois de 5 dias das mortes dos extrativistas, sequer tinha investigado as principais rotas de fugas do assentamento que os pistoleiros possam ter usado para fugirem após cometerem os crimes. Como explicar que um assassinato, com características de pistolagem, ocorra dois dias depois e nas proximidades do local onde os extrativistas foram mortos com todo o aparato das polícias civil e federal, “vasculhando a região” conforme anunciam?”

5 comentários:

Anônimo disse...

Ademir,
O Problema, é que vocês, ainda acreditam no que dizem o Simão Lorota e o Secretario de Insegurança Pública Luis Fernades.
João Costa

Anônimo disse...

Ademir,
Olha os dados da CPT: De 2003 a 2006(Governo Jatene), 88(oitenta e oito), trabalhadores, foram assassinados: De 2007 a 2010(Governo Ana Júlia), 44(quareneta e quatro), trabalhadores, foram assassinados: De 1995 a 1998, 1999 a 2002, de 2003 a 2006(Governos Tucanos), cerca de 190 trabalhadores, foram assassinados no campo. Os números,mostram, que não devemos acreditar, no que o Jatene e seu Secretario de segurança, falam. Uma vez que os
números(Olha que o Jatene, gosta de números, e não de gente)não mentem.

Anônimo disse...

O que Jatene Lorota fala não se escreve. . Acho eu que a polícia está fazendo vista grossa. É como dizia minha Avó: Viuvo é quem morre

Anônimo disse...

Caro Ademir,
Os Delegados da policia Civil, dizem que o atual Delegado Geral, Nilton Ataide, jamais presidiu um Inquérito Policial, e nunca prendeu sequer um ladrão de galinha. Cumpade, assim, é dificil. Pobre Pará.

Del disse...

Caro Anônimo, Isso não é nada, aqui em Marabá tem secretária de esporte que não sabe nada de esporte e prefeito que não sabe nada de administração pública, o que é que tem demais um delegado não saber prender ninguém.rsrs