Pages

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Marabá virou cidade dos lixões. É o Povo Governando...

Entulhos se formam em vários bairros de Marabá, principalmente nas áreas mais periféricas

Lixo continua espalhado na cidade
Anderson Damasceno

Jornal Opinião

Quem recebe o serviço de coleta do lixo público, diariamente, à porta de sua casa, já pode ser rotulado com o status de privilegiado. Agora, a pessoa que não mora em bairro nobre, ou ao longo das vias principais de um, está relegada a conviver uma ou mais semanas sendo vizinha do lixão.
Na edição 2.138, de 28 de janeiro, a reportagem flagrou parte das perturbações que a população do Bairro Liberdade – Núcleo Cidade Nova – tem que engolir a contragosto.
A Travessa Novo Planalto permanece isolada em alguns pontos por causa do lamaçal e buracos que, embora não sejam garagens, comportam um ou mais carros com facilidade. Basta ver quando eles caem lá, o alarde toma conta do local.
Aliás, a dona de casa, Vera Dutra, lembra que foi para evitar esses e outros tipos de acidentes, que um grupo de moradores edificou, à base de madeira, “muros” que impedissem a passagem de veículos e, malmente, de pessoas. Ainda hoje a buraqueira parece não ter fim e ninguém quer saber de carros passando por lá, pois, só a chuva agrava bastante essa via.
Além disso, na mesma reportagem foi verificado que era de longa data o acúmulo de detritos lançados na esquina da Avenida Gabriel Pimenta com a Travessa Nossa Senhora Aparecida. E, o que antes não tinha, agora tem. Junto ao lixo se encontra também móveis safados bem como imensos galhos de árvore.
Passadas quase duas semanas, não tardam que estas vias sejam completamente tomadas à modelo dos grandes lixões.
Um dos moradores mais afetados por esse descaso é Cleiton Araújo. Ele vê que a Leão Ambiental passa diariamente na Avenida Boa Esperança, que fica paralela à Gabriel Pimenta. Poucos metros separam a avenida limpa da suja.
“Aqui a situação só não está pior porque, o outro vizinho, fica jogando fogo aí para diminuir o lixo”, afirma Araújo. Quem é que vai levantar a bandeira do que é ou não é “ecologicamente correto” nessas horas?

2 comentários:

Vendedor de Sonhos disse...

Caro ADEMIR, hoje (08/02/2012) a empresa LEÃO Ambiental devolveu os serviços de limpeza urbana (exceto a coleta de lixo), da cidade à prefeitura Municipal por falta de pagamento. Fontes ligadas à empresa falam no atraso de quase nove meses, totalizando aí um saldo devedor à Leão Ambiental de mais de 13 milhões de reais. Pode uma coisa dessas?? Que DESGOVERNO é esse?? Meu amigo, cadê o dinheiro dessa cidade?? Cd o Ministério Público Estadual, Federal?? Meu Deus nos acuda dessa vergonha! Fico aqui pensando com meus botões: quem vai pagar os direitos trabalhistas dos servidores dessa empresa já que ela (Leão Ambiental), não recebe nada ou quase nada da prefeitura ? Estamos nadando pra traz e nem eu e ninguém podemos fazer nada!! Só pensar que estamos próximo ao fim do Mundo.

Anônimo disse...

O grande problema que a cidade encontra é esse Slogan do Sr. Prefeito. [O POVO GOVERNANDO] Não funciona, pois panela que muito mexe, sai insoso, ou salgado. Um reclama de uma coisa, outro reclama de outra, e assim por diante. Fzer o que?