Pages

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pará tem mais de 250 mil crianças fora da escola

fotos ilustrativas



No Brasil, 3,8 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos estão fora da escola. Em números absolutos, o Estado que tem mais crianças e jovens nesta situação é São Paulo, com mais de 607 mil potenciais estudantes que têm seu direito à Educação negado. Na sequência, aparecem Minas Gerais (363.98), Bahia (277.690) e Pará com 256.323. O Estado com menos crianças e jovens fora da escola é Roraima, com 18.286. Os dados divulgados ontem, pelo movimento “Todos pela Educação”, foram levantados com base no resultado preliminar do Censo de 2010.
Com o maior número de jovens em idade escolar (17,3 milhões), a região Sudeste registra o maior número de crianças e adolescentes fora da escola (1,27 milhão). Na região Norte são 579,6 mil jovens que não estão estudando. A falta de atendimento escolar no Brasil é mais acentuada entre crianças de 4 a 5 anos (1.156.846 estão fora da educação infantil) e jovens de 15 a 17 anos (1.728.015).
Nestas faixas etárias, a pior taxa de atendimento no Pará é no grupo de crianças de 4 a 5 anos. Segundo o estudo, mais de 85 mil crianças estão fora da escola. O índice de atendimento nesta faixa é de 72,3%, considerado baixo pelos educadores. Os melhores índices no Pará estão na faixa de 6 a 14 anos, com 94,5% desta população tendo acesso à educação.
As taxas de acesso à Pré-Escola em todo o país permanecem em patamares muito mais baixos que os estabelecidos pelas metas do “Todos Pela Educação”. O Norte do país, em particular, tem a menor taxa de atendimento nesse nível de ensino, com 69,0% das crianças de 4 e 5 anos com acesso aos sistemas de ensino e mais de 201 mil fora da escola.
O atendimento a crianças e jovens de 6 a 14 anos, já se encontra em patamares mais elevados: 96,7% daqueles nesta faixa etária (Diário do Pará)

2 comentários:

Anônimo disse...

Fora da escola.

Por estas e outras, que Carajás é necessário. Já passa de uma década que o governo do Pará do Norte não inaugura uma escola do ensino médio em Marabá. Elas funcionam nas escolas do município. Não compram nem giz, os ordinários.
Não aguento me lembrar daqueles chiadores do Não e Não. Cadê, seus filhos duma égua.

Doidão de raiva disse...

Na escola da rede municipal Manoel cordeiro Neto localizada lá no km 03 são felix os alunos da educação infantil também estão fora da escola e o que é pior sem uma data exata para voltarem as atividades normais.
Neste Desgoverno do Malinho o que não falta é gente enchendo os bolsos para depois nunca mais se lembrarem que um certo dia fizeram parte da Administração desta Grande e Bela cidade. Não há uma política sequer voltada com dignidade para a educação e a saude.
Que DEUS tenha piedade de nós.
Doidão de Raiva