Pages

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Terra sem memória

Apesar de coincidir com o feriado de Corpus Christi, o 7 de junho - que já foi feriado municipal - marcou o 114º aniversário de fundação de Marabá. Foi esse dia que Francisco Coelho da Silva, em 1898, inaugurou um barracão comercial chamado “Marabá” na confluência dos rios Itacaiúnas e Tocantins, dando origem à mais importante cidade do sul e sudeste do Pará.
Entregue a sucessivos e novos colonizadores e a gestões públicas e privadas cada vez mais divorciadas da História e da sociedade marabaense, a cidade sequer foi lembrada por sua data histórica.
Pobre Marabá... 

2 comentários:

Andreadson Souza disse...

Caro Ademir, talvez esse não lembrar seja fruto de um não gostar inconsciente, provocado pela falta de n coisas possíveis e não realizadas pelos governos, o que tornaria Marabá uma cidade mais agradável para se viver.

João Dias disse...

Ainda bem que você lembrou. Fosse na Bahia, Rio Grande do sul ou, mesmo na terra de Sarney, o fato histórico e político seria lembrado e comemorado nos termos de uma vedfadeira tradição cultural. Isso reflete o que é ter um rei que não é sangue azul, administrando um cidade do porte de Marabá.