Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Em terra de muro baixo é assim...

Deputado Alessandro Novelino, assessor e piloto perecem em acidente aéreo

Do Parsifal Pontesale

O Corpo de Bombeiros sobrevoou, de helicóptero, a área onde foram encontrados os destroços da aeronave bimotor Sêneca, de propriedade do deputado Alessandro Novelino (PMN), e lá desembarcou, através de cabos, dois policiais da corporação, que confirmaram não haver sobreviventes.
Os corpos das três pessoas que estavam na aeronave foram localizados a certa distância dos destroços: o piloto da aeronave, Roberto Carlos Figueiredo, o deputado Alessandro Novelino e seu assessor parlamentar, José Augusto dos Santos.
Os corpos já foram transportados, pelo Corpo de Bombeiros, para Belém e estão no Instituto Médico Legal Renato Chaves, que depois dos procedimentos exigidos os entregará às respectivas famílias.
O Sêneca decolou às 8h30m de hoje (25) do aeroclube do Pará, com destino à fazenda do deputado no município de Tomé-Açu. Após 18 minutos de voo desapareceu do radar. No final da manhã os destroços da aeronave foram localizados em uma área, sem acesso por terra, no município do Acará.
Informações diretas do aeroclube do Pará não confirmam a versão de que o Sêneca teria batido em uma das torres de transmissão de energia que cortam a região.
Com o falecimento de Alessandro, a família Novelino é alcançada por mais uma tragédia em um espaço de 4 anos: em 2007, seus irmãos Uraquitã e Ubiraci Novelino foram barbaramente assassinados e os corpos ocultados, com pesos e correntes, no fundo da baía do Guajará.
Shot008
Alessandro Novelino (PMN), 39 anos, era casado e tinha um casal de filhos duas filhas. Era sócio-proprietário da Rede Ale de postos de combustíveis. Estava no terceiro mandato de deputado estadual.
Com o seu trágico falecimento, deverá assumir-lhe a vaga na Alepa o vereador de Santarém, Nelio Aguiar (PMN), primeiro suplente da coligação PPS/PSDC/PRTB/PMN/PRP que obteve 19.151 votos.
Shot007

Um rato roeu o rabo da Águia, rainha dos erros

A torcida chegou a aquecer os tamborins. Afinal, faltavam pouco menos de dez minutos e o Águia vencia por 3 a 0. Mas, para manter a tradição, descuidou da marcação e Ratinho, saindo do seu próprio campo, driblou todo o Águia, mais goleiro, Galvão, Ferreirinha e o obeso que lhes serve, imaginem de preparador físico e fez um gol de placa no Zinho Oliveira. 3 x 1.
O juiz acabou expulsando Ratinho, não necessariamente pela jogada antológica. E levou a parada até os 50 minutos, mas não deu: o Cametá, que antes dera de 4 a 1 no Águia, jogando em casa, levou  a Taça Cidade de Belém, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Paraense 2012.
Considerando que não existe praia nesse período, em cuja beira a equipe costuma falecer, o corpo do Águia será velado nas proximidades da areia, nas escadarias da orla.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A cultura e a falta que a cultura faz

O Carnaval em pequenas cidades paraenses





Fotos clonadas do Blog da Franssinete

E o Carnaval em Marabá

23/02/2012
 Gaiola e Vai quem Quer se ressentem da ausência da PM
 
Longe do foco dos blocos aninhados pela Prefeitura de Marabá, o Vai-quem-Quer (Nova Marabá) e Gaiola das Loucas (Cidade Nova) reinam absolutos como os que arregimentam a maior quantidade de foliões em Marabá. O primeiro desfila por várias folhas da Nova Marabá na tarde de segunda-feira de Carnaval, enquanto o segundo congrega homens vestidos de mulher na tarde de terça-feira, por várias ruas do núcleo Cidade Nova.

Ronaldo Yara, um dos coordenadores do Vai-quem-Quer, esteve na Redação do CORREIO DO TOCANTINS ontem, Quarta-feira de Cinzas, a convite da Reportagem, para avaliar a atuação do bloco nas ruas da Nova Marabá. Segundo ele, a grande dificuldade encontrada este ano foi a falta de apoio por parte da Secretaria Municipal de Cultura, que sempre colaborou com aluguel de trio elétrico. “Não colocaram os blocos mais populares da cidade na programação oficial, e com isso nem a polícia quis nos acompanhar. É preciso respeito por dois grupos culturais com mais de 25 anos de tradição nesta cidade”, alfinetou.

Mesmo assim, a diretoria do Vai-quem-Quer conseguiu atrair um grupo de policiais, que acompanhou todo o trajeto pelas ruas da Nova Marabá e permaneceu até o final da festa”, explica Yara, criticando o dono de um trio elétrico tradicional da cidade que não quis acompanhar o bloco tradicional. “Mas eles estão mamando nas tetas da prefeitura, talvez por isso não precisam ganhar mais dinheiro”, sustentou.

Segundo ele, a única intercorrência foi a detenção de quatro pessoas por brigas banais, as quais permaneceram no quintal de sua casa, na Folha 28, até que familiares foram buscá-los. Em relação ao tiroteio que houve na madrugada de segunda para terça-feira, na Folha 28, às proximidades da praça da Folha 28, Ronaldo explica que a briga aconteceu horas depois que a festa de seu bloco havia terminado e que ela não tem relação com a programação do Vai-quem-Quer.

Gaiola das Loucas
Por sua vez, Pedro Souza, diretor do bloco Gaiola das Loucas, que reúne centenas de homens vestidos de mulher, também desceu o verbo contra a ausência da Polícia Militar na programação tradicional no núcleo Cidade Nova e ao “não” da Secretaria de Cultura em patrocinar um trio elétrico para acompanhar o bloco.

Segundo Pedro Souza, o Gaiola duplicou o número de brincantes de 2011 para 2012 e ele credita o fato à difusão do bloco através das redes sociais, em especial Facebook e Twitter, que fizeram o Gaiola alcançar o número surpreendente de 10 mil pessoas, em sua avaliação. “Foi uma coisa fora do comum. A gente saiu por volta de 16 horas da Praça do Novo Horizonte e retornamos às 18h30, depois de percorrer várias ruas dos bairros Cidade Nova, Laranjeiras, Liberdade, Independência e Belo Horizonte.

Pedro Souza anuncia que para 2013, o Gaiola das Loucas deverá ter uma nova estrutura para fazer valer a grandeza do bloco, colocando à disposição dos foliões banheiros químicos, entre outras novidades.

O diretor do Gaiola fez questão de voltar ao assunto segurança. Segundo ele, o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar deveria atuar com planejamento e dar atenção aos dois blocos mais populares de Marabá, independente de a programação fazer parte, ou não, da festa da Prefeitura. “Toda vez que há uma grande concentração de pessoas é preciso que as autoridades estejam presentes, o que não está acontecendo. A polícia tem de estar onde o povo está, e não onde a prefeitura quer que esteja”, alfinetou, elogiando apenas o major Marinho, que foi quem socorreu a turma do Gaiola, juntamente com DMTU, Semma e Postura. (Ulisses Pompeu)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Desfile de escolas de samba empolga público em Cametá

Carnaval de Cametá: outro igualzim aos blocos de sujo de Marabá

O desfile das escolas de samba do grupo especial do carnaval de Cametá, no nordeste do Estado, empolgou o público que foi até o corredor da folia, no centro da cidade, na noite deste domingo (19). Seis escolas se apresentaram com temas diferentes, em busca do título de campeã do carnaval cametaense de 2012.(O Mocorongo)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

E volta a pergunta: O que é que eles têm, que nós não temos?

No Parsifal Pontes:

Busca e apreensão na prefeitura de Nova Timboteua revela fraudes em licitações

Shot004
Operação conjunta do Ministério Público do Estado (MPE) e da Polícia Civil do Pará, efetivada no último dia 15, resultou em apreensões de processos licitatórios, contratos administrativos, notas de empenho e material de informática na Secretaria de Finanças e na Comissão de Licitações da sede da Prefeitura Municipal de Nova Timboteua, no nordeste do Pará.
A operação foi autorizada pela juíza da comarca em ação cautelar oferecida pela promotoria de Justiça do município, que instaurou inquérito civil para apurar uso de “laranjas” em um esquema de direcionamento de licitações que envolvia servidores da prefeitura municipal, dentre eles o prefeito Antônio Elias Correa (PR) e empresários da região, entre os anos de 2005 e 2011.
O texto foi compilado de nota da Polícia Civil, assinada por Walrimar Santos.

Carnaval em Santarém, a Pérola do Tapajós

Cacique da Prainha 2012.  Foto Ronaldo Ferreira

Passista do bloco Cacique da Prainha 2012

Bloco da Pulga. Foto Ronaldo Ferreira

O 2º carro alegórico do Bloco da Pulga

Unidos de Aparecida. Foto Ronaldo Ferreira

A bateria do bloco Unidos de Aparecida

Bloco da Pulga 2012. Foto Ronaldo Ferreira

Carro alegórico abre alas do Bloco da Pulga
-----
Igualzim o Carnaval de Marabá...