Pages

sábado, 6 de agosto de 2011

Começou a eleição 2012

O blog Marabá 2012, do companheiro Edir Castro, está com duas enquetes interessantes:


1. Os vereadores, de um modo geral, têm cumprido o papel para o qual foram eleitos?
2. Entre os atuais vereadores de Marabá, para quem você daria mais uma chance?

Vamos lá votar!
Depois a gente confere o que pensa o eleitorado.












Hidrelétrica

Do jornalista Lúcio Flávio Pinto, no O Estado do Tapajós::

Em novembro de 1962, cinco engenheiros brasileiros chegaram às cachoeiras de Itaboca, no rio Tocantins. Eles iriam iniciar os estudos para o aproveitamento energético do local, aos quais deveriam se integrar engenheiros americanos. Cumpriam missão da Civat (Comissão Interestadual do Vale do Tocantins-Araguaia), criada no mês anterior, por inspiração do então governador de Goiás, Mauro Borges. Os técnicos podiam se valer do levantamento aerofotogramétrico da região, realizado pela SPVEA, a superintendência de desenvolvimento regional que antecedeu a Sudam, criada em 1966. Era justamente onde começaria a surgir, 10 anos depois, a hidrelétrica de Tucuruí. Cabendo ao Pará ficar sabendo das coisas, sem nada decidir a respeito.

Vai ou não vai entregar o caniço?



Vocês leram a “Terra do Nunca” do Chagas Peter Pan Filho? Ele diz que depois de anunciar sua saída, o deputado federal licenciado Asdrúbal Bentes voltou atrás. Veja o que diz o blog:

------
"A semana que vem promete ser de definições na Secretaria de Pesca do governo do Estado. Na quinta-feira (4), o titular da pasta, deputado federal licenciado Asdrúbal Bentes (PMDB) chegou a anunciar sua saída, mas depois recuou. Toda celeuma aconteceu no momento em que se criavam as frentes pró Carajás e Tapajós, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
Vendo que o momento não seria o mais adequado para tocar no assunto, Asdrúbal confidenciou a pessoas mais próximas que vai decidir seu futuro no governo de Simão Jatene na semana que vem. O principal motivo do descontentamento de Asdrúbal na Sepaq seria a falta de recursos na pasta.
Repito aqui a perguntinha que fez Ribamar Ribeiro Júnior, no seu excelente blog Contraponto & Reflexão: Será que Asdrúbal já não sabia disso quando assumiu a secretaria?
Além do mais, pelo que eu me lembro, ele foi eleito para representar o povo desta região na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e não para jogar de "ponta de lança" ou em qualquer outra posição no jogo pelo Estado de Carajás."

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O Some sumiu

O blog do Barata, de Belém, dá conta esta semana que o SOME - Sistema Modular de Ensino - da Secretaria de Estado de Educação, vai muito mal das pernas. Segundo fonte do blog, “o pior é que a situação tende a piorar, que o projeto continua a servir de cabide de emprego. A metade dos cerca de 1000 professores são temporários e se submetem a todas as mazelas que prosperam no projeto da Seduc. O Some, hoje, está abandonado, com professores passando necessidade e se sujeitando a barbaridades como ficar alojados em casas sem banheiros e infestadas de rato.”
Comentando a nota, um anônimo pondera que, na verdade, “o SOME foi extinto na época da Rosa Cunha, ou melhor, Rosinha Malvadeza. Veja o decreto que modificou a estrutura da Seduc editado na época dela. Ele passou a ser chamado de Grupo de Ensino Modular do Estado, ou seja, GEME. Bem apropriado, pois apesar dos professores não sumirem de fato, eles passaram a gemer bem alto!”

Sai de baixo! Vêm aí mais oito vereadores

A Câmara aprovou, na última terça-feira (02), parecer da Comissão de Redação e Legislação sobre o projeto de lei que altera a redação do artigo 89 da Lei Orgânica do Município e fixa em 21 o número de vereadores para a próxima legislatura. Atualmente, a Casa possui apenas 13 cadeiras.
A proposta é do vereador Leodato Marques (PP), e recebeu apoio da maioria dos edis. Única voz contrária, o vereador Edivaldo Santos (PPS) disse que o Legislativo marabaense “não está precisando de quantidade e sim de qualidade” e que a Câmara “tem que mostrar para que veio e ser um poder independente e fiscalizador e não servir de apoio a gestor nenhum, cada poder tem que fazer o seu papel.”
O projeto ainda passará por mais duas votações no plenário, uma em primeiro turno e a outra após 10 dias de interstício.

(In)segurança pública

Deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA) requereu à comissão especial criada para analisar propostas de emendas à Constituição (PECs) relacionadas à segurança pública, que se reuniu pela primeira vez na quarta-feira  (3), no Plenário 13. A proposta de Gonçalves prevê um seminário em Marabá para discutir sobre a segurança pública na região sudeste do Pará.
A comissão foi criada no dia 29 de junho e é presidida pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Centro de Triagem

Para assegurar maior participação das empresas sediadas no interior nas licitações públicas, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) abrirá no dia 16 de agosto, em Marabá, Edital de Licitação na modalidade Concorrência Pública, para a construção de um Centro de Triagem, no município. A abertura da licitação acontecerá às 9 horas, na Câmara Municipal de Marabá, e o valor máximo da proposta é de R$ 3.402.732,02.
Esta é a segunda vez que uma licitação é aberta fora de Belém e, segundo o titular da Seop, Joaquim Passarinho, essa descentralização segue determinação do governador Simão Jatene. “É uma política de desenvolvimento que visa potencializar a economia e modificar o fluxo de valorização do mercado”.
Para o secretário adjunto, Pedro Abílio do Carmo, essa iniciativa é uma ferramenta indutora de crescimento. “Com a descentralização são beneficiados tanto o proprietário da média e pequena empresa quanto os empregados delas, e isso vai refletir no fomento ao desenvolvimento do mercado do município, no caso, Marabá”, destacou.
------
Agora anotem para checar depois.
O Centro de Triagem de Marabá (que logo logo o desprefeito Maurino vai dizer que é obra sua) será construído na Transamazônica e destina-se, enquanto estabelecimento penal, à triagem de presos que ingressam no Sistema Penitenciário do Estado. serão feitas avaliações técnicas e entrevistas nas áreas social, psicológica, de saúde e jurídica, com sistema de identificação digital.

OAB-PA perde presidente do Tribunal de Ética

No rastro dos acontecimentos que abalam a Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Pará, originários da denúncia de irregularidade na venda da sede da Ordem em Altamira, o Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Aluisio Augusto Martins Meira, renunciou ao cargo.
Em ofício endereçado ao presidente Jarbas Vasconcelos, protocolado à tarde dessa quinta-feira (04/08), Aluísio Meira se diz “insatisfeito, inconformado e ofendido com as leviandades” divulgadas a seu respeito pela mídia sem que pudesse defender-se em razão do sigilo imposto à sua atividade na presidência do Tribunal de Ética.
Agora, cumprindo o que estabelece o art. 23 do Regimento Interno do TED, o vice-presidente  José Roberto Pinheiro Maia Bezerra deverá comunicar o fato ao Conselho Seccional, para que se proceda à eleição do novo presidente no prazo máximo de vinte dias.
-------------------------
Segundo o blog Espaço Aberto, “no âmbito da OAB não vai mais ter investigação alguma sobre ocorrência das mais espantosas, mais surpreendentes e seguramente inédita na longa história da Ordem no Estado do Pará: o cometimento confesso de um crime, o de falsificação da assinatura do vice-presidente da entidade por uma funcionária, também ela advogada.”
Leia, na íntegra, o que diz Espaço Aberto:
Ontem à noite, depois de consumada a renúncia - divulgada com exclusividade pelo Espaço Aberto - do advogado Aluísio Meira, presidente da comissão de sindicância que estava apurando o crime, e dos outros dois membros da mesma comissão, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, Jarbas Vasconcelos, decidiu demitir a advogada Cynthia Portilho Rocha, que confessou ter falsificado a assinatura do vice-presidente, Evaldo Pinto, e mandar os autos da apuração inconclusa para a Polícia Federal, que instaurou inquérito para apurar o caso.

O presidente da Ordem também mandou encaminhar o inteiro teor dos autos à corregedora do Conselho Federal, Márcia Melaré, presidente de comissão de sindicância que apura todos os fatos e circunstâncias envolvendo a venda de um terreno da Subseção de Altamira para o advogado Robério D'Oliveira.
Veja a seguir a íntegra do despacho da presidência da Ordem, disponível no site da entidade:
----------------------------------------
"DESPACHO:
Recebo a renúncia do Presidente da Comissão criada pela Portaria nº 30, de 11 de julho de 2011, Doutor Aluisio Augusto Martins Meira, baluarte da ética na advocacia, atingido covardemente na sua honra por aqueles que dedicam seus dias a atacar nossa OAB, com o preciso e inequívoco objetivo de esconder os verdadeiros algozes de quem se conduz com decência na sua vida pública e particular.
Com a renúncia do Presidente Aluisio Meira, recebo também, como seria de esperar, a renúncia solidária dos colegas Sebastião Barros do Rego Baptista e Edilson Araújo dos Santos, advogados de carreira imaculada que, reunidos, ao primeiro, mais uma vez, convocados que foram pela OAB, não hesitaram em sacrificar seus interesses profissionais para se dedicar ao trabalho sério e independente da Comissão criada.
Tendo em conta este fato e a imensa e indeclinável responsabilidade que me cabe de defender a Instituição, decido, com base no Art. 56 do nosso Regimento Interno:
Diante dos trabalhos inconclusos da Comissão, mas tendo por certo a quebra do elemento fidúcia e essencial a continuidade do Contrato de Trabalho, dispensar, sem justa causa, sob a forma de aviso prévio indenizado, a advogada Dra. Cynthia de Nazaré Portilho Rocha;
Remeter o inteiro teor dos autos, capa a capa, com todos os elementos de prova que nele se encontram à Exma. Dra. Lorena de Sousa Costa, Delegada de Polícia Federal que preside o Inquérito Policial nº 0783/2011-4 – SR/DPF/PA que apura os mesmos fatos que eram apurados pela referida Comissão;
De igual modo, encaminhe-se o inteiro teor dos autos, capa a capa, com todos os elementos de prova que nele se encontram à Exma. Corregedora do Conselho Federal da OAB Nacional Dra. Márcia Regina Machado Melare, que preside a Comissão sob o número 49.0000.2011.000642-0;
Aguardar a conclusão do Inquérito Policial nº 0783/2011-4 – SR/DPF/PA e dos trabalhos da Comissão do Conselho Federal, para adotar as medidas ético-disciplinares que forem cabíveis.
Belém, 04 de agosto de 2011
Jarbas Vasconcelos, Presidente da OAB-PA"


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Asdrúbal pediu pra sair

Titular da Secretaria de Pesca e Aqüicultura do Pará (Sepaq), o deputado federal licenciado Asdrúbal Mendes Bentes teria entregue o cargo na manhã de hoje ao governador Simão Jatene, conforme nota do blog ZM, desta cidade.
Asdrúbal justificou sua saída por defender a criação de Carajás e Tapajós e também por lhe faltarem recursos na Sepaq. Ele assumiu a secretaria em fevereiro deste ano, logo após tomar posse na Câmara dos Deputados.

Gasto com reforma agrária é o mais baixo em dez anos

O investimento do governo na ampliação da reforma agrária é, neste primeiro ano da gestão de Dilma Rousseff, o menor desde 2001.
Até agora, foram usados R$ 60,3 milhões para desapropriar novas áreas e transformá-las em assentamentos de trabalhadores rurais sem-terra - uma queda de 80% em relação à cifra desembolsada no mesmo período do ano passado.
No auge do investimento em reforma agrária, em 2005, o governo Lula gastou R$ 815,2 milhões até julho. Tanto em termos absolutos quanto em percentuais, esse é o valor mais baixo da era petista até julho. Pelos mesmos critérios, o montante também é menor do que o registrado nos dois últimos anos do governo Fernando Henrique Cardoso.
Para fazer o levantamento, a Folha usou o sistema do Senado que acompanha a execução orçamentária federal, cujas informações mais antigas são de 2001.
Um símbolo do esvaziamento da reforma agrária, bandeira histórica do PT, é o plano para tentar erradicar a pobreza extrema até 2014, principal aposta de Dilma. Cerca de 25% da população rural é extremamente pobre (pessoas com renda mensal de até R$ 70).
O Brasil sem Miséria quer impulsionar a regularização de áreas ocupadas, melhorar a produtividade e facilitar a venda de mercadorias da agricultura familiar. Mas não contempla a expansão do acesso à terra. A reforma agrária também quase inexiste na fala da presidente. Em uma das únicas vezes em que tocou no tema, Dilma se limitou a dizer que "acredita" na reforma, mas não disse o que fará por ela.
Imobilismo
Ao longo da última década, o país se tornou mais urbano, o emprego na agropecuária aumentou, o desembolso com o Bolsa Família quase triplicou e mais pessoas passaram a ganhar a aposentaria rural. Simultaneamente, a mobilização dos movimentos sociais rurais despencou: o número de famílias acampadas pressionando para ser assentadas caiu de 59 mil, em 2003, para 3.579 em 2010.
"O programa de assentamento parou", disse Guilherme Costa Delgado, pesquisador aposentado do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e membro da Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária). Para o pesquisador, os últimos três governos fizeram a "opção estratégica" pelo modelo brasileiro de agronegócio, que envolve grandes propriedades e monocultura.
"O agronegócio seria um jeito de inserir a economia brasileira na economia mundial, por meio da provisão de commodities, como a salvação das contas externas." Ele afirma ainda que houve cooptação de lideranças do movimento dos sem-terra. Segundo a ONG Contas Abertas, os repasses para entidades ligadas à reforma agrária explodiram desde o início do governo Lula. Foram de R$ 73,3 milhões em 2003 para R$ 282,6 milhões em 2010.
(João Carlos Magalhães, Folha de S.Paulo, 01-08-2011)

Boa leitura

Assinado por Flávio Sousa, desde junho recente está na web o blog Coruja Cultural,  espaço dedicado a apreciar as diversas produções artísticas e a incentivar a manifestação de quem se propõe a visitá-lo, promovendo o exercício da opinião livre e a articulação das idéias acerca dos mais variados temas.
Sugiro a meus cultos leitores uma visita a http://corujacultural.com

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Agora não tem ruas...

Avenida Amazonas interditada com aterro, bagunçada por lama e moradores irritados são apenas conseqüências menores de mais um calote dado por Maurino aos residentes no bairro do Vale do Itacaiúnas. Presidente da Associação, Aurélio do Carmo, se diz morto de vergonha:
- A empresa pegou suas máquinas e sumiu. Por falta de pagamento. Nem sequer desentupiram as manilhas mal-colocadas e inservíveis para a drenagem das ruas.  O Maurino nãonem . Disse que ia inaugurar o asfalto dia 22 de julho. mentira!

... nem iluminação
Invasão da Coca-Cola estava intransitável e irrespirável por causa da poeira. Como choveu hoje, ficou intransitável por causa da lama.
São cerca de 3 mil famílias vivendo o inferno diário da desassistência do desprefeito Maurino. Falta luz no bairro, embora todos os consumidores paguem a taxa cobrada pela prefeitura.
Também nãomais iluminação pública da Praça da Criança até os limites da Folha 5, passando pelo campus dois.
Nãosegurança para os transeuntes.
Triste cidade!... 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tudo igual

Águia 1 x Araguaína 1. Peri aos 33 minutos do 2º tempo

Em cima do lance

22:09 - Enquanto o Trem amapaense vai atropelando o São Raimundo santareno por 2 x 0, no Tocantins o lanterna Araguaína depena o Águia por 1 x 0.

Fecam: Os nossos são os melhores


Clauber Martins, uma Ventania de beleza na orla do Tocantins
O cantador Clauber Martins, talento ancorado nesta terra de tantos talentos, foi o grande vencedor do XVI Festival da Canção de Marabá, concluído à noite do último domingo, 31 de julho. “Ventania” deu a Clauber quatro premiações: melhor canção, melhor canção marabaense, melhor letra e aclamação popular. Levou, ainda, mais de R$ 19 mil em premiações.
A canção “Barqueiro” ficou com a segunda colocação e deu à marabaense Nilva Burjack o título de melhor intérprete, e prêmio no valor de R$ 9 mil.
Nilva Burjack, a voz mais bela de Carajás

É muita frescura


A cantora teen americana Miley Cyrus exibiu a nova tatuagem em seu perfil no Twitter. As informações são semanário inglês NME.
Na foto, Miley mostra dois traços paralelos no anelar, símbolo da união gay. Na descrição da foto, a artista colocou a frase "all love is equal" (todo amor é igual).
Mais tarde, a cantora postou "Onde diz na Bíblia para julgarmos os outros? Pois é. Não diz. DEUS é o único que pode julgar. DEUS é amor”, disse Miley.
Essa é a sétima tatuagem da cantora.

Rodovias do Pará: caos e abandono


A crise no Ministério dos Transportes levou o a equipe do JN no Ar a investigar a situação das estradas brasileiras. A viagem começa no Norte do país, mais precisamente no sudeste do Pará. O estado tem as piores ligações rodoviárias do Brasil, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Transportes.
A equipe de reportagem percorreu três rodovias e encontrou uma situação de abandono: pistas sem sinalização, buracos grandes demais, que representam risco para os motoristas.
O TCU identificou superfaturamento em trechos de rodovias do Pará que passam dos R$ 33 milhões. Mais da metade das rodovias paraenses são consideradas ruins ou péssimas pela Confederação Nacional dos Transportes.
A equipe saiu de Brasília com destino a Marabá. Foram 1.185 quilômetros em uma hora e quarenta minutos, no avião do JN no Ar.
Às 5h duas equipes saíram de Marabá. Uma seguiu pela BR-230 e a outra pela BR-155. na saída da cidade, ainda escuro, movimento na estrada. Os buracos fazem o carro da segunda equipe saculejar. As poucas placas de sinalização estão encobertas pelo capim alto. Acostamento não existe. E uma carroceria de caminhão aparece abandonada no meio da pista.
O dia amanhece, jogando luz pelo estado precário da estrada. Um trecho da rodovia se tornou pista de mão única por causa de uma cratera no meio da rodovia. Motoristas ignoram o risco e passam em alta velocidade.
“A estrada que a gente tem é essa daqui. Não tem acostamento, não tem nada”, diz um motorista.
A rodovia ocupa a quarta posição no ranking das piores ligações rodoviárias do país, segundo a Confederação Nacional dos Transportes. Os caminhões são obrigados a trafegar em ziguezague.
Seu Valdir viajava com a família. Foi desviar de um buraco, e caiu em outro. Por sorte, um borracheiro parou para ajudar. “Prejuízo porque perdi um pneu, estou viajando com pouco dinheiro e agora tenho de comprar outro pneu”, conta.
Outro motorista se arrisca andando com o pneu furado até encontrar um socorro. É que parar pode ser perigoso.
Um posto de fiscalização era da Polícia Militar do Estado do Pará, mas depois que a estrada entrou para a malha rodoviária federal, ele foi desativado e, até hoje, está abandonado. O processo de federalização da rodovia não terminou. Por isso, a estrada está sem lei.
Policial rodoviário não existe. Se você pedir um socorro, não adianta, não em canto nenhum”, afirmou o caminhoneiro Cornélio José Leite.
“A gente tenta fazer o alcance da polícia chegar em toda a rodovia, mas sem material humano não tem condições. Com a não conclusão do processo de federalização, a gente não pode atuar”, declarou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Carlos Alberto Rodrigues.
quem frequenta esse posto é o seu Mateus, o vigia. “Minha profissão é açougueiro”, ele revela.
A BR-222 é a pior ligação rodoviária brasileira, de acordo com a CNT. Mas o asfalto está conservado. Motoristas como Seu Francisco, que teve o caminhão quebrado, reclamam do acostamento nada seguro. “Aqui é perigoso porque o acostamento é estreito”.
No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal registrou 114 acidentes com 9 mortes no trecho entre Marabá e Dom Eliseu. Nãobalanças para os caminhões e as obras de manutenção foram suspensas com a crise no Ministério dos Transportes.
Na BR-230, a Transamazônica, a equipe escolhe o caminho com muito cuidado. A ilegalidade impera e muitos motoristas acabam pegando a contramão e o acostamento. Há obras em alguns trechos e uma placa traz um aviso desalentador: apesar de tudo, a estrada ainda vai piorar.
O asfalto da BR-155 acabou. É possível perceber que a via não recebe uma obra de manutençãomuito tempo. O transito de veículos pesados agrava ainda mais as condições da pista.
Entraves burocráticos, má conservação, insegurança. As rodovias paraenses são hoje o reflexo mais profundo do abandono.
Segundo a Confederação Nacional dos Transportes, mais de 70% das rodovias do Pará estão em condição ruim ou péssima. (Fonte: Jornal Floripa)