Pages

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Racha

Por conta de um impasse no julgamento sobre a Lei da Ficha Limpa, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) suspenderam a sessão na madrugada desta sexta-feira (24/9) sem tomar decisão sobre o caso. Segundo a Folha de S.Paulo, depois de dois dias e mais de 15 horas de sessão, terminou em cinco a cinco a análise de um recurso de Joaquim Roriz (PSC) contra decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que vetou sua candidatura ao governo do Distrito Federal. "Vamos esperar para ver o que vamos decidir", disse o presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso. Não há prazo para que o tribunal volte a analisar o recurso, o que poderá acontecer após a nomeação de um novo ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou se os atuais membros da corte encontrarem alguma solução para o impasse.
Julgamento suspenso
Com o voto do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, o julgamento da Lei Ficha terminou empatado, com cinco votos contra e cinco votos a favor da aplicabilidade da norma para as eleições deste ano. Diante do impasse para decidir qual seria o critério de desempate, os ministros decidiram adiar a sessão, sem previsão de retorno.
Dessa forma, a Corte deixou em aberto o recurso extraordinário de Joaquim Roriz (PSC), que teve a candidatura para governador do Distrito Federal impugnada pela Justiça Eleitoral. O parlamentar “ficha suja”, portanto, continua concorrendo ao cargo até que seja proclamada decisão final sobre o tema.
De acordo com Peluso, “o mais prudente, ainda que tenha seus inconvenientes, a melhor solução é aguardarmos a nomeação do novo ministro, porque não haverá prejuízo a nenhum candidato. O risco é que eles não possam ser diplomados”.
Concordando com a proposta, os demais ministros decidiram adiar a sessão e por fim aos trabalhos após 11 horas de discussão. Agora, a Corte deve esperar a nomeação do presidente Lula para o novo ministro, que ocupará a vaga deixada por Eros Grau, em agosto deste ano.
No entanto, se a indicação não ocorrer antes da diplomação dos candidatos, em janeiro do ano que vem, o colegiado, ainda que incompleto, deverá se reunir novamente para decidir a questão em definitivo.



Leitora vai esperar sentada a decisão do STF sobre a bandidagem política

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Ibope e a paranóia eleitoral

Do blog do Parsifal Pontes, sob o títuloMargem de Erro”. A postagem rendeu, de cara, 27 comentários desancando o Ministério Público, o texto do procurador, os candidatos mais bem posicionados na corrida para o governo do Pará.
Este Estado é politicamente demente!...  

O procurador do Pará, Márcio Vasconcelos, tece o seguinte comentário a respeito da mais recente pesquisa do Ibope:

“No Pará pesquisa sempre errou e o povo na hora de votar não liga para o que pesquisa diz:

1990: o Ibope dizia que o futuro governador seria Xerfan. Ganhou Jader;

1994: o Ibope dizia que Jarbas Passarinho seria o governador e Almir, que era o terceiro na pesquisa, ganhou.

1996: o Ibope dizia que Ramiro Bentes seria o prefeito de Belém. Ganhou o Edmilson que era o quarto na pesquisa.

1998: o Ibope dizia que o Hélio Gueiros podia comprar o terno da posse para o Senado. Ganhou Luis Otávio que um tracinho nas pesquisas.

2002: o Ibope dizia que Ademir Andrade iria para o segundo turno. Não foi e quase a Maria do Carmo, que estava em quarto, se tornava inquilina do Palácio dos Despachos.

2006: o Ibope dizia que Almir Gabriel seria governador de forma consagrada eleito no primeiro turno e quem venceu foi Ana Júlia.

2008: pelo Ibope, Valéria seria a nova prefeita de Belém. Perdeu feio,  e terminou em quarto lugar.”
------
Enquanto isso, em Marabá o que temos são práticas antropofágicas e canibalescas entre os próprios candidatos locais e a torcida de cada um deles. Por fora, há mais aventureiros e paraquedistas do que no extinto garimpo de Serra Pelada. 
Grande cidade, a nossa!
---------

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Time de respeito é prestigiado


O presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, é quem virá chefiando, como presidente de honra, a delegação do ABC de Natal na viagem à Marabá), onde o ABC enfrentará o Águia/PA, valendo o acesso à Série B. Vanildo foi convidado pela diretoria alvinegra e aceitou prontamente a missão.
"Será um jogo decisivo para o ABC. O Águia será um adversário dificílimo de ser batido e a presença do presidente José Vanildo chefiando nossa delegação será importantíssima para o Mais Querido alcançar seu objetivo, que é subir para a Série B", comentou o presidente alvinegro, Rubens Guilherme Dantas.
Por outro lado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite desta terça-feira (21) a tabela da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. As datas anteriormente divulgadas para os confrontos entre ABC e Águia de Marabá/PA foram alteradas.
O alvinegro, que enfrentaria o time marabaense pela vaga na Série B, no dia 2 de outubro e no dia 10 de outubro, agora jogará no dia 16 de outubro, às 16h, no estádio Zinho Oliveira, e fará o jogo da volta no dia 24 de outubro, às 10h, no estádio Frasqueirão.
A mudança em relação à tabela original ocorreu devido a possibilidade de televisionamento das partidas.

Espantalhos

Estão assim os canteiros centrais de Marabá 






Canteiros centrais das ruas de Marabá (que são áreas públicas e não deveriam servir para isso) estão cheias de propaganda eleitoral. Algumas das caras remoçadas a photoshop nos despertam a vaga lembrança de já tê-las visto há quatro anos passados e ressurgem agora como fantasmas perdidos no tempo. Outras, de tão estranhas, parecem com extraterrestres capazes de assustar crianças e adultos.

O garimpo é bom. Tem, na opinião deles, pelo menos 132 mil otários que se vendem por qualquer moeda. Um desses garimpeiros-meteoros, vulgo Macarrão, de péssima lembrança em Tailândia (ou sei lá que beira de estrada!), já alugou tantos mercenários travestidos de cabos-eleitorais que sua campanha parece até para governador do Estado, de tão espalhafatosa e cara.