![]() |
Maurino doa extensão de escola e acaba com área de lazer dos alunos |
No dia 6 de setembro recente, o Tribunal Regional Eleitoral ganhou um terreno de 2.250 m² de área para construir o futuro Fórum Eleitoral do Sul do Pará. O espaço privilegiado na VP-7 foi doado pela Prefeitura de Marabá e a cerimônia de lançamento da pedra fundamental contou com a presença do presidente do TRE, desembargador João Maroja, e do prefeito Maurino Magalhães, entre outras autoridades.
Para atender a um pedido do TRE, o prefeito fez vento com chapéu alheio. Ele precisou mutilar o terreno da escola João Anastácio de Queiroz. A área doada pela Prefeitura é a mesma onde centenas de alunos têm aulas de Educação Física.
Como a Prefeitura não construiu uma quadra poliesportiva, a professora de Educação Física, Lumaylka Oliveira, juntamente com alguns alunos, capinaram uma área dentro dos muros da escola e construíram ali um campinho de futebol, onde meninos e meninas recebem as primeiras lições sobre esporte, basicamente o futebol, e uma improvisação de handebol.
A professora Lumaylka diz que menos de um mês depois que o campo estava pronto, chegaram homens mandados pela Justiça Eleitoral e instalaram no terreno uma imensa tenda para a cerimônia de doação do terreno, que deveria ser usado para construir um ginásio. “A gente queria pelo menos uma quadra simples, mas estão nos tirando a única área que temos para educação física”, lamenta.
Lumaylka desabafa que já é muito ruim trabalhar com alunos no sol escaldante, sem uma quadra coberta. Agora, com a entrega do terreno para a Justiça Eleitoral, ela não sabe em que lugar vai realizar as aulas de educação física, considerada obrigatório pelo MEC (Ministério da Educação) para o Ensino Fundamental.
Ao ser indagado durante a cerimônia de doação da área à Justiça Eleitoral, sobre como vai ficar a educação física das crianças, o prefeito Maurino Magalhães justificou que em breve (ninguém sabe quando será) a Prefeitura vai construir uma escola de tempo integral, atrás do Ginásio Olímpico da Folha 16, com uma quadra poliesportiva, e os estudantes das duas escolas vão compartilhar do mesmo espaço.
Por outro lado, questionado se a doação do terreno à Justiça Eleitoral não coloca em dúvidas a lisura no julgamento de um processo que investiga a possível existência de “Caixa 2” contra a coligação que elegeu Maurino Magalhães prefeito de Marabá, em 2008, o presidente do TRE rebateu essa possibilidade, observando que o processo é contra Maurino Magalhães, pessoa física, enquanto a doação foi feita pela Prefeitura de Marabá.