Reproduzo artigo de Emir Sader, publicado em seu blog no sítio da Carta Maior :
Vale tudo para sacralizar o latifúndio |
O primeiro é o poder do dinheiro , monopolizado nas mãos de algumas instituições financeiras , nacionais e estrangeiras, que se apropriam dele para multiplicar seus lucros especulativos . As altas taxas de juros , o Banco Central independente de fato , contribuem para a manutenção e incremento desse monopólio , ao invés de colocar os recursos financeiros a serviço do desenvolvimento econômico e social de todo o país .
O segundo grande monopólio é o da terra , nas mãos de elites minoritárias que a exploram, por exemplo , sob forma de agronegócios de exportação de soja , com transgênicos , concentrando ainda mais a terra em poucas mãos , deteriorando as condições de cultivo , enquanto outros simplesmente mantém latifúndios improdutivos e uma grande massa de trabalhadores continua sem terra e não temos autosuficiência alimentar . É preciso democratizar o acesso à terra , gerar empregos e alimentos para o mercado interno , o que é feito pela pequena e média empresa .
O terceiro é o monopólio da palavra , exercido pelas famílias proprietárias da velha imprensa , que dirigem empresas sem nenhuma democracia , financiada pelas agências de publicidade e as grandes empresas que colocam anuncio nesses órgãos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário