Pages

sábado, 27 de agosto de 2011

Mil desculpas, Joseph Goebbels!

Fomos injustos com Goebbels...

Em apertadíssima síntese, o Sr. Maurino Magalhães de Lima, prefeito municipal de Marabá, propôs Ação Ordinária de Danos Morais com pedido liminar de antecipação de tutela em face dos companheiros Chagas Filho, Ribamar Ribeiro Jr., Pedro Gomes, Laércio Ribeiro e este perigoso responsável por Quaradouro, a pretexto de que, em 20 de fevereiro de 2011, o Pedro Gomes veiculou em seu blog (O resto do Iceberg) uma montagem na qual Maurino Magalhães aparece “com a mesma vestimenta utilizada pelo exército nazista, identificada pelo símbolo da suástica”, estruturada sobre a figura de Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista do III Reich.
Não é bem assim.
No texto “A reencarnação Goebbels”, ilustrada pelas figuras, Pedro Gomes diz textualmente:
“A famosa frase: “Uma mentira dita mil vezes, torna-se uma verdade", é atribuída ao ministro de propaganda nazista, Joseph Goebbels. Dentre outras frases, também destaca-se a seguinte: "Não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito".
Quem diria que mesmo após a 2ª guerra mundial alguns desses mecanismos de manipulação de massa, criados à época, continuam em pleno uso nos nossos dias. Explico...
O felizardo que ouve o programa "Bom dia, Prefeito", que vai ao ar diariamente em uma rádio de Marabá, fica até sem saber em qual cidade mora. Tantas são as melhorias divulgadas pela prefeitura queaté pra acreditar.
Sinceramente, espero que as semelhanças parem por ”.
A razão do melindre, contudo, parece ter sido a repetição da mesmíssima postagem nos blogs dos demais requeridos, em especial no Quaradouro, de responsabilidade deste requerido, “tendo neste blog uma repercussão maior em razão da quantidade de acessos.”
E vai daí, o procurador do requerente tece uma extraordinária gama de filigranas supostamente jurídicas para insinuar que todos os requeridos inquinaram Maurino Magalhães de “nazista, regime (sic) marcado por atrocidades, guerras e o massacre de milhões de pessoas”, “imputando uma comparação grave ao requerente de partidário do nazismo, de manipulador, de mentiroso, ofendendo a honra, dignidade, moral e imagem do requerente”. Pede, por fim, 100 (cem) salários mínimos de cada requerido, a pretexto de danos morais.
Isso exposto, vamos agora por partes, como diriam Chico Picadinho e o casal que matou e esquartejou o rapaz no motel em Belém.
1. Sobre Joseph Goebells:
O Nazismo ou o Nacional Socialismo designa a política que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional marxista).
Após a derrota de Hitler, o nazismo foi proibido na Alemanha, embora pequenos grupúsculos de simpatizantes, chamados neo-nazistas, continuem a existir naquele e em outros países.
Paul Joseph Goebbels (Mönchengladbach, 29 de outubro de 1897 — Berlim, 1 de maio de 1945), orador mordaz e um dos principais nomes do Partido Nazista, tornou-se ministro da Propaganda Nazi em 13 de março de 1933.
Não era analfabeto
Estudou literatura e filosofia. Foi uma figura-chave do regime, conhecido por seus dotes retóricos. Era um dos líderes políticos nazistas mais destacados que tinham concluído estudos superiores. Teve uma posição correspondentemente importante entre os nazistas.
Num regime que se assumia como absoluto, total, todos espaços que dali por diante circundavam os cidadãos, nas ruas, nos edifícios, no estádios, os prédios público e privados, nas fábricas e nas escolas, tudo o que fosse impresso ou que circulava no ar, passou a ser  preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista e do seu guia Adolf Hitler.
Nesta cidade pintada com as cores do PR, isso lembra ao leitor alguma coisa?...
Mas, continuemos com a História.
Através de um controle extremamente centralizado de diversas áreas de influência no universo da cultura, a propaganda nazi utilizou os recursos da imprensa e das novas mídias, como o rádio e a televisão. O objetivo era encaixar o Führer como a ressurreição do cavaleiro audaz que abate as forças do mal - o comunismo, o liberalismo, o expressionismo, o judaísmo, expressões diversas de um nocivo antigermanismo -, preservando para o futuro a integridade moral, ideológica e racial dos arianos. Hitler aparece, pois, como a simbiose dessas duas legendas, a do messias e a do herói. Ao deificá-lo ele surgia nas telas do documentário como um divisor de águas da Alemanha moderna. Aquele que com sua determinação inquebrantável afastara as sombras das humilhações passadas (as punições do Tratado de Versalhes) para apresentar ao seu povo um futuro luminoso, radiante, pleno de realizações e imortais façanhas (a aventura do Estado nacional-socialista). Hitler era o Partido Nazista, ele era a Alemanha, sua tarefa era conduzi-la para dirigir o mundo, Hitler era invencível. Somente ele era um indivíduo, sendo que os demais alemães se dissolviam num imenso mecanismo unido para servir ao seu Führer.
Quem dizia, por aqui, que Marabá estava nas mãos de Deus?...
São de Goebbels frases como:
·        Enfiar na cabeça dura das massas a devoção a Hitler, como o deus da nova Alemanha, tornou-se o meu objetivo único.
·        A propaganda jamais apela à razão, mas sempre à emoção e ao instinto.
·        De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.
Quem, matinalmente, está mentindo para você, leitor, através de um programa de rádio pago com verba pública?
2. Sobre Maurino Magalhães:
Maurino Magalhães de Lima é capixaba de Itaiabana (ES), onde supostamente nasceu em 06.03.1958. Mas, no prefácio do livro Vencer ou vencer – Maurino Magalhães Sua vida & Sua História (Ed. Semin, Belém - PA, 2007), à pag. 09 fala-se que:
“lendo passagens de sua vida compiladas por Jonas Borges, é fácil descobrir por que um migrante nordestino, semi-analfabeto, chegou ao apogeu de sua trajetória, assumindo o cargo de prefeito do município de Marabá.
Como todo migrante corajoso e com o objetivo único de ascender à pirâmide social, Maurino se lançou ao mundo em busca de espaço onde pudesse realizar seus sonhos e esperanças, buscando vantagens que no mundo de origem não tinha, com apego apenas às próprias utopias e sonhos.”
Ora, a não ser que tenha ocorrido uma inacreditável e formidável mudança na estrutura geográfica do continente sul-americano, o Espírito Santo pertence à Região Sudeste do Brasil, nada tendo a ver com migrantes nordestinos!
Temos, assim, que o culto à própria personalidade não impede Maurino Magalhães de engendrar farsas, mentiras e até mesmo uma nova geografia...
E como seu objetivo único é ascender à pirâmide social, buscando vantagens que no mundo de origem não tinha, com apego apenas às próprias utopias e sonhos, eis que o autor da presente ação admite-se como alpinista social a valer-se de qualquer escada ou ferramenta, independentemente de qualquer restriçãomoral, inclusive.
E se o contexto social não é propriamente um rochedo, mas, comparativamente, um mosaico irregular, com espaços vazios, torna-se fácil para aventureiros de todo calibre infiltrarem-se nos bolsões de vácuo da sociedade e nele movimentar-se ao largo de qualquer princípio ético.
Por isso, não existiu a mais remota intenção de chamá-lo de “nazista”, assim como jamais se pretendeu denegri-lo.
Na verdade, quem deveria queixar-se da comparação, se pudesse, seria Joseph Goebbels.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A culpa é dos filhos da mãe


"O Chile é um país sem família", disse o secretário de governo da província de Bio Bio, Víctor Lobos, durante congresso na Universidade San Sebastián. Para ele, os filhos fora do casamento são o motivo do anarquismo e das "manifestações com ódio" que vêm acontecendo no país no último mês a favor de melhorias na educação.
"Uma criança que não recebeu nada, que não recebeu afeto, que não recebeu carinho de um pai, uma mãe, nem a proteção deles, se manifesta nas ruas com ódio, com ressentimento, pois ele não tem nenhum valor que o permita viver em um mundo com certa estabilidade", afirmou.
Segundo dados apresentados durante o congresso "Desenvolvimento Humano para Concepción: desafios pendentes", atualmente 65% dos filhos são crianças nascidas fora de casamentos. "Nunca imaginei que a cifra ia chegar a 65%, ou seja, hoje em dia o Chile é um país sem família, sem o núcleo familiar básico, tradicional", afirmou Lobos.
Segundo ele, há anos atrás, quando o número de filhos fora de casamentos chegava apenas a 40%, o dado o impressionava. "Eu previ que isso iria causar problemas sociais no Chile. O que preocupa também é chegar ao extremo, que é o anarquismo", concluiu.

Agricultor assassinado recebia ameaças


O agricultor Valdemar Oliveira Barbosa, morto a tiros em Marabá (Pará) ontem (25) de manhã, estava recebendo ameaças de morte desde o início do ano.  Em maio, ele chegou a registrar ocorrência na Polícia Civil do estado pedindo investigação.  A informação é do advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) José Batista, que acompanha as investigações.
Por enquanto, não vamos pedir intervenção da Polícia Federal [PF].  Como a Polícia Civil instaurou o inquérito e iniciou as investigações, vamos aguardar.  Mas, caso não haja avanços, certamente vamos pedir à PF que entre no caso”, disse Batista à Agência Brasil.
Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como Piauí, foi morto a tiros na Avenida Belém-Brasília, no bairro São Félix, periferia de Marabá.  Ele foi abordado enquanto andava de bicicleta por dois homens que estavam em uma moto.  Os assassinos atiraram no rosto e no pescoço do agricultor.
Barbosa era ligado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá.  Durante anos, ele liderou um grupo de famílias que ocupava uma fazenda na região.  Como o imóvel não foi desapropriado para reforma agrária, o grupo deixou a propriedade.
O trabalhador rural, segundo a CPT, voltou a residir na área urbana de Marabá e ajudou a organizar uma ocupação no bairro de Nova Marabá, onde morava.  Apesar de viver na cidade, o líder comunitário estava atualmente na coordenação de um grupo de famílias que ocupa uma fazenda em Jacundá, município próximo a Marabá.  De acordo com a CPT, o dono da fazenda havia contratado pistoleiros para impedir a ocupação das terras.

Peão de Carajás se classifica para rodeio internacional

O melhor peão da noite de quarta-feira, 24, na contagem individual da segunda edição da Copa Interestadual de Montaria em Touros de Barretos, São Paulo, foi o paraense Magno Santos Alves, de Santana do Araguaia, no sul do Pará. O peão, representando o futuro estado de Carajás conseguiu do júri a pontuação de 258,25, em cima do touro Azulão, da Santa Bulls. Com o resultado Magno Alves também garantiu lugar no rodeio internacional.
Essa foi a segunda vez que o Magno foi considerado o melhor da noite, fato ocorrido também na segunda-feira, 22, quando, montando o touro Boêmio da Cia. Neto de Taquaritinga, marcou 88.25 pontos.
“É muita emoção, esta é a segunda vez que estou em Barretos. Minha equipe não foi tão bem, mas graças a Deus consegui. É emoção demais da conta, estou muito feliz”, disse o peão de 24 anos, que montacinco anos e acredita que a principal estratégia foi concentrar-se e não sentir-se intimidado pelo touro.
Os outros dois competidores classificados foram o paranaense Marciano de Oliveira, com 250 pontos, e o cearense Adailton Saraiva, com 237 pontos, que representou o Estado do Tocantins. Edevaldo Ferreira e Fernando Feitosa tiraram a segunda e terceira melhor nota da noite, mas tinham conseguido vaga através de suas equipes, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. (João Lopes, Real on line)

Prefeito processa vereador


O prefeito Maurino Magalhães apresentou, na Justiça, uma Queixa-crime contra o proprietário do celular (94) 81409805, que lhe tem encaminhado mensagens que ele considera de cunho difamatório, calunioso e injurioso e que reputa inverídicas.  A queixa-crime arrola como testemunhas Adriane Nunes de Jesus, Rosicleide Maurício de Melo, Ana Paula Guedes Cabral, João Eufratio Alcântara Tatagiba e Lucídio Collinetti Filho.
Prefeito veaco – diz uma dessas várias mensagenspaga nós. São sete meses de enrolação embolsando nosso dinheiro. Alô Srss Juízes, promotores, vereadores, reportes (sic), empresários facao (façam) Alguma coisa por nós caçambeiros. Esse Maurino é corrupto, pegou nosso dinheiro e comprou a cassação dele de volta na prefeitura...”
A pedido do prefeito, o juiz Cristiano Magalhães Gomes, respondendo pelo Juizado Especial Criminal, foi informado pela operadora que o celular pertenceria ao vereador Ronaldo Alves Araújo, o Ronaldo da 33,  e solicitou ao presidente da Câmara que procedesse a intimação dele para a audiência preliminar marcada para as 16h00 de 27 de setembro próximo.
Não foi possível ouvir a versão do vereador Ronaldo da 33. Mas se ele é, de fato, proprietário de caçamba alugada para a prefeitura, este fato vem confirmar a denúncia antiga e sempre recorrente de quemuitos anos é prática, em Marabá, as relações de comércio entre vereadores e prefeitos locais

Asdrúbal


O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) adiou quinta-feira, pela segunda vez consecutiva, o julgamento da Ação Penal 481, a qual o deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) responde por ter oferecido cirurgias de laqueadura de trompas (esterilização feminina) em troca de votos, nas eleições municipais de 2004, em que tentou se eleger prefeito de Marabá. O processo não foi julgado novamente na sessão de ontem por falta de tempo. Somente quatro itens da pauta foram julgados e o do peemedebista era o sétimo

Fina estampa


Equipes de tevê da Record e Rede TV foram impedidas de entrar na prefeitura. Os repórteres queriam acompanhar uma comissão de funcionários que cobram pagamentos, mas tiveram a porta fechada e foram orientados a procurar a Secretaria de Comunicação.

Dia seguinte


"Seja qual for o resultado do plebiscito, nós teremos o dia seguinte. E é com isso que eu me preocupo. As pessoas valorizam o plebiscito em si, o ato da decisão, da escolha, mas, como governador, tenho de estar atento com o dia seguinte porque, seja qual for o resultado, não posso ter a ingenuidade de imaginar que não haverá pessoas descontentes. E o Estado é quem terá de administrar isso". O ponto de vista é do governador Simão Jatene sobre o plebiscito de 11 de dezembro sobre a emancipação dos estados de Carajás e Tapajós.

Jader


Devido a nova licença médica concedida ao  ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Corte, Cezar Peluso, acolheu pedido de redistribuição dos recursos de Jader Barbalho (PMDB-PA) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que obtiveram votos suficientes para assumir o Senado e foram impedidos pela "Lei da Ficha Limpa" no Tribunal Superior Eleitoral.
Os recursos foram redistribuídos para o ministro Ricardo Lewandowski, que, assim que tiver os autos conclusos ao seu comando, deverá prolatar a decisão.


Luta continua


As 150 famílias de trabalhadores rurais sem terra, que na madrugada do dia 23/08 haviam ocupado a Fazenda Nova Era em Eldorado dos Carajás, foram despejadas violentamente pela polícia militar e fazendeiros da região sem mandado judicial. A denúncia é do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/PA.
“O despejo foi totalmente ilegal, pois não havia ordem judicial para ser cumprida, além disso, acertaram com os fazendeiros para que a ação ocorresse à noite, certamente para dificultar a presença da imprensa e de advogados dos trabalhadores que pudessem registrar as ilegalidades. Se houvesse ordem judicial a Constituição estabelece que, o cumprimento teria que ser durante o dia. O fato aconteceu a poucos quilômetros do local onde aconteceu o massacre de Eldorado em 1996”, protesta o movimento.
O MST/Pará afirma que todas as famílias “permanecerão firmes e mobilizadas para continuar na luta pela conquista da terra e pela implementação da Reforma Agrária em nosso Estado. Anuncia que em função dessa ação de despejos outras centenas de famílias de trabalhadores rurais sem terra se mobilizaram e fecharam diferentes trechos de estradas na região sudeste do PA: no Acampamento Helenira Resende na estrada BR 155, no Acampamento João Canuto sentido Eldorado dos Carajás à Xinguara e no Acampamento Frei Henri sentido Curionópolis à Parauapebas”.

Será que...?

O recorte é do blog de Parsifal Pontes:

shot006

Cinco regras para um homem ser muito feliz:


1. É importante que tenha uma mulher que o ajude na casa, que cozinhe, que limpe e que tenha um trabalho fora para ajudar nas despesas;
2. É importante que tenha uma mulher com sentido do humor e que o faça rir.
3. É importante que tenha uma mulher na qual confie e que não minta.
4. É importante que tenha uma mulher que seja boa na cama e que goste muito de estar com ele. 

5. É MUITO, MUITO, MUITO, MUITO importante que essas quatro mulheres não se conheçam.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Universo subterrâneo


Pesquisadora da Ufam identifica rio subterrâneo debaixo de rio Amazonas  
Rio batizado de Hamza tem aproximadamente quatro mil metros de profundidade
Figura ilustra esquema de fluxos de águas nas camadas sedimentares profundas no rio Amazonas (Reprodução )
Trabalho desenvolvido pela pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Elizabeth Tavares, apontou indícios de um rio subterrâneo debaixo do rio Amazonas de até quatro mil metros de profundidade.
O rio foi batizado de Hamza, em homenagem ao orientador de Elizabeth, o indiano Valiya Hamza, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional.
A área de estudo abrange as bacias sedimentares de Acre, Solimões, Amazonas, Marajó e Barreirinhas.  O trabalho de Elizabeth foi baseado em dados de temperaturas de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras, nas décadas de 1970 e 1980, na região Amazônica.
O trabalho foi apresentado durante o 12º Congresso Internacional da Sociedade Brasiliera de Geofísica, no Rio de Janeiro, na semana passada e foi divulgado nesta semana pelo Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
Segundo o estudo divulgado pelo Observatório Nacional, a metodologia utilizada baseia-se na identificação de sinais térmicos típicos de movimentos de fluidos em meios porosos.
Conforme os resultados das simulações computacionais, apresentadas pela doutoranda Elizabeth Pimentel, o fluxo de águas subterrâneas é, predominantemente, vertical até cerca de 2 mil metros de profundidade, mas muda de direção e torna-se quase horizontal em profundidades maiores.
O sentido deste fluxo lateral é de oeste para leste, iniciando na região de Acre, passando pelas bacias de Solimões, Amazonas e Marajó e alcançando as profundezas do mar, nas adjacências de Foz de Amazonas.
Segundo Hamza, essas características são semelhantes a de um rio subterrâneo debaixo de rio Amazonas.  De acordo com essa interpretação, a região Amazônica possui dois sistemas de descargas de fluidos: a drenagem fluvial na superfície que constitui o Rio Amazonas e o fluxo oculto das águas subterrâneas através das camadas sedimentares profundas.
Vazão
Conforme o estudo, ambos os rios têm o mesmo sentido de fluxo, de oeste para leste.  Contudo, existem diferenças marcantes na vazão, nas larguras das áreas de drenagem e nas suas velocidades de escoamentos.
A vazão média do Rio Amazonas é estimada em cerca de 133 mil metros cúbicos, enquanto a vazão do fluxo subterrâneo (Rio Hamza) é estimada em 3090 metros cúbicos.
Esse valor é pequena em relação à vazão do Rio Amazonas, mas é indicativo de um sistema hidráulico subterrâneo, gigantesco, na face terrestre.
Conforme o estudo, para se ter uma idéia da importância deste sistema, basta notar que a vazão subterrânea na região Amazônica é superior à vazão média do Rio São Francisco.
A largura do Rio Amazonas varia de 1 a 100 quilômetros, na área de estudo, enquanto a do fluxo subterrâneo (rio Hamza) varia de duzentos a quatrocentos quilômetros.
Segundo Hamza, as águas provenientes do fluxo subterrâneo da região Amazônica, eventualmente, emergem nas partes profundas do mar, na região da margem continental adjacente à Foz do Rio Amazonas.
É provável que as descargas deste fluxo subterrâneo sejam as responsáveis pelos extensos bolsões, de baixa salinidade do mar, encontrados nas adjacências da Foz do Amazonas. 
Fonte: A Crítica, 25/08/2011