Pages

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Livre-pensar dos outros


Vai do jeito que recebi...

"Que bom seria se um deputado pegasse  
febre aftosa. Aí... seríamos obrigados a 
sacrificar todo o rebanho!"


7 comentários:

Pedro Gomes disse...

Rapaz,que maldade...

Anônimo disse...

A EMANCIPAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS, TODOS NESSA LUTA.

Comentário: Tibério Alloggio.

A criação do Estado do Tapajós sempre foi um ponto central da pauta de reorganização territorial e administrativa da imensidade amazônica.
Fruto da revolta de sua ocupação predatória, e com a “ausência do Estado” na região amazônica, a idéia do Estado do Tapajós é um projeto antigo, que tem percorrido toda a história da nossa região amazônica.
Uma região riquíssima e de tamanho continental, que abriga numerosos povos indígenas, comunidades tradicionais,
Com a pobreza e a falta de desenvolvimento persistindo para a maioria da população.
Por isso, a presença do Estado, ainda que seja como agente regulador, torna-se imprescindível. Ainda mais no Pará, que mesmo detentor da maior economia da Amazônia, é o Estado com os piores índices de desmatamento e de desenvolvimento humano da região norte. Mais uma vez, comprovando a “ingovernabilidade” do seu enorme território, o que torna imprescindível a necessidade de sua redivisão territorial, com a criação de duas novas unidades federativas (Tapajós e Carajás).
O TAPAJÓS QUE QUEREMOS
No Tapajós, o movimento de emancipação nasceu e cresceu sob três grandes pressupostos básicos:
O isolamento geográfico; O abandono político; e as vantagens econômicas da emancipação, elementos esses, que sempre fizeram parte da retórica emancipacionista de diferentes gerações.
Se a “ausência do Estado” foi o motor do anseio popular para um novo Estado, precisamos agora do combustível que fortaleça a perspectiva de sua criação, acrescentando mais elementos ao nosso projeto político.
Em primeiro lugar reafirmando a Identidade Comum de nossa população com seu território, que hoje representa um conjunto de 27 municípios, unidos pelo mesmo perfil, social, econômico e ambiental. Uma identidade social e cultural construída historicamente, que solidifica e unifica a região.
Em segundo lugar, prezando para a Sustentabilidade Socioambiental da grande região oeste do Pará, uma das últimas fronteiras verdes, com uma significativa população nativa, mestiça e oriunda dos processos de colonização da região.
Uma sustentabilidade associada aos valores humanos, capaz de trilhar um novo modelo de desenvolvimento; ambientalmente sustentável no uso dos recursos naturais, na preservação da biodiversidade; socialmente justo na distribuição das riquezas e na redução da pobreza e das desigualdades sociais; que preserve valores, tradições, e as práticas culturais regionais.
Um novo Estado, que deverá se basear nos princípios da democracia e da participação, acima dos interesses oligárquicos e de grupos políticos que historicamente vem dominando a política e o poder no Pará.
Um estado descentralizado, que não reproduza os vícios que tomaram o Pará e sua capital Belém, o centro monopolizador dos recursos públicos. Um Estado que deverá ser a negação de todos os malefícios e práticas políticas que historicamente foram os percalços para que o Tapajós não se desenvolvesse e o povo não fosse feliz.
Queremos um Estado do povo para o povo, representativo de toda a população do Oeste do Pará, nas suas diversas formas de organização cultural e composição demográfica. Um Estado presente, atuante, indutor de políticas que promovam a justiça e a equidade, em oposição a ausência do Estado na região.
Um projeto de Estado com dimensões menores, com a responsabilidade de formar novas lideranças para administrá-lo, sem o qual não superaremos o jogo de dominação que persiste nas regiões do Brasil e da Amazônia em particular.
Enfim, temos o desafio de lutar pelo Estado do Tapajós sedimentado em valores modernos de democracia e sustentabilidade social, ambiental, econômica e cultural, que prisma pela “sustentabilidade” e não por um “crescimento” a qualquer custo. Um projeto de reorganização territorial que sempre esteve no imaginário de toda a população do Oeste do Pará.

Ademir Braz disse...

Anônimo,a turma do Tapajós não parece pensar em esforço coletivo (Tapajós-Carajás), como os daqui não. Tem um moço que postou uma informação das andanças dele pelo oeste do Pará e não viu nada sobre Carajás.
Se é assim (tempos de murici, cada um cuida de si)acho até que ficaria mais barato. Eu, pelo menos eu, acho que o Tapajós subiu no galho mais alto da andirobeira, inclusive com o apoio do Dr. Jatene, enquanto o circo pega fogo.

Anônimo disse...

Outro pensar.
Se alguém chegar no Congresso e gritar pega o ladrão , corre todo mundo.
kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Só pra reforçar Mano: Que bom seria se os políticos não fossem imunes a AFTOSA já a partir de vereadores. Seria uma glória para as pessoas de bem e não encabrestadas de Marabá mandar tantos hospedeiros para o cuvão ou melhor incinera-los pra não contaminar o solo.

Um abraço, CEBINHO.

Rangel Garcia disse...

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE
Informação e conhecimento é o melhor remédio para AMNÉSIA ELEITORAL.

Aqui em Novo Repartimento - CARAJÁS - rola uma lista dos Dep. Estaduais e Federais, que "lograram" os votos daqui, e hoje são contra a população que os colocaram no poder!

Roldão e a matemática disse...

Seria um grande sacrificio ter que matar esse s parlamentares doentes
kkkkkkkkkkkkk