sábado, 18 de setembro de 2010
Era só o que faltava!
Recebi vários comentários anônimos com críticas diretas aos vereadores de Marabá. Ou seja: o sujeito elege os 13 apóstolos e seus substitutos e depois vem anonimamente criticá-los de forma genérica, sem querer botar a cara fora da pocilga.
Aqui ó!!!
Tragam fatos e provas, que a gente conversa.
Olávio Rocha está fora
Cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) dia 18 de agosto , condenado por compra de votos e abuso de poder econômico na eleição de 2008, reintegrado ao cargo dia 31 do mesmo mês pelo TSE, o prefeito Olávio Rocha está desde quinta-feira (16/09) sem mandato novamente .
É que a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carmen Lúcia Antunes, revogou a liminar que ela mesma concedera a Rocha em ação acautelatória , Assim , reassume a prefeitura de Rondon do Pará a 2ª colocada na eleição de 2008, Shirley Cristina Malcher (PSDB), já que o recurso ajuizado por Olávio Rocha não foi admitido pelo tribunal paraense . O presidente da corte eleitoral paraense , desembargador João Maroja, não acatou o recurso , encerrando a ação no TRE , diz o Diário do Pará . Mas o novo despacho da ministra ainda não encerra a ação . Olávio Rocha ainda pode recorrer .
Lei dificulta novos municípios
A criação , incorporação , fusão ou desmembramento de municípios do Estado do Pará passam a ser reguladas pela Lei Complementar nº 074, sancionada ontem pela governadora Ana Júlia Carepa. A lei revoga a Lei Complementar nº 1, de 18 de janeiro de 1990. Dentre as inovações da nova LC estão a exigência da consulta aos municípios envolvidos e a definição de critérios sobre a viabilidade econômica da mudança . A legislação recente também estabelece conceitos e regula a situação dos servidores e dos bens públicos dos municípios envolvidos nas alterações.
O procurador-geral do Estado do Pará , Ibraim Rocha , afirmou que a nova lei é um avanço , pois deixa clara a necessidade de consulta a todos os municípios envolvidos nas alterações. Antes , era consideradas apenas a população que queria o desmembramento ou a adesão de um território . Outra vantagem da nova regulação, segundo o procurador-geral, é a criação de critérios objetivos para se aferir a viabilidade econômica para a alteração. Para ele , a lei foi bem elaborada, mas , apenas quando posta em prática , será possível sugerir alterações.
Ibraim Rocha ressalvou que a nova lei se aplica a futuros desdobramentos, uma vez que , de acordo com a Emenda Constitucional de nº 48, os municípios criados antes da vigência da nova lei devem ser regulamentados de acordo com as regras anteriores . (Diário do Pará )
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
OAB Marabá vai propor avanços ao TJE
Presidente da Subsecional da Ordem dos Advogados do Brasil em Marabá, o advogado Haroldo Júnior deverá reunir-se em Belém na próxima segunda-feira, 20 de setembro, com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Rômulo José Ferreira Nunes.
Haroldo Júnior é portador de pleitos articulados com todas as Subseções da OAB no Sul e Sudeste do Pará: a criação da Câmara Recursal dos feitos do Juizado Especial em Marabá, onde os feitos a nível de recurso passarão a ser apreciados pelos juízes que integrarem a Câmara e, consequentemente alcançando maior celeridade processual.
Outra proposta será o alargamento da competência do Juizado Especial dos crimes de Violência Doméstica contra a Mulher, passando também a julgar crimes de competência do Tribunal de Júri e os de tráfico de droga. Essa medida, que pode ser adotada através de Resolução, virá desafogar as 4ª e 5ª Varas Criminais, ambas com mais de 10 mil processos em andamento.
Oportunamente, Haroldo Júnior vai pleitear a disponibilização de assistentes técnicos (bacharéis em Direito) e auxiliares de assistente técnico para todas as Varas do Fórum de Marabá.
Fazenda Marambaia: MST vence mais uma
A fazenda Marambaia, em frente à qual mais de 600 famílias estão acampadas desde começo de agosto, é improdutiva e suas terras são públicas – portanto, apta à desapropriação para fins de reforma agrária. Esta a conclusão da vistoria do Incra divulgada na manhã desta sexta-feira, 17 de setembro.
A Marambaia é uma das nove fazendas, entre os municípios de Marabá e Parauapebas, que o MST solicitou vistoria pública, já que havia suspeita do próprio Incra sobre terras griladas e trabalho escravo.
Assim, como forma de manifestação, para que as vistorias fossem feitas, mais de 600 famílias estão acampadas desde o começo de agosto em frente a fazenda Marambaia.
Para Tito Moura, dirigente nacional do movimento, ouvido pela assessoria de imprensa do MST regional, essa conquista vem de muita luta e resistência por parte das famílias acampadas, “quando chegamos aqui, fomos recebidos a bala por fazendeiros e pistoleiros, mas não nos intimidamos e as famílias permaneceram acampadas, assim como continuarão, até que a terra seja desapropriada”.
Sobre a importância do desfecho da vistoria, Charles Trocate, dirigente estadual do MST, concluiu, “destinando essas terras para a reforma agrária significará um avanço social muito grande para a região”.
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Rato
Quando se viu no foco das atenções, sob a luz dos flashes e dos spots, ele sorriu zombeteiro e feliz. Estava algemado e fora levado ao fórum para audiência na 4ª Vara Penal.
Hoje saiu a condenação dele por tráfico de drogas: 10 anos de reclusão.
Ou seja, a Justiça ainda nem começou a mexer nos 20 assassinatos que ele, aos 19 anos, carrega nos costados.
Seu apelido é Marlone, nome de artista. Mas é só um Zé. Zé não sei de quê. O Zé terror da Vila do Rato.
Quosque tanden, Ratus, abutere patientia nostra?
Vale tudo pelo poder
De lá para a cá , a fila cresceu quando a Justiça Eleitoral apanhou Olávio Rocha e seu vice Luiz Fernandes, ambos do PMDB, no contra-pé do aliciamento de eleitores em Rondon do Pará , e ministra do TSE os reconduziu liminarmente aos cargos “até julgamento do Tribunal do mérito da questão ”, a velha desculpa para revogar decisão do juiz que vive na comarca e tem conhecimento concreto da esbórnia , e do TRE, que convalida a sentença .
Olávio Rocha , segundo Opinião , comemorou: “Me tirar do cargo foi a maior injustiça que já sofri, porque fui eleito pela maioria do povo de Rondon”. Ele foi cassado por ter emitido requisições de combustível a eleitores para suas carreatas (abuso de poder econômico , aliciamento de eleitores & outras ninharias ...)
Atingidos pela Vale
Estima-se
Desencontros
Remarcada para 1º de outubro vindouro a audiência na Vara Agrária de Marabá entre a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S/A e os integrantes do MST, Fetagri e Fetraf que ocupam as fazendas Maria Bonita , Cedro , Retiro Porto Rico , Caroço do Olho e Fortaleza , nesta região .
Esta é a terceira vez que a audiência , que deveria ter sido realizada em 24 de abril , é adiada a pedido da própria empresa .
Mortos na guerrilha
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, autorizou terça-feira (14) o Ministério da Defesa a realizar uma campanha institucional durante o período eleitoral . A campanha vai divulgar um número de telefone para receber informações da população sobre a localização de restos mortais dos envolvidos na Guerrilha do Araguaia.
De acordo com a legislação , no período eleitoral , é proibida a publicidade institucional, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública reconhecida pela Justiça Eleitoral .
Lewandowski entendeu que a campanha não mostra intenção eleitoreira ou de promoção do atual governo . O Ministério da Defesa informou que não serão utilizados no material da campanha a marca do governo federal , logomarcas ou slogans que façam referência às instituições governamentais .
De acordo com a nota do TSE, Lewandowski ressaltou na decisão que a 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal determinou que a União informasse “onde estão sepultados os restos mortais dos familiares dos autores , mortos na Guerrilha do Araguaia, bem como para que proceda ao traslado das ossadas , o sepultamento destas em local a ser indicado pelos autores , fornecendo-lhes, ainda , as informações necessárias à lavratura das certidões de óbito ”.
O movimento armado de resistência à ditadura militar foi liderado pelo PCdoB, diz o Portal Vermelho , e aconteceu às margens do rio Araguaia, no sul do Pará (região onde atualmente é o norte do Tocantins, conhecida como Bico do Papagaio ), entre a segunda metade dos anos 60 do século passado e a primeira metade da década de 1970.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Farra do boi
Dá de tudo por lá , nos finais de semana : a sucessão furiosa de psicóticos e seus carros-bombas ensurdecendo a rua ; veículos muitos na contramão ou parados em fila dupla e tripla ; motoqueiros e caronas circulando sem capacete .
Uns vândalos , noite dessas, tentavam derrubar dois postes dentro do Tocantins e cidadão preocupado tentou alertar ocupantes de uma viatura do DMTU. “Isso não é da nossa conta ”, recebeu como resposta de um dos arrogantes .
Bancos
As agências bancárias situadas em Marabá têm 90 dias para disponibilizar a seus usuários pessoal suficiente e necessário , além de suficiente número de caixas no setor de autoatendimento interno e externo - inclusive aquelas destinadas aos portadores de necessidades especiais - para auxiliar /orientar nas operações ; assentos com encosto para os usuários , água potável , copos descartáveis , sanitários masculino e feminino de acesso ao público , dispensadores de senhas com horário de entrada para posterior verificação do tempo de espera , entre outras providências .
O descumprimento da decisão sujeita à incidência de multa diária de R$ 1000,00na pessoa dos representantes legais do banco , independentemente de outra multa de R$ 10 mil por crime de desobediência .
A decisão é da juíza titular da 3ª Vara Cível de Marabá , Maria Aldecy Pissolati, em ação civil pública movida pelo Ministério Público , em face de representação que lhe foi feita em 2009 pela Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Marabá .
Comitê
![]() |
Dê uma descarga nos corruptos! |
Assinar:
Postagens (Atom)