Pages

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O terrorismo como estratégia



O governador Simão Jatene pôs de lado caniço, anzóis e tralha de pescar lambaris e resolveu descer do nem tão confortável poleiro de magistrado isento quanto a criação dos estados de Carajás e Tapajós (que ele chama de “pedaços”). Tateante, pisando em ovos, ele desceu. E do lado errado: vestiu o robe-de-chambre da turma contrária à emancipação. 
No texto publicado (e pago) na imprensa de Belém, Jatene parece perplexo ao longo de 1.090 palavras, 6.762 caracteres e 23 parágrafos de evangelização catastrófica de terrores e incertezas.
Patético, diz queeu nunca vi alguém de Belém dizendo que não gosta dos irmãos de Santarém; do mesmo modo, jamais vi alguém de Santarém dizendo que odiava o povo de Marabá. Não, felizmente isso não faz parte da nossa história.”
E quem lhe disse que algum dia santarenos e marabaenses tiveram motivos para se odiar?
A questão não passa por aí, isso nunca existiu!
Senão, Tapajós e Carajás não estariam no mesmo barco da emancipação. Emancipacionista de primeira hora, o deputado estadual Parsifal Pontes também não comunga desse pensamento esdrúxulo “de que o plebiscito possa ter o condão de potencializar ódios e preconceitos entre os habitantes das diversas regiões do Pará”, como postou em seu blog. Para ele: “O que ocorre é que as diferenças se tornam protuberantes nas campanhas, quando os egos dos respectivos candidatos e marqueteiros deitam etanol no fogo brando, mas, passada a batalha dos egos, todos voltam as suas respectivas significâncias, ou insignificâncias e a brasa retorna ao seu estado de combustão controlada.”
O que dr. Jatene está fazendo é terrorismo mesmo. E terrorismo jamais foi uma estratégia decente para combater o quer que seja.

9 comentários:

Anônimo disse...

Fato meu caro mestre, não se trata de questão afetiva, tão simplista como pensam os pseudo-nobres da capital do Grão-Pará e Maranhão, trata-se de necessidades básicas e urgentes, estruturais de toda ordem. Temos território, temos riquezas, temos cultura e temos povo, mas não temos governo. A Coroa historicamente não baixa os olhos para os que pra eles são Paraenses de segunda classe. Nossa luta é para termos governo, termos gerência aqui dentro dos problemas que assolam nossa população. Lamento a forma simplória e piegas como os pregadores do NÃO têm tratado tão relevante questão, não estamos falando em tacacá, em mangueirão, estamos tratando de vidas de milhões de pessoas aqui deixadas sem segurança, sem saúde, sem educação, sem habitação... Enfim, nossa luta é fruto de sofrimento de longa data e não de lirismos.

Abraços,

Marcones Santos

Anônimo disse...

O Brasil é grande, meu caro Marcondes, Existem outros lugares para morar. Que tal a ideia? heim? se o Pará ficar só para os paraenses, podes crer que a vida melhora. E como melhora, parceiro. Pense nisso...

Ademir Braz disse...

Então é essa a proposta do NÃO: "Pará, ame-o ou deixe-o".
Já vivemos coisa assim...
Aposto como seus antepassados são de outros Estados.

ANdre disse...

Ademir,
Esta existindo uma situação muito estranha, senão de retaliação atraves de orgaos fiscalizadores em Maraba e Regiao. A minha loja foi fiscalizada pela ANATEL de funcionarios de BELEM hoje pela manha. Ate ai tudo bem. O mais estranho é que durante a fiscalização um dos agenstes da ANATEL me perguntou sobre o que eu achava da separação do estado e quem ganharia. Prontamente eu respondi que o SIM, com certeza.
Pode ate ser coincidencia mas o tipo de fiscalização está é aumentando a vontade de separarmos e dizer SIM no dia 11 de dezembro.
Esta havendo outras fiscalizações tambem de outros orgaos como a Sefa.
Entao a retaliaçãoda maquina esta começando ate depois do dia 11 independente do resultado. É uma covardia muito grande pois trabalho com equipamentos que comprei do fornecedor e napo tinha como saber se aquele selinho da ANATEL vem no produto de comunicação. Entendo que eles deveriam fiscalizar eram os fornecedores e não a mim.
A APPLE por exemplo esta com defeito no no IPHONE 4S e ai? como fica? indaguei ao fiscal e ele nao soube me responder.
Abraçoe Alerta.

Anônimo disse...

não entendo agora essa do povo do sim quando dize que são taxados de forasteiros pelo povo de belém. estão esquecendo que os moradores do sudeste dão esse mesmo tratamento aos maranhenses. onde é que tá o preconceito e que parte o promove? e mais uma coisa. porque os políticos que estão por trás do não e do sim não mostram a cara nos horários definidos para defesa de ambas as teses para que todo o povo saiba quem são eles? é medo? de que?

Anônimo disse...

os do sim são tão honestos e democráticos, que queriam fazer o plebiscito apenas no tapajós e carajás, já decidindo de antemão pela vontade dos que moram no que hoje chamam de pará remanescente. a solução não virá com a divisão. os daqui roubarão igualmente os de lá. somente tirando com o voto a esses políticos safados de ambos os lados é que o pará será de fato grande em todos os aspectos. agora cumpade, votar contra esses safados é que são elas. a exemplo temos jader e os que vocês quiserem citar e lembrar pra engrossar a lista.

Anônimo disse...

Não tenho pretensões de sair daqui meu caro anônimo de 25 de novembro de 2011/21:00. Amo esta terra certamente mais que você, e por isso aqui fico para dar apoio aos que aqui nasceram e lutam pela criação do Carajás. Luto ainda para que minha esposa e meu filho que são nascidos em Marabá possam ter um amanhã melhor do que a realidade atual. Aqui me formei, aqui me casei, aqui tive meu primeiro filho, aqui tive minha primeira casa, meu primeiro caro, meus amigos, meus escritórios estão no Carajás, enfim. Meu apoio ao Carajás é pautado na minha vivência aqui, vendo de perto a estado de abandono deixado pelos pseudo-nobres do Pará-Belém.

Por fim, indago, se lutarmos por melhorias no Brasil seremos mandados pra Suíça?

Marcones Santos.

Gilmar disse...

Ao anonimo das 13:46

Amigo obtuso, queremos tambem nossos politicos corruptos e ladroes como vcs os tem: Jader Barbalho, o Seffer pedofilo e tantos outros que vem pedir voto aqui e nao aparecem mais. Apos a criação do estado de Carajas e Tapajos teremos os nossos bem pertinho pedindo voto, roubando, mas eles terao a nós, os vigiando de pertinho. Agora vcs que votam em corruptos pela enesima vez ai de belem e repetem o mesmo erro em alternancia de poderes entre jader e almir/jatene, queremos consertar ou tentar essa roubalheira desenfreada que estes caras estao no poder há decadas.
Mas deixe a gente ter nossos corruptos tambem, aqui no sul do pará.
Abraços

Anônimo disse...

O que a Anatel tem a ver com o sim e o não? A Anatel é federal, não é do governo paraense. Embora, acredito, deva existir um escritório na capital. Geralmente a Anatel sai para averiguação quando há denúncias dentro da área que ela atua. Tem leitores que não sabem quais são as atribuições da Anatel. Assim para eles entenderem as atribuições da Anatel, você deveria ter dito em que segmento atua. Só dando uma dica, sem querer dizer que é o teu caso, é a Anatel que fiscaliza o uso ilegal de equipamentos de comunicação, emissão de sinais de ondas de rádio, a prestação de serviços dentro dessa área, além de outros atributos.