Pages

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tudo como dantes, no quartel de Abrantes

13/01/2012

  Correio do Tocantins 
                                                                                Médicos especialistas ameaçam paralisação 
Depois das reclamações públicas dos médicos dos hospitais Municipal e Materno Infantil, chegou a vez dos que atuam nas unidades de saúde apresentar as demandas e ameaçar paralisar as atividades. Ontem, quarta-feira, um grupo de sete médicos entregou à reportagem do CT a cópia de uma carta enviada ao atual secretário municipal de Saúde, Nilson Piedade, apresentando demandas urgentes e pedindo soluções no prazo de 30 dias. Os sete médicos passaram no último concurso, e atendem às especialidades de dermatologia, endocrinologia, neurologia, infectologia, urologia, mastologia e angiologia nas unidades básicas de saúde, mas alegam que falta estrutura para atendimento nos respectivos locais de trabalho e reivindicam o seguinte:

1)    Alocação dos especialistas nas devidas complexidades (média complexidade hospitalar) de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde e de forma integralizada;
2)     Suporte de média complexidade, para o atendimento das especialidades, pois alguns se encontram alocados em centros de saúde (atenção básica) sem infraestrutura (falta de água, pia e material básico adequado), prejudicando o trabalho e atendimento digno e resolutivo;
3)     Suporte diagnóstico de média complexidade às especialidades para conseguir dar resolutividade às demandas que chegam;
4- Discutir a pactuação intermunicipal, visto que esta foi assinada antes da contratação desses profissionais médicos e que a demanda de pacientes ainda é reprimida para este município. Assim, a inexistência de um serviço de especialidade de média complexidade impossibilita o suporte a outros municípios. Discutir também o papel do Estado diante desta demanda reprimida das cidades do interior.
No documento protocolado na Secretaria Municipal de Saúde, os médicos advertem que caso não sejamos atendidos, terão que suspender temporariamente o atendimento até que obtenham respostas às solicitações, visto que não podem continuar a atender sem as mínimas condições sanitárias e sem subsídios para ao atendimento digno e eficaz dos pacientes deste município. “Deixamos claro que esta suspensão, que será informada ao CRM local, ao Ministério Público e Sindicato dos Médicos, não implicará em agravos de urgência, pois todas as consultas são eletivas, de forma que as urgências, assim como antes, deverão ser encaminhadas ao pronto atendimento de Marabá”.
Um dos médicos, o endocrinologista Wild Cavalcante, diz que não depende financeiramente do serviço público, mas se ressente de não poder atender com qualidade os pacientes do Centro de Saúde Laranjeiras por falta de estrutura. “Devemos parar já na próxima segunda-feira, dia 15”, diz.
A Reportagem tentou contato telefônico ontem à noite com a enfermeira Percília Augusta Santana da Silva, coordenadora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, mas o telefone dela dava na caixa postal. (Ulisses Pompeu)

6 comentários:

Anônimo disse...

Vocês leram? No Estado do Tocantins crianças gêmeas não conseguem leito em UTI da rêde pública. Quem diria, um estado que foi dado como exemplo de qualidade pelos separatistas. Propaganda enganosa, né Ademir?

Anônimo disse...

OLA DR ADEMIR!
Gostaria muito que o Sr fizesse uma materia sobre o PSF (programa da saude da familia), por que Marabá nao tem? O dinheiro não vem? Abrace esta causa, nao consigo ver mais o sofrimento de nossos irmaos no HMM, uma cidade que tem um orçamento de MEIO BILHAO DE REAIS, nao pode ter a saude na uti, Melhor sem UTI, sem medicos, sem medicamentos, será possivel que vamos ver nossa cidade afundando e não vamos fazer nada? Será onde está o MINISTERIO PUBLICO, a JUSTIÇA, onde recorrer? Será que todo mundo ta cego? Ou será que eu estou tendo so eu estou com pesadelos? Será que sou louco? Ou com tanto descaso, todos nós perdemos a vergonha na cara?

Anônimo disse...

face a tudo isso, imaginamos a preucupação do secretario de saúde que segundo fontes segura estava passeando em Belém juntamento com o Sr. Paulo Geraldo a tiracolo, contratando mão de obra técnica esquecendo os excelentes funcionário da secretaria de saude que dão conta de resolver o problemas técnicos daquela secretaria, está na hora da camara de vereadores de marabá analizar a industria das diárias dessa saúde começando pelo conselho de saúde e expandindo para alguns funcionários que vivem de passeios a Belém e Brasilia ...

Anônimo disse...

Coitado desse secretário ouvindo as opiniões do Paulo Geraldo

Ademir Braz disse...

Duas crianças que não conseguem vaga numa UTI do Estado do Tocantins, (viram,meus parceiros e mano velho, que são contrários à emancipação do Sul do Pará?)não tem o mesmo significado nem a densidade da tragédia que foi a morte de 56 crianças na Santa Casa (SEM) Misericórdia de Belém. Esqueceram, ou pra vocês isso não tem importância?
Eu continuo convicto que o PARANÃO acabou e vocês se fazem de desentendidos.

Doidão de raiva disse...

DEMIR,

FAÇO-LHE A PERGUNTA QUE NÃO QUER E À TODOS OS BLOGUEIROS: PARA QUEM MESMO NÓS EM MARABÁ-GUNÇA PODEMOS RECORRER, COM TANTO DESCASO DA JUSTIÇA, DO GOVERNO E COM TANTA ESTAGNAÇÃO E PACIÊNCIA DESTE POVO?
TÁ TODO MUNDO VENDO E NÃO FAZEM NADA.
CONVIDO A POPULAÇÃO PARA IREM EM FRENTE A PREFEITURA 4ª FEIRA PARA CONTRIBUIREM COM O MANIFESTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS.

DOIDÃO DE RAIVA E INDIGNADOS COM TODA ESSA SITUAÇÃO.