Pages

quinta-feira, 19 de julho de 2012

E o inferno parece não ter fim...

No Barrancas do Itacaiúnas:


Administração caótica em Marabá



Servidores são obrigados a protestar para receber salários

Cadeirantes ameaçam processar Prefeitura para receber medicamentos

Dacivan Ramos empenhado em resolver o problema

Nilson Piedade está desgastado diante dos servidores e foi vaiado
Em outras ocasiões falei aqui neste espaço, que não iria mais comentar nada a respeito da desastrosa administração conduzida pelo prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR), mas diante de tantos desmandos fica quase impossível cumprir a palavra.
Falar em cumprir a palavra esta é uma expressão, que aparentemente não faz parte do glossário do atual gestor, pois é grande a fila de credores na Secretaria de Finanças diariamente.
Um exemplo do caos que se transformou Marabá por conta da administração “O povo governando” aconteceu no início dessa semana, ocasião em que boa parte dos servidores fizeram uma pressão e exigiram o óbvio: o pagamento dos salários.
Abaixo uma compilação das reivindicações destes servidores, cuja matéria foi estampada em duas páginas do Jornal Opinião, na edição 2206.

A audiência pública aconteceu na Câmara de Municipal de Marabá (CMM).
Salários de servidores atrasados, bem como vales alimentação e transportes são algumas das situações que colocam em xeque a administração do prefeito de Marabá Maurino Magalhães de Lima(PR).
Entre os comentários e desabafos, o fato de a CMM não assinar pela abertura de uma Comissão Processante de Inquérito (CPI) foi bastante questionada pelos servidores. 
Apenas quatro, dos treze vereadores assinaram pela criança da CPI. São eles: Vanda Américo (PSD), Edivaldo Santos (PPS), Antonia Carvalho (PT),  Júlia Rosa (PDT).
Ao tocarem neste assunto, a vereadora Irismar Sampaio (PR), aliada do prefeito se melindrou e disse que tem compromisso, contudo foi uma das vereadoras que se negou em assinar pela criação da CPI.
Por volta do meio dia ela informou que o prefeito e o secretário assinaram a Transferência Eletrônica de Depósito (TED) autorizando pagamento dos servidores, contudo boa parte dos servidores ainda não receberam os salários. 
A Folha de pagamento orbita em torno de R$ 4 milhões e só deve ser concluída nesta sexta-feira (19).
Secretário de saúde vaiado 

Quando entrou no plenário da CMM, por volta do meio dia, o secretário de saúde Nilson Piedade recebeu uma calorosa vaia. 
Ao lado dele estava o novo secretário de finanças, Dacivan Ramos que assumiu a pasta nesta segunda-feira. 
Ambos se comprometeram em sanar a situação e que outros atrasos não se repitam.
Ele informou que assim que conseguir efetuar o pagamento dos servidores vai pedir uma reunião com os presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores municipais para discutir saídas e evitar que novos atrasos aconteçam.
A intenção desta parceria, segundo ele é manter um cronograma dos respectivos pagamentos, além de outras bonificações.
Pacto para evitar mais transtornos

Em princípio a proposta do novo secretário de finanças agradou em cheio aos sindicalistas e servidores, contudo, alertaram, que caso os pagamentos não fossem depositados nas respectivas contas, devem ocupar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Publica (Sintesp), Demerval Bento da Silva disse ser inadmissível e injustificável que os servidores continuem recebendo após o dia dez de cada mês. “Infelizmente esta data está sendo desrespeitada”, lembrou o sindicalista. 
Servidores em estado de greve

Raimundo Gomes, sindicalista vinculada à área de saúde comentou que não tem condições de os servidores continuarem recebendo os pagamentos atrasados.
“Os vales alimentação continuam atrasados, salários e outras situações que colocam os servidores em situação vexatória no comércio local”, comenta o sindicalista.

Para ele a Folha de pagamento da Prefeitura de Marabá gira em torno de R$ 4 milhões e este valor é oscilante.
E tal oscilação se dá em função das constantes contratações de servidos temporários que é feita sistematicamente em Marabá. 
“Todos os meses são contratados funcionários temporários, que geralmente ganham mais do que os concursados, então ocorre o inchaço da folha”, informa.
A denúncia do sindicalista é corroborada pela técnica em enfermagem Clécia Milhomem. “há dez dias a Prefeitura contratou mais dez técnicos em enfermagem sem necessidade”, acrescenta. 
Diante desta situação e da promessa de pagamentos dos salários, segundo o sindicalista, os servidores devem permanecer em estado de greve, ou seja, comparecem aos postos de trabalho, mas pouco produz até que recebem os salários.
Para o sindicalista, a atual administração é irresponsável e incompetente. “Ele (Maurino Magalhães) deveria estar aqui para ouvir o desabafo dos trabalhadores”, desabafa. 

Vereador sugere representação contra Maurino

O vereador Edivaldo Santos (PPS) sugeriu aos servidores que fizessem uma representação contra o prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) a fim de que até o final do mandato do atual prefeito não haja mais atrasos nos salários.
A sugestão foi dada durante a audiência a quem acredita que se os servidores se unirem nesta proposta de uma Ação Civil Pública (ACP) e responsabilizar o prefeito sendo que essa ação pode ensejar numa Ação de Improbidade Administrativa que por fim pode terminar em cassação de mandato e de direitos políticos.
“Pagar os salários em dia é uma obrigação e quando o fazem mais parece um milagre, porque o desmando é grande”, comentou.
Esta ação, segundo os sindicalistas representantes dos servidores deve ser protocolada em breve.
Para tantos eles estão coletando documentos que provam os atrasos a fim de robustecer a denúncia. “Vamos trabalhar em parceria com a CMM e os mesmos vereadores que assinaram a CPI irão nos ajudar”, informa Demerval Bento.

Uniforças denuncia negligência de secretário 

Desde outubro do ano passado que a Secretaria Municipal de Saúde não fornece regularmente medicamentos e equipamentos de uso contínuo a cadeirante e pessoas de baixa renda.
Por força de lei a SMS é obrigada a fornecer tais medicamentos, contudo não o faz e estas pessoas passam dificuldades e convalescem de doenças que poderiam ser minimizadas.
Diante desta situação o vice-presidente da Uniforças, Luís Claudio Dias Cordeiro, o Cacá, em tom de desabafo atribuiu tal situação ao secretário de saúde, Nilson Piedade, que a cada reunião com vereadores e Ministério Público Estadual (MPE) se compromete em entregar tais medicamentos, contudo não o faz.
“Ele não está nem ai pra nós, pois desde outubro do ano passado que sofremos, pois quando precisamos de medicamentos temos de sair pedindo, implorando pelos nossos remédios”, afirma.
Segundo ele, sistematicamente, pede a ajuda dos vereadores, notadamente a Miguel Gomes Filho (PP), Vanda Américo (PSD), Alécio Stringari (PSB) e Júlia Rosa (PDT), que compõem a Comissão de Saúde da CMM.
“Sugeri, inclusive que os vereadores pudessem fazer uma ‘vaquinha’ para nos ajudar a comprar os remédios, pois a situação está cada vez difícil pra nós, tem muitos dos nossos colegas que estão doentes pela falta de remédios”, acrescenta.
Por fim, Cacá atribuiu a situação ao secretário de saúde Nilson Piedade, que diretamente tem responsabilidade direta em doar os medicamentos. “Ele está no passo da vaca pra nós, nem liga”, conclui.
Diante dessa situação caótica dos cadeirantes, a Uniforças, pretende juntar documentos das reuniões e depoimentos dos cadeirantes, para quem sabe até processar o secretário de saúde. 
O secretário Nilson Piedade se pronunciou na Tribuna, informou que iria providenciar as transferências, contudo nada comentou a respeito da denúncia da Uniforças, tampouco de outras questões e denúncias dos servidores.

4 comentários:

Anônimo disse...

na verdade essa nomeação do dacivan pra secretaria de finanças nada mais é que uma indicação do Luiz Fernando, ex auditor do tcm e figurinha conhecida da PF, cujo objetivo seria sacramentar o projeto da louza magica na escolas públicas de Maraba, custando 20 mil reais cada uma, e deixá-las num depósito estragando para o proximo prefeito.A louza ja foi ate exibida no estande da semed lá na expoama.

Anônimo disse...

Ademir, a ameaça de ocupação da secretaria foi da vereadora vanda e não dos sindicatos.A vereadora irisma vinha mantendo contato com o secretario que se negava a comparecer a câmara, e também não atendia o telefone da vereadora vanda, a mesma pediu que a presidente interina ligasse do seu telefone para o piedade e o cara atendeu,e nesse momento a vereadora vanda americo abriu o verbo ao vivo e a cores e deu um hora, para ele secretario comparecesse na camara. O mais inédito é que o cara estava la com menos de 20 minutos.

SINTEPP - SUBSEDE - MARABÁ disse...

Caro Ademir,

Seria bom fazer uma matéria (de capa) sobre esse tal de Luis Fernando e sua relação com a empresa Brasil on line ou BGX. A realidade das escolas de Marabá deixa claro que estes contratos para a compra de lousas digitais, são mais tentativas de fraudes contra a educação. Será mais um contrato milionário cujos os lucros mais uma vez beneficiarão todas as pessoas ligadas a este senhor.

Anônimo disse...

Só agora o sindicato vem denunciar os esquemas que vem desviando dinheiro da educação;
-se calou com o esquema da merenda.
-se calou com o esquema do inchaço da folha de pagamento.
-se calou com o não repasse do patronal, como ipasemar. só se manifestou quando a denuncia já estava na imprensa.

O sindicato foi omisso, facilitou para o prefeito se dar bem.