Pages

terça-feira, 11 de março de 2014

Serra Pelada pode ter CPI na Câmara dos Deputados

Arnaldo Jordy e comitiva avaliam Visita a Serra Pelada
Encabeçada Pelos deputados Federais Arnaldo Jordy (PPS-PA) e Domingos Dutra (SDD-MA), e com apoio, outros entre, de Wandenkolk Pasteur (PSDB-PA) e fazer Coordenador da bancada da Amazônia, Bala Rocha, foi dada entrada na Câmara Federal a um pedido de constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apurar parágrafo "indícios de atos criminosos" havidos Entre a antiga direção da Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a mineradora canadense Colosso, que atualmente executa o projeto de exploração mecanizada de ouro no que foi  o maior garimpo a céu aberto do mundo.
Denúncias dão conta que oo começo do ano passado a Colossus depositou cerca de R$ 52 milhões na conta particular do então presidente da Coomigasp, dinheiro que jamais chegou às mãos dos garimpeiros, os reais detentores do direito de lavra no garimpo.
A tramóia será apurada pelo Ministério Público, que deverá propor Aão Civil Pública contra a mineradora e o ex-presidente da cooperativa, com graves consequências para ambos. 
As informações são do deputado Arnaldo Jordy. que pernoitou segunda-feira em Marabá, juntamente com Dutra, o promotor de Justiça Hélio Rubens, geológos José Maria Pastana (representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Pará) e Oscar Nivaldo Pimenta (convidado), e jornalista Daiane Almeida, Assessora de Dutra. Todos eles, e também a advogada Marilda Natal (OAB Canaã dos Carajás) e um representante do DNPM, Eng º. Luis Silva, estiveram em Serra Pelada por toda a segunda-feira (10),quando  reuniram-se com lideranças garimpeiras e visitaram o túnel de dois quilõmetros de extensão aberto pela Colossus a 140 metros abaixo e às proximidades da cava inundada e deixada pela manual de Mineração when .
- Nossa ida ao garimpo foi para desfazer de uma vez por todas a boataria de extração clandestina e evasão de ouro supostamente existentes no cascalho retirado do túnel, o que não foi constatado, reiterou Jordy.
Consta, ainda, que o Banco do Brasil deverá aazer o cadastro biométrico dos cerca de 30 mil garimpeiros que serão beneficiados individualmente com a distribuição de 98% dos recursos destinados à cooperativa. 
Segundo o geólogo Nivaldo Pimenta, cerca de US$ 450 milhões foram investidos pela mineradora principalmente na construção do túnel de 4,20 m de largura por 5,30 m de altura, onde mais de 300 funcionários se revezaram no desmonte e retirada de 283 mil toneladas de rocha estéril, com presenca insignificante de metais. Hoje, restam poucos operários empenhados na manutenção dos serviços de ventilação e bombeamento de água no túnel, serviço que, de acordo com o geólogo Nivaldo, não pode ser suspenso sob pena de perda total do que já foi construído.
A comitiva disse que o DNPM estima que ainda existam em Serra Pelada 33 toneladas de ouro mais 17 toneladas de Paládio e platina.
Jordy e comitiva foram recepcionados em Marabá
Adicionar legenda

Nenhum comentário: