A construção de quatro navios graneleiros com capacidade para 388 mil toneladas cada e que serão os maiores em operação no mundo, faz parte do contrato que a Companhia Vale do Rio Doce acaba de assinar com a Bergesen Worldwide, pelo qual assegura fretes por 25 anos para seus produtos.
A Bergesen é a maior proprietária de navios desse tipo em nível internacional e importante prestadora de serviços para as indústrias do aço e minério de ferro. De acordo com o contrato, a primeira embarcação deve começar a operar no início de 2011.
Com esses super graneleiros, a Vale espera reduzir os custos com transportes, dada a escala de produtos que poderão ser enviados por eles. E também uma suavização na volatilidade no preço composto de seus produtos mais frete (C & F) para entrega de minério de ferro na China.
A Vale tem liderado nos últimos anos a utilização dos grandes navios graneleiros no mundo. Em 1986, a empresa, em conjunto com a B.W. Bulk, lançou Berge Stahl, com capacidade para transportar 364 mil toneladas de minério de ferro e que hoje é o maior do mundo.
O crescente consumo, pela China, do minério ferro produzido pela Vale em Carajás, no Pará, alterou em julho do ano passado a rota desse graneleiro. O Berge Stahl foi construído especialmente para levar o minério de ferro de Carajás para o porto de Roterdã, na Holanda, embarcado no porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão. Mas no dia 24 de julho, pela primeira vez o Berge Stahl deixou o porto de Ponta de Madeira sem que o seu destino fosse Roterdã, mas o porto chinês de Majishan. Construído em 1986, com 23 metros de calado, ele levava o produto da Vale apenas para seus clientes europeus. O navio faz, em média, oito a nove viagens por ano, transportando 3,175 milhões de toneladas de ferro anualmente.
A Vale informou ainda nesta quarta-feira (2) que também firmou acordo de 20 anos para a construção de um navio graneleiro com capacidade de 300.000 toneladas com a Nippon Yusen Kaisha (NYK) Japan, cuja entrega também é esperada para 2011.
E um contrato em separado foi assinado com a Bergesen Worldwide (BW) para ela converter um grande navio petroleiro (VLCC) em um grande navio graneleiro (VLOC). O VLOC convertido começará, em 2008, o serviço de transporte marítimo exclusivo entre Brasil e China. E a Vale revogou sua decisão de vender seus três navios capesize. ”Estas iniciativas, direcionadas para o desenvolvimento de um serviço de transporte de minério de ferro exclusivo do Brasil para a China, são consistentes com o compromisso de longo prazo com seus clientes e confirmam o contínuo esforço da CVRD em melhorar sua competitividade global”, diz o comunicado da Vale. (Pará Negócios)
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