Pages

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Gleba Quindangues é só problema

Portaria conjunta nº 08/2009 do Ministério Público (MP), datada de 19 de setembro recente e assinada pelos promotores José Luis Brito Furtado, Mayanna Silva de Souza Queiroz e Josélia Leontina Barros Lopes, instaurou Inquérito Civil Público (ICP) para esclarecimento e providências no caso das desapropriações, pelo Estado, de terras e benfeitorias da Gleba Quindangues, em Marabá. Nascido de representação formulada por Regina Ferreira Suriane Santos e da própria vigilância do MP, o inquérito quer verificar as conseqüências do decreto estadual nº 1.139, de 16.07.2008, que declara de utilidade pública para fins de desapropriação uma extensa área ao longo da rodovia Transamazônica para entrega à Companhia de Desenvolvimento Industrial (CDI), onde a Vale vai implantar um complexo siderúrgico. Promotores, em seguida, solicitaram ao Procurador Geral de Justiça, Geraldo de Mendonça, que requisitasse junto à Procuradoria Geral do Estado cópia integral dos autos do procedimento administrativo de desapropriação contendo, inclusive, os laudos periciais de avaliação. Isto foi feito duas vezes sem qualquer resposta. Mas em carta ao advogado que representa alguns proprietários prejudicados, o procurador geral do Estado, Ibraim José das Mercês Rocha, mandou ofício alegando que “esta Procuradoria Geral não está obrigada a fornecer cópia dos documentos internos do processo, uma vez que não se pode compelir o órgão incumbido da representação judicial do Estado a pôr a parte a par (sic) de todas as discussões acerca da estratégia de defesa processual do ente público”. Para o MP, essa conduta de Ibraim Rocha, é, em tese “criminosa e ainda característica de improbidade administrativa”, assim como “enseja gravidade ímpar, na medida em que prejudica e retarda a adoção de providências necessárias a remediar os problemas”. Em conseqüência, os promotores propuseram na 3ª Vara Cível de Marabá uma Ação Cautelar de Exibição e Busca e Apreensão de Documentos, com pedido liminar, a qual, aceita pelo Juízo, resultou na citação de Rocha para apresentar a documentação em cinco dias, sob pena de busca e apreensão. Em vez de cumprir a decisão judicial, Rocha procurou esta semana a imprensa para criticar a Justiça e dizer que a Procuradoria Geral do Estado é apenas um escritório de advocacia com direito a imunidades legais, inclusive a inviolabilidade,e reiterou que não vai fornecer os documentos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro: todo mundo sabe que o processo de desapopriação é público;
Segundo: há uma gritante diferença nas avaliações dos terrenos do Gilberto e Winston, ambos da Revemar;
Terceiro: tem cheiro de falcatrua no ar... Por quê a PGE não quer entregar o que é público, qual o motivo do sigilo - segurança nacional? isso é risível.

Ademir Braz disse...

Pois é. Essa história que a Procuradoria Geral do Estado é apenas "um escritório de advocacia" é pra boi dormir. O autoritarismo do Rocha o lançou num beco sem saída e ele tenta agora desmerecer o Judiciário e o Ministério Público. Vai sobrar pra ele.

GILMAR RIBEIRO disse...

CARO ADEMIR,

TENHO VISITADO SEU BLOG E VEJO ALGUMAS CITAÇÕES COERENTES E OUTRAS NEM TANTO.

QUERO AQUI ENALTECER A CORAGEM DOS PROMOTORES E EM ESPECIAL DA MARABAENSE DRA JUIZA DE DIRETO DA 3a VARA MARIA ALDECY - INDEPENDENTE DE CREDO OU RELIGIÃO - QUE VEM SENDO BOMBARDEADA DE TODOS OS LADOS POR SER SEVERA OU JUSTA EM SEUS ATOS JURIDICOS UMA VEZ QUE NÓS BRASILEIROS NÃO ESTAMOS ACOSTUMADOS COM ISTO.

QUEREMOS,NÓS BRASILEIROS, É DAR UM "JEITINHO" E NÃO SERMOS JUSTOS PARA COM O CONTRIBUINTE E COM NOSSOS PÁRIAS.

A JUIZA MARIA LADECY É DE MARABÁ.PRATA OU MELHOR OURO DA CASA. INDEPENDENTE DAS AÇÕES DELA, QUE POR NOSSO ANGULO ACHAMOS DÚBIO, MERECE NOSSO RESPEITO PELA TRAJETORIA DE VIDA E DE PROFISSIONALISMO.

TEMOS QUE NOS UNIR - MARABAENSES - POLITICOS, EMPRESARIOS,LEGISLATIVO E JUDICIARIO PARA EM PROL DOS MUNICIPES DESENVOLVERMOS UMA POLITICA MAIS HUMANA.

TEM POLITICO GRANDE DO SEBRAE E DEPUTADO DE MARABÁ QUE DIZ PROS QUATRO CANTOS DA CIDADE QUE A TIROU DO FORO ELEITORAL. UMA INVERDADE VISTO QUE OS MAGISTRADOS - SABE BEM VOCE - TEM MANDATO DE 2 ANOS.

ENTÃO DEIXEMOS DE LADO ESTAS PICUINHAS DOS IDOS DA DECADA DE 80.

DESCULPE O DESABAFO, MAS, NÃO GOSTO QUE FALEM MAL DO MEU POVO SOFRIDO.

GILMAR RIBEIRO - MARABAENSE DE NASCIMENTO.

Laércio Ribeiro disse...

Estou com o MP até a raiz nessa queda de braço. Vamos ver de que lado a corda vai puir e quebrar.

Anônimo disse...

Meritos para Dra Aldecy que aceitou a denuncia do MP e é claro do proprio MP.

Parabens a todos.