segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Jornal do campus
O Campus Rural de Marabá (CRMB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) aproveitou o ato solene de lançamento das obras de construção definitiva da sede para apresentar seu jornal institucional Ecocampo, que terá periodicidade trimestral.
No Editorial, o diretor do campus Antônio Cardoso e a diretora de Ensino Idelma Santiago informam que Ecocampo “será um instrumento de (in)formação dos projetos e ações do CRMB, bem como de debate da Educação do Campo, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Escolar Indígena e da Agroecologia no sudeste paraense. Constitui-se pioneiro pelo lugar institucional e social de sua produção”.
Esse pioneirismo tem antecedentes, diz o texto. A divulgação da proposta político-pedagógica do CRMB foi realizada em dezembro de 2008, com a publicação de um boletim do Fórum Regional de Educação do Campo (FREC) dedicado à implantação da Escola Agrotécnica Federal de Marabá. Esse fórum tem sido o principal sujeito coletivo da construção do CRMB, sucessor da Escola Agrotécnica Federal, e tem demonstrado o potencial da participação social na democratização e qualidade da elaboração e implantação de políticas educacionais.
Com esses propósitos deverá, também, “fomentar o debate de questões pertinentes à educação, ciência e tecnologia voltados ao desenvolvimento sustentável do sudeste paraense” e um espaço “de expressão das parcerias interinstitucionais e com o movimento social que têm tornado possíveis a materialização de projetos que priorizam a construção de vida digna aos povos do campo. Especialmente porque às instituições superiores de ensino, pesquisa e extensão está posto o desafio de gerar a própria ciência desta região, visando construir uma nova matriz técnico-científica agroecológica para a agricultura regional”.
Esse primeiro número tem matérias sobre os cursos iniciados este ano e aqueles em elaboração, dados sobre a construção das instalações físicas do campus, destacando-se, ainda, duas outras seções: uma sobre formação de professores, com artigos de reflexão teórico-metodológica a partir das experiências desenvolvidas nas licenciaturas em educação do campo; outra, de pesquisa acadêmica, apresenta o estudo sobre a construção da organicidade dos assentados no PA 26 de Março.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário