Pages

sexta-feira, 5 de março de 2010

Doido e armado

Há um doido andando de faca em punho nas ruas da Cidade Nova, mas ninguém toma qualquer providência. Ouvido por equipe de televisão, o delegado Sérgio Máximo disse ser da prefeitura o dever de tirar os loucos da rua, e ficou implícito que nada tem a ver com o assunto. Data vênia, delegado, o porte de arma branca é crime de mera conduta, consumando-se com a mera posse do objeto, e isso é caso de polícia, sim. Nota-se também que as contravenções penais são crimes de ação penal pública incondicionada e independem da vontade de qualquer pessoa em ver a pessoa ser processada.

7 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o delegado. A polícia já tem bastante serviço pra se preocupar.

O poder público que elegemos é que deve construir hospitais a altura e recolher esse pessoal para serem tratados, e não somente trancados e no sossega leão.

A CCM adquiriu alugou uma frota de veículos. Será que esse dinheirinho não daria para ser investido na saúde?

Ademais, nesse país não estão ficando presos nem os bandidos de alta periculosidade. Os advogados não deixam... agora tem que prender uma pessoa doente?!?!?

Menos, menos... não importa se o porte de arma, mesmo branca seja condenável. Tem-se que levar em considaração a saúde mental de uma pessoa dessas. Sei que é perigoso, pois já tivemos caso de homícidio praticado por doente mental contra criança nessa cidade, mas a culpa não é deles se representam alguma periculosidade... é culpa do poder público, como um todo.

Anônimo disse...

com todo respeito, o problema, de saúde, jamais pode ser considerado, caso de Policia, já pensou um doente mental, no meio dos outros presos.
João Costa.

Ademir Braz disse...

Vamos por parte, como diria Jack "0 Estripador"... Em nenhum momento o poster está cobrando da polícia a prisão do doido armado - apenas que a polícia o desarme.
Todo mundo sabe que doido na rua é caso de saúde pública e talvez seja por isso que cidades maranhenses estão há muito tempo botando seus doidos em ônibus e despejando e cidades do Pará (vi isso pessoalmente em Santa Isabel do Pará: ônibus fretados despejando doidos e gente de rua bem à entrada da cidade, altas horas da noite. E o motorista ainda dizia: "O Pará é rico, aqui vocês vão se arrumar!"
Eu não sei o que é ou quem é CCM e porque teria comprado uma frota, iaao não é comigo.
Quanto a advogado liberar da cadeia "os bandidos de alta periculosidade", a responsabilidade é de quem faz os inquéritos com brechas, demorados e irregulares remetidos à Justiça, quando remetidos.

Anônimo disse...

Caros Senhores,
Nenhuma pessoa que tira a vida da outra sem defesa ou por defesa comprovada é sã.

Acho que o delegado está negligenciando este tipo de situação.

Entao caso este pessoa não sã esfaqueia uma pessoa em plena rua ou no caso um filho dos senhores vamos esperar o municipio chegar ao local e recolher este individuo.

Meus amigos nós, brasileiros, distorcemos a lei para não aplica-la.

Existem duas policias no Brasil, a preventiva e a judiciaria, e é por isto que esta merda nunca vai sair do "em desenvolvimento".

Anônimo disse...

Caro Ademir, acho que você gazetou a aula de excludentes de ilicitude. Doido não pode ser processado meu caro. rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Haja hiporisia e sem-vergonhice na cara desses dois primeiros anônimos. Só queria ver, se esse doidão metesse a tal arma branca um pouco abaixo da costela de um deles ou ainda de um parente deles, se eles continuariam pensando como pensam.
É claro que a responsabilidade é do Estado como instituição. Logo, tanto a Polícia quanto o Município tem aí sua parcela de (ir)responsabilidade. É claro que se tem de tratar o doente, mas também é claro que se tem de desarmá-lo antes que ele transforme em vítimas pessoas inocentes.

Ademir Braz disse...

Não há excludente de ilicitude para arma sem porte,mano velho das 0:27. Nem eu estou pedindo a prisão do doido, só que a polícia o desarme antes que o Estado, aí sim, seja cobrado judicialmente por ato omissivo no caso desse maluco dar uma facada numa pessoa qualquer.E você sabe de onde sai o dinheiro que o Estado gasta para pagar indenizações e outros débitos, não é?