Pages

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Marabá está assim: só vai no tranco

Correio do Tocantins
27/01/2012
 Após ‘puxão de orelha’, SMS inicia mutirão contra dengue
 

A partir de hoje sexta-feira, 27, servidores das secretarias municipais de Saúde e Obras vão iniciar um mutirão de limpeza da cidade. A primeira área a receber a equipe será a Folha 10, na Nova Marabá. A decisão foi adotada após um “puxão de orelha” dado pela promotora de Meio Ambiente Josélia Leontina de Barros, durante reunião ocorrida na última terça-feira.
Os agentes de endemias da SMS vão percorrer as ruas dos bairros e pedir aos moradores para colocar todo o lixo na rua, incluindo pneus e outros produtos que contribuem para acúmulo de água e consequente proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
A promotora ficou indignada ao saber que Marabá precisa de 134 agentes de endemias para combater a dengue, no entanto conta atualmente com apenas 64 profissionais, com o agravo de que alguns estão doentes. O município de Marabá recebeu em 2011 cerca de R$ 1,1 milhão para combater endemias, além de outros R$ 236 mil como um incentivo extra para deslanchar ações eficazes contra a dengue. Desde 2009 foi apresentado o projeto de contratação de novos agentes, mas até agora o prefeito não deu resposta sobre o assunto.
A Secretaria de Saúde informou que uma das ações que já foram adotadas para dar suporte às pessoas que chegam aos centros de saúde é disponibilizar um agente comunitário de saúde com a finalidade exclusiva de orientar as pessoas com sintomas de dengue e encaminhá-la para os profissionais adequados.
A promotora Josélia Leontina de Barros mostrou-se preocupada com a quantidade de lixo espalhada pelas ruas da cidade e questionou o trabalho da Leão Ambiental, que na avaliação dela não está realizando trabalho de educação ambiental, como está previsto no contrato. Ela também questionou o fato de a empresa não disponibilizar número de telefone em seus veículos, para reclamação dos usuários do serviço, como está no contrato.
Entre as deliberações da reunião, ficou acertado que haverá borrifação com fumacê apenas nas áreas da cidade onde há maior foco de mosquito da dengue. Também ficou acertado que o secretário de Saúde, Nilson Piedade, vai cobrar do prefeito Maurino Magalhães, agilidade no aumento do número de agentes de endemias e no repasse de verba que já está disponibilizada para o município.
A Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) atuará no mutirão fiscalização os lava-jatos de Marabá, para verificação da existência de licença ambiental. 
Segundo a Assessoria de comunicação da Prefeitura, agentes de saúde prosseguem nas visitas domiciliares na segunda-feira (30), conversando e distribuindo material educativo na comunidade da Folha 10. Como reforço, um carro de som também estará informando sobre a ação contra a dengue, durante algumas horas, nos dias que antecedem à coleta dos entulhos.(Ulisses Pompeu)

2 comentários:

Erika disse...

Deve ser por isso que suspenderam a coleta de lixo no Belo Horizonte, pois deslocaram todos os coletores para essa campanha... isso é uma vergonha, ou muita falta dela.

Anônimo disse...

QUEM É ESSE NILSON PIADADE?