Pages

sexta-feira, 16 de março de 2012

Da falta de luz e de caráter

Duas do excelente Parsifal Pontes:

Situação da Celpa é pior do que parece

shot003
A situação financeira da CELPA é contabilmente falimentar: a concordada é um derradeiro suspiro caso a Eletrobras não se apresente à contingência de intervir na distribuidora.
> Todo o Grupo Rede estaria em dificuldades
Agrava a situação o índice de que, diferente do que se havia como certo, as amarguras de liquidez estendem-se à todo o Grupo Rede, que estoca um passivo de aproximados R$ 10 bilhões.
Em sendo a notícia verdadeira, responsabilidades do ministro das Minas e Energia devem ser cobradas: o ministério, que está por ofício obrigado a ter conhecimento destas idiossincrasias, não deveria ter consentido que o Grupo Rede continuasse a estocar dívidas, que ora se revelam impagáveis, quando a concessão que opera é de interesse público incondicional.
> Distribuição de energia no Pará ameaçada
O estado concordatário da Celpa pode levar a um colapso da distribuição de energia no Pará. A empresa não mais conseguirá crédito para tocar as suas atividades assim como não conseguirá fluxo de conta corrente para prover suas terceirizadas, principalmente aquela que lhe faz as manutenções das linhas.
Deste modo, o que a empresa já fazia mal, tende a piorar e, ao cabo, estagnar. Se a Eletrobras não pular no bonde e pegar o timão a estagnação tenderá ao descarrilamento.
> À merencória luz das lamparinas
Então viverá o Pará a ironia de, ao mesmo tempo, ter a maior geradora nacional de energia (Usina Hidrelétrica de Tucuruí) em seu território, tendo os mais abastados que ligarem os seus grupos geradores, e a geral voltar às lamparinas.
A luz das velas em determinadas conjunturas pode até ser romântico, mas na que se apresenta é uma tragédia protagonizada pela negligência.
shot003
Caso prevaleça a Resolução 23.376 do TSE (que nega quitação eleitoral a quem não teve as contas de campanha aprovadas) nas eleições de 2012, para milhares de pré-candidatos o jogo termina no primeiro tempo ou pode acabar no tapetão.
Para tentar reverter a esquizofrenia judiciária superior (causada pela negligência parlamentar em legislar definitivamente sobre o assunto), o Partido dos Trabalhadores lidera um movimento no Congresso Nacional, que já tem adesão de mais 18 partidos, visando apresentar moção ao TSE para que seja revogado o dispositivo da resolução que versa sobre a matéria.
O PT argumenta que até a última eleição a rejeição das contas de campanha não era considerada para efeitos de expedir quitação eleitoral e o TSE não deveria exigir tal requisito já para 2012 quando milhares de processos ainda estão em fase de recurso.
A intenção é requerer ao TSE que difira a norma para as eleições a partir de 2014.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adémir,
Que merd...esse PT, o TSE tem mais, é que rejeitar essa proposta nojenta, desses petista corruptos.

Anônimo disse...

José Dirceu, Paulo Rocha, Chico da pesca, todos do pt estão no ficha suja, isso sem falar no MENSALÃO do PT.