Pages

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Novos apelos, novas mentiras. E haverá quem acredite...

No Correio do Tocantins


03/07/2012
 O que candidatos a prefeito vão dizer para ter seu voto?
 
Moradia, emprego, saúde, educação. De quatro em quatro anos, toda vez que se abre vaga para a Prefeitura de Marabá, os temas que encabeçam a lista de promessas dos candidatos são praticamente os mesmos. Mas apesar do feijão com arroz de costume, há sempre um “tempero” especial para dar sabor à disputa. Em 2012, no momento em que Marabá se prepara para receber grandes empreendimentos, o CORREIO DO TOCANTINS levanta que tipo de discurso dominará a campanha rumo à Prefeitura de Marabá.
O atual gestor municipal, Maurino Magalhães, é candidato a prefeito por seu partido, o PR. Sabendo que está atrás nas pesquisas divulgadas (e até mesmo aquelas ditas de consumo), ele deverá focar a propaganda de sua administração em duas grandes obras do governo federal no município: a duplicação da rodovia Transamazônica e a construção de 2.500 casas populares pela Caixa.
Na educação, o grande trunfo do prefeito atual será propagandear que reformulou o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) do Magistério, que deu aos servidores mais de 30% de reajuste apenas em 2011. 
Maurino deverá taxar seu principal adversário, Tião Miranda, como o “anti-popular”, colocando-o na disputa como alguém pouco interessado em olhar para os pobres. 
Estando atualmente no segundo mandato como deputado estadual pelo PPS, João Salame chega à sua segundo campanha eleitoral para a Prefeitura em Marabá sendo o único candidato sem experiência de gestão pública, mas se apresentando como oposição às administrações de Sebastião Miranda e de Maurino.
Ele sabe que precisa subir nas pesquisas para passar do ex-prefeito Sebastião Miranda, que havia lhe indicado como candidato em 2008, mas não conseguiu vencer Maurino nas urnas. Como não tem obras para mostrar, o jornalista João Salame deverá meter o dedo na ferida administrativa de Maurino e Tião, além de mostrar suas propostas para desenvolver um governo mais organizado que Maurino e mais democrático que Tião.
Sobre este último, tanto Salame quanto Maurino certamente tentarão demonizá-lo, acusando-o de “traidor” em relação à campanha para emancipação de Carajás. Eles argumentarão que Tião preferiu omitir-se da luta por Carajás a pedido do governador Simão Jatene. Sabendo que será metralhado neste aspecto, Tião, através da equipe de marketing que prepara sua campanha, já está reúne argumentos e imagens que provem o contrário. Resta saber se essa imagem de “inimigo do povo” da região, como querem colar em Tião, será internalizada pelo povão, quem realmente faz a diferença nas urnas.

Em relação ao governador Simão Jatene, ele será um dos mais fortes cabos eleitorais de Tião nesta campanha pela volta à Prefeitura de Marabá. Salame, por sua vez, terá o apoio de outro grande político do Estado, o senador Jader Barbalho, do PMDB, que abdicou do nome de Ítalo Ipojucan em favor do candidato do PPS.

Com menos de meio minuto na TV, o candidato do PSOL, Manoel da Cosanpa, deverá apresentar propostas mais utópicas para diferenciar-se de seus concorrentes. Suas chances para chegar à Prefeitura são mínimas, mas o importante para o partido será a exposição na mídia, mesmo que pequena.

Quem quiser ganhar a eleição terá de ter na ponta da língua o discurso voltado aos projetos sociais, ao controle da máquina pública e a um plano de obras arrojado. O município está numa onda de crescimento econômico, mas a sustentação disso depende de infraestrutura para alavancar o desenvolvimento da indústria. (Ulisses Pompeu)

4 comentários:

Anônimo disse...

Ademir.
Fontes precisa termina de informar que a ex. deputada Elza Miranda desistiu definitivamente de compor chapa com Maurino, o mesmo anuncia: procura-se um vice!

Anônimo disse...

É!!...a briga vai ser feia.
Mas conversando com meus botões, pensei numa coisa que é primordial numa administração pública, a credibilidade.
Nas eleições passadas o povo votou pela mudança, mas mudou para pior. A prefeitura, atrasando salários e pagamentos de servidores, sem obras, verdadeiramente, da gestão municipal, tornou-se de uma ótima parceira para o povo e empresários da cidade para uma grande caloteira.
Maurino se atropelou nas próprias pernas sem ouvir quem tinha a intenção de fazer algo bom ao município. Deixou de lado seus aliados de campanha e se enveredou a um poço sem fim, se perdeu. A saúde que era seu grande foco de campanha viu inúmeros secretários passarem pela pasta, mas sem retaguarda do gestor, virou o CAOS. Não se consegue fazer cirurgias de agenda há quase um ano por falta de materiais e equipamentos.Os salários atrasados fizeram ele perder mais de 12 mil cabos eleitorais, os funcionários da PMM.
Comparando com o Tião, que tem a fama de intransigente, que pagava todo mundo em dia (funcionários e fornecedores) e o Maurino, "gente boa", que é sempre receptivo e não paga ninguem. Qual seria o melhor? Os investimentos fugiram da cidade, não por falta de vontade, mas por falta de estabilidade administrativa. Quem investe quer segurança!
E o Salame, correndo por fora, adquire o papel de "incógnita", mesmo com o papel no plebiscito. Não tem passado executivo, apesar da "briga" com o Governo Estadual, tem um bom relacionamento político com vários partidos. Será que isso é suficiente. O Carajás é um sonho, mas será que Marabá deve seguir nisso para dirigir sua própria casa?
Tião, talvez seja a segurança. Pagamentos em dia, obras com recursos próprios e mão de ferro.
Mas tem de baixar a bola e lembrar que política é negociação e tudo tem de ser bom para todos os lados.

Do que Marabá precisa?
Tião, arrogância e segurança?
Maurino, receptividade e bagunça?
Salame, a dúvida?

Não exitem bons. Então devemos escolher o menos pior... Se der Tião ou João seria bem melhor que o estado de coisa que o Maurino deixou a cidade.

Anônimo disse...

PIADA: Um mala brasileiro, carioca foi a julgamento nos EUA porque vacilou. Diante das evidências, o juiz bradou, V. Sa. foi considerado culpado e por conseguinte terá que cumprir pena de reclusão, mas como é réu primário poderá escolher sua pena entre duas: 1) Dez anos de prisão tomando banho de merda todo dia em uma prisão brasileira, ou; 2) Cinco anos de prisão tomando banho de merda todo dia em uma prisão americana. O mala, empolgado, lógico, escolheu a prisão americana, para onde em seguida foi conduzido. No dia seguinte acordou com a chuva de merda em sua cara e assim se seguiram vários dias. Coicidentemente, a prisão brasileira era parede meia de onde só se ouvia gargalhada e muita sacanagem. Com sacrificio e muito banho de merda, o mala conseguiu furar um buraquinho de sua sela para a visinha de brasileiros e se espantou: Era nego fumando maconha, falando no celular, se tatuando, uns enrabando, outros sendo enrabado. Intrigado exclamou: Ei porra! Eu vou passar cinco anos aqui e já não aguento mais, vocês vão passa dez aí e ninguem reclama, qual é porra? Outro mala respondeu: Ei mano, aqui é prisão brasileira; quando tem o balde, não tem a merda, quando tem a merda não tem o balde, quando tem o balde e a merda não tem quem jogue, e daqui a pouco a gente faz uma rebelião e cai no mundo com o aval dos direitos humano é CRARO. Assim estamos nós em Marabá: Do Tião conhecemos a arrogância, as péssimas parcerias como os Américos, Jatene e outros inomináveis. Do Maurino, o mau cheiro de sua quadrilha enorme e cedenta a querer cada vez mais o nosso sangue. O Salame que despontava como uma opção, agora se agrega a Jader Barbalho, o pior bandido que o Pará já produziu, isso sem falar nos perigosos lacaios de Jader como os Mutrans. Sou mais o TIBIRICA, pior do que está não fica. TÔ de volta, um abração DEMIR!

CEBINHO

Anônimo disse...

EI CEBINHO! PAI DÉGUA! Essa piada é a cara dos ST'S brasileiros, um tremendo faz de conta, uma vergonha. E por falar nisso, falta mais um ST em Brasília: Supremo Tribunal da Propina, o qual eu acho já existe e a muito tempo, porém, camuflado, falta só oficializar. Por que você acha que o STF permitiu que fichas sujas possam concorrer às próximas eleições? Por que arquitetaram a volta de Alih Barbalho ao senado? Meus suinos são mais limpos.
Um abraço CEBO,

KIABO