Pages

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

É assim que a TV Globo e a elite branca vêem o povo brasileiro

No Blog do Manuel Dutra:


É sintomático que a Rede Globo coloque no ar essa personagem, no programa Zorra Total, justamente quando a própria Globo e as forças mais obscuras, racistas e atrasadas promovem o maior bombardeio contra o governo do primeiro partido de origem eminentemente popular no Brasil. Será mera coincidência? rsrs

Será que, com essa imagem racista e debochada, a TV não esteja querendo dizer ao zé-povo: coloque-se no seu lugar, o lugar de sempre, o lugar da senzala, da humilhação, da fome, do desprezo e da exploração sem limites?
As informações a seguir são do blog Jorge da Silva:
Já faz algum tempo que está no ar, um quadro do programa Zorra total, da Rede Globo, que tem provocado alguma indignação no público sensível aos problemas do racismo e da discriminação racial no Brasil. Na imagem se desse ator/atriz se concentram todos os estereótipos negativos atribuídos às mulheres negras: é feia, desdentada, ignorante, e costuma fazer referências pejorativas, por exemplo, ao cabelo dos negros. Um combustível perfeito para o bullying que aflige as crianças negras, especialmente as meninas, na escola e nos círculos de convivência, contribuindo para manter baixa a autoestima de um segmento da população quotidianamente adestrado a se sentir e comportar como inferior.
Infelizmente, o humor baseado em estereótipos raciais tem uma longa tradição em nosso país. Não é preciso muito esforço para nos lembrarmos de nomes como Grande Otelo (a despeito de seu reconhecido talento), Gasolina, Muçum, Tião Macalé, que sempre representaram personagens associados ao alcoolismo, à preguiça, à falta de cultura e de inteligência. Sem contar os brancos pintados de preto, até hoje presentes nos programas humorísticos da TV.

4 comentários:

Anônimo disse...

É fácil fazer a Globo e demais emissoras, entenderem que não concordamos com suas programações: basta desligar a TV. Eu tenho feito assim pra me livrar do lixo que eles produzem.

___________
Adir Castro

Anônimo disse...

É isso aí Adir. A denuncia feita pelo Sr. Luiz Pinho quanto à demolição de parte da lateral esquerda da ponte do Nelito na Mba. Pioneira, para provavel construção de um estacionamento para carros, parece ter surtido efeito. Viu-se gente da SEVOP no local. Porém, ao que parece, a pessoa - ainda não identificada - que pretende viabilizar a construção do espaço, parece não ter desistido. Quem por alí passa, pode ver uma grande quantidade de areia logo atrás da Churrascaria Pôr do Sol. 08.01.13, MBA.-pa.

Anônimo disse...

Os espaços públicos em Marabá estão todos loteados. E os empresários é que estão por trás disso. Vejam só no que se transformou aquele estacionamento em frente a Revemar. Vejam como a Zucavel expõe seus produtos nas áreas públicas. Ali do lado do posto de meteorologia a área continua cercada para no futuro ser um empreendimento de algum empresáro de visão de marabá. Assim caminha o empresariado e as autoridades de Marabá.

Anônimo disse...

E a área atrás da folha 33 onde era as olerias que maurino passou pro zucateli em troca de apoio nas eleições passada .