Pages

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

"Mensalinho" é o cacete. É Mensalão mesmo!

No Zeca News:

Marabá: Salame denuncia que existia “mensalinho” na gestão Maurino Magalhães

Salame recebe proposta indecorosa para pagar dívida de credor da prefeitura
Se você pensa que os indícios de corrupção na prefeitura se trata apenas de mensalinho pago pela gestão anterior como essa denúncia que agitou os bastidores polícitos depois que o prefeito Salame disse que existiu uma lista de mensalinho no valor de até 40 mil reais para vereadores na camara, está redondamente enganado.
E as tentativas de corromper os gestores públicos continuam. Mas o atual prefeito mostrou que vai manter a moralidade. Se quizesse, Salame revelou que aos 15 dias de governo já estaria milionário.
“Se eu quisesse, hoje, com 15 dias de governo, eu já estaria milionário. Só para vocês terem um exemplo, teve um dia, no início do governo, que um cidadão foi na minha casa e disse que tinha R$ 500 mil pra receber da prefeitura e que se eu pagasse ele me dava a metade. R$ 250 mil eu enfiava no bolso”, narrou Salame na última sexta-feira (18) Em discurso a homens do DMTU e da Guarda Municipal, no auditório de uma faculdade.
Mesmo correndo risco de abrir uma crise com o legislativo ele avisou os vereadores que não quer mais saber do assunto. Já avisei para os vereadores, são todos meus amigos, mas essa conversa acabou. Dar dinheiro para vereador todo mês, acabou. Não existe mais esse negócio. O tal do mensalinho”, mencionou.
CÂMARA SE DEFENDE
Na manhã de hoje, a Câmara de Vereadores divulgou uma Nota Oficial sobre o caso do mensalinho. De acordo com a nota, “Não é do conhecimento desta Casa a existência do suposto “mensalinho”, ocorrido na administração anterior”. Também em nota a Camara mencionou que “tal prática merece todo o nosso repúdio, por ir contra a lei e o principio constitucional da moralidade pública”.
Por fim a nota menciona que a “Mesa Diretora tem recomendado a todos a seus pares... que a relação com o Poder Executivo seja feita de forma Republicana, mantendo as necessárias independência e harmonia entre os poderes.
MP SOLICITA CÓPIA DA GRAVAÇÃO DO DISCURSO
O Ministério Público, por meio do promotor de justiça Júlio César Sousa Costa, solicitou a copia da gravação do discurso feito por Salame na última sexta-feira.
“Ante a possibilidade de instauração de procedimento administrativo e a fim de analisar sob a ótica legal os fatos descritos na reportagem publicada...é que solicitamos cópia de gravação”, diz o Oficio solicitando a mídia.

23 comentários:

Anônimo disse...

Se divulgar os nomes perde a "amizade"; se não divulgar fica de mentiroso. E agora, João? A festa acabou?

Torço para que a festa tenha acabado e os culpados sejam responsabilizados.

Anônimo disse...

O MP tem q botar quente nessa investigação pq vai sair muita coisa daí. As melhores pessoas pra depor contra os vereadores são os ex-assessores, pq os atuais são coniventes.

Anônimo disse...

Só que essa conversa não acabou! Se o prefeito tivesse dito que apenas tinha ouvido falar que haviam informações de que existia um mensalinho para os vereadores.

Ocorre que o prefeito disse que tem um documento, e se deixar de apresentar esse documento ao MP, vai ficar configurado crime de prevarificação.

Anônimo disse...

E agora, quem está mentindo?

Ademir Braz disse...

"Prevarificação"? Então é muito mais grave que a simples prevaricação...

Anônimo disse...

Que importa se é prevarificação ou prevaricação. oque importa é que ele disse muito claramente que tem os nomes. se calar é cúmplice. se negar é mentiroso. só dois caminhos. ou ele entrega os aliados ou fica calado e continua na pagando o mensalinho e depois dessa graça podem até pedir aumento de mensalinho. o joao fala demais.

Anônimo disse...

Acredito no joão .todos sabem que o silêncio dos inocente não era de graça .inda mais maurino raposa velha desa câmara suja que sabe muito bem do que essa galera gosta .mostra o documento joão e arrepia essa corja .

Anônimo disse...

O JS tem que divulgar os nomes dos mensaleiros, sob pena de não o fazendo, estar "conivente" e prestando enorme desserviço aos seus munícipes. A investigação na CMM deve ser ampla e total, inclusive na "Tesouraria". 22.01.12, Mba.-PA.

Anônimo disse...

talvez dizendo que tem os nomes isso cause medo nos vereadores do mensalinho e eles aceitem baixar o valor. o joão né besta igual maurino não.

João Dias disse...

Julgamento da ação Penal 470 e o mensalinho de Marabá.

Na ótica do STF, o(s) crime (s) são outros, veja o entendimento de Celso de Mello:

“A percepção das vantagens indevidas revelam ato atentatório ao decoro parlamentar”, afirma o ministro.

“O ministro faz algumas considerações sobre os tipos penais avaliados – formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

“O alto custo da corrupção é pago pelo cidadão comum, que não pode pagar para ter serviços básicos”, diz Celso de Mello, citando o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

“A República se vê comprometida quando prevalece nos governantes o espírito de facção, quando se vê vontade de obter privilégios”, dispara Celso de Mello, ao discutir a severidade dos crimes agora julgados pelo STF.

E finaliza: “Corruptores e corruptos devem ser punidos na forma da lei”, dizendo que o Supremo julga pessoas que transformaram práticas ilícitas contra a nação em atos ordinários, tentando tirar proveito para si mesmos com seus atos.

Não vislumbro, no caso concreto, o crime de prevaricação. Será que estou errado?

João Dias
22.01.13

Anônimo disse...

TODOS DE MARABÁ SABEM QUE O MAURINO SEMPRE DEU DIM DIM PARA ALGUNS VEREADORES, E OUTROS PRESTARAM SERVIÇOS OU ALUGARAM MAQUINAS PARA A PREFEITURA, AGORA VEM VCS COM ESSES PEITO MOLE MIM DIZER QUE SÃO MOÇAS, SÓ QUEM VAI ACREDITAR É O ADEMIR, COM ESSA CABECINHA BRANCA SÓ DE BESTA, COMO DIZIA A MINHA VOVÓ , TODOS NOS SABEMOS QUE EXISTE VEREADORES QUE SÃO CINCOS VEZES MAIS CAROS DO QUE OUTROS, VAI MIM DIZER QUE VC NÃO SABIA !!!!.

Anônimo disse...

ADEMIR POR ONDE ANDA O TAL LUIZ FERNANDO ? SERA QUE ELE AINDA VAI FICAR NA CÂMARA ? ESSE ADEMIR É IGUAL O LULA NÃO SABE DE NADA !!!.

Anônimo disse...

Demir, pelo visto aconteceu modificação no Dicionario e só agora soubemos, hein ? "Prevarificação", essa foi demais. Hilária. Em 23.01.13, Mba.-

Anônimo disse...

joao dias a lei moral basta. se voce acha que não é crime e passível de cassação de mandato e prisao, otimo. as outras pessoas pensam o contrário de voce

Anônimo disse...

E esses vereadores que se diziam oposição ,que assinava cpi com lápis e depois apagava .essa galera deve ser toda inocente sabe de nada .agora entendi meu deus como era que as folhas caiam .no caso aqui folhas de pio kaprin como dizem os indígenas .

Anônimo disse...

O MP tem que pegar essa lista. Se não cassar aos vereadores, pelo menos os suspendam dos mandatos até o final da apuração. Sabemos que isso acontece em todas as assemblleias legislativas desse país, mas não é comum virem a público dessa forma como afirma Salame, que diz ter em mãos a lista com nomes e valores. Assim a coisa muda de figura. Não tem como justificar o que foi dito. Só resta uma coisa a fazer: entregar a lista. Se omitir ou negar tal lista, ficará de mentiroso, o que já começa mal, pois mentindo logo no início do governo é uma evidência de que irá superar Maurino nas pinoquices. Agora para tirar o foco da questão o prefeito joga no ar a ALPA. Segundo ele tem influência até mais que senadores para agilizar o projeto. É apenas uma cortina de fumaça para que sua denúncia caia no esquecimento. Começa mal.

Anônimo disse...

O problema é esse o joão fala muito é faz pouco.Foi pego na primeira calça curta do seu governo.E o triste, pra ele é que a maioria dos vereadores reeleitos estão de novo na base do governo...quem vai convencer quem, de quer pagar apoio é crime?

João Dias disse...

Quem disse que não é crime, seu Anônimo?

Repete a leitura e verás, inclusive, que não é só UM, mais vários: Corrupção ativa, passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro - dependendo dos documentos e provas que venham a ser apresentadas, isto é, se os fatos forem apurados, processados e julgados.

sds. marabaenses.

Anônimo disse...

QUEM DEVERIA TIRAR OS RATOS PUBLICO É O POVO E NÃO O JOÃO !,PORQUE QUE VCS QUEREM OS NOMES DOS ROTOS SE VCS CONHECEM TODOS ELES ?, VCS GOTÃO DE UM BARRACO OU VER O CIRCO PEGAR FOGO !NÃO DIZ NÃO JOÃO, ELES NÃO SÃO CEGOS !!!!!.

Anônimo disse...

Que houve 'mensalinho' em Marabá isto é inegavel, todavia JS tem que tomar maior prudencia na fala, pois há de se lembrar que a comparação que o prefeito fez fora com o 'Mensalão', a nível nacional, que tem como principal agente o PT, que de forma não muito ortodoxa, em Marabá, está coligado ao PPS de Salame, há de se frizar que não se teve em Marabá a esperada renovação na Camâra, logo se esse crime de fato ocorreu deve de haver mensaleiros ainda no poder e claro haverá retaliações.
Para não gerar deturpações no meu pensamento explico: em momento algum sou contra as denúncias de corrupção, o que me alerta são os denunciantes, uma denúncia partido do poder executivo para o legislativo vai deixar indubitavelmente farpas e atritos e isto em um ínicio de um 'novo momento' pode levar sim a um 'novo fracasso'.
Salame seria mais experto se levasse em conta a sua graduação de jornalista e lembrar que denúncia de corrupção sim vale ouro, mas na mão dos jornalistas!!!

Anônimo disse...

Acho q o JS foi muito corajoso em falar da lista negra. Todos, eu disse, todos, todos os vereadores reeleitos recebiam dinheiro da prefeitura. Conversei com uma ex-servidora da CMM e ela me disse q na época do Tião era notório ele chegar com uma maleta de dinheiro na câmara. Maurino não ficou atrás. Teve até vereador q chegou a pedir 120 mil. Não é Edivaldo?

Anônimo disse...

Tião Miranda dando dinheiro! ai to ja foi até em emterro de Anão, e ja bebeu leite de onça.

Anônimo disse...

Anônimo das 12:52
É coragem até demasiada e esta estratégia é muito arriscada, retorno a ideia que: 'uma denuncia partido do poder executivo para o legislativo vai deixar indubitavelmente farpas e atritos e isto em um ínicio de um 'novo momento' pode levar sim a um 'novo fracasso'.'
Logo a relação 'harmoniosa' criada em ínicio de mandato já se foi embora! Uma cidade com os dois poderes representativos em choque está condenada ao fracasso!!!