Pages

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Da série: As vingancinhas de Jatene I


Jatene cancela reforma do Colosso

Por: Carlos Cruz (Jornal Impacto)
Ninguém esperava por mais essa traição por parte do governador Simão Jatene, mas infelizmente aconteceu. Vamos aos fatos como infelizmente aconteceram; A assinatura da Ordem de Serviço para as obras de conclusão do estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, deveria ser na quarta-feira, dia 30/01, em cerimônia recheada de pompa e circunstância, antes do início do jogo entre São Francisco (Leão Azul santareno) e Tuna Luso Brasileira, de Belém, jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Paraense.
E tinha de um tudo, para do bom e do melhor atender ao torcedor santareno. Além do anel com lances de arquibancada, o estádio, na prática que não houve, seria modernizado e adequado para atender às exigências da FIFA. Com a conclusão das obras, a capacidade do Colosso passaria de 12 para 20 mil espectadores sentados.
A Ordem de Serviço seria assinada pelo vice-governador Helenilson Pontes, e pelo Secretário de Obras do Estado, Joaquim Passarinho. Mas como atrás do pobre sonhador tem sempre o bicho do azar para cortar a esperança, por ordem do governador Simão Jatene, o ato de assinatura da Ordem de Serviço foi cancelado. 
Mas isso não é tudo, o governador Jatene já mandou avisar que marcará uma nova data para o tão sonhado evento. Fica tudo para depois do carnaval, quando o Governador e seu secretariado, incluindo o vice-Governador, vão aproveitar uma reunião politiqueira que será realizada com os prefeitos da região Oeste, aqui em Santarém. 
Ocorre que essa reunião com os prefeitos, onde muitos reivindicam, mas ninguém escuta, (ou finge não escutar), já era para ter acontecido, mas também foi cancelada pelo Governador para quem sabe, uma data mais oportuna. Na verdade, tanto faz, porque as viagens do governador Jatene na região Oeste do Pará há muito são infrutíferas.
Verdade seja dita, há muito o governador Simão Robson Jatene está com marcação com a nossa região. Como se não bastasse o apoio que não deu na época do plebiscito ao surgimento do Estado Sustentável do Tapajós, agora acha de fazer viagens com objetivo politiqueiro, em encontros onde nada é resolvido que promove com os prefeitos, todos ansiosos por soluções que nunca chegam. 
Onde a participação do vice-Governador é mais que oportuna nestas situações de descaso do governo estadual.
E o povo faz saltar do peito seu grito de clamor por dias melhores, com outro vice-governador que não seja de Santarém, pois tanto Odair Corrêa quanto Helenilson Pontes, deixam a desejar. E o povo clama: “Mais uma vez estamos sofrendo descaso do governo do Estado. Temos que ter punho e lutar pela criação do nosso Estado do Tapajós, enquanto isso vamos sempre sofrer por conta de governos que não têm responsabilidade com nossa região, ao povo do Oeste do Pará. 
Esse Governador só quer fazer média, pois ano que vem tem eleição para o governo do Estado, então, quer aproveitar e delegar todos os prefeitos da nossa região, e aos que puxam seu saco. Fiquem atentos, pois nossa região sempre ficará desprezada enquanto não tivermos atitudes de lutar para nossos ideais. Aos amantes de futebol como eu, fiquem atentos com as atitudes desse Governador… Santarém de olho nele…”. Assim se expressou um torcedor santareno, sofrendo no peito mais essa ingratidão.
Estacionamento do Colosso do Tapajós vira comércio particular: 
Mais uma denúncia foi feita envolvendo desmandos no estádio Colosso do Tapajós. Segundo leitores que estiveram em nossa redação e outros tantos que nos acionaram via e-mail e telefone; “Na quarta-feira, dia 23, no jogo do Leão azul contra o Águia de Marabá, eram cobrados três reais por veículo no estacionamento do Estádio Colosso do Tapajós. 
A pergunta que todos fazem é: Onde foi parar o dinheiro que era arrecadado na hora do jogo? Isso sem falar na grande mentira que foi imposta pelo JATENE! a reforma do estacionamento! A empresa responsável pela obra deveria se preocupar em trocar as placas expostas ao povo, falando da reforma que nunca chega a ser concluída”, diz o teor de várias denúncias.
Secretário se defende: O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Erasmo Maia, em contato com nossa reportagem, falou que a cobrança da taxa de 3 reais no estacionamento do Estádio Colosso do Tapajós além de configurar como prática irregular, não tem autorização alguma da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. “Vamos punir os elementos que estiverem cobrando essa taxa irregular. Basta que as pessoas prejudicadas nos procurem para registrar este tipo de crime”, assegurou o secretário Erasmo Maia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Demir, o cara(Jatene) cancelou tambem a Licitação do Estado para o recapeamento da rodovia de Tailândia até Marabá. E esse calhorda ainda tem coragem de agendar viagem pra cá. Temos que cobrar dos locais tucanos que detem mandato eletivo mais essa traição do pescador Jatene. Tião(PTB), Beto(PSDB)recém eleito vereador. 03.02.13, Mba.-PA.

Adir Castro disse...

Pessoal, desculpem dizer, mas isso está mais para complexo de vira-lata.

Toda Unidade Federativa tem uma capital. Se Carajás existisse também teria uma capital e também não tão próxima para alguns. Também teria choro dos que não fossem capital. É assim que funciona desde que o Brasil virou República.

O que nos falta são deputados estaduais eleitos não só em Marabá mas em toda região, comprometidos com as causas dos cidadãos que lhes outorgam o mandato. Quantos deputados estaduais são de Marabá? Quantos deputados foram eleitos em toda essa região? Não faz tanto tempo assim o PT governava o Pará e aqui tivemos uma deputada desse partido. O que ela fez em relação a essas estradas enquanto seu partido governava? Tivemos também, por cerca de dois anos, João Salame deputado e aliado de Jatene. O que ele fez em relação a essas estradas enquanto seu partido governava? Temos atualmente a Tião Miranda, com dois anos de mandato, aliado do atual governo. O que ele fez em relação a essas estradas enquanto é aliado do governo?

E os demais deputados eleitos na região, o que eles fizeram ou fazem em relação a essas estradas enquanto detentores de mandatos e com poder para cobrar o executivo estadual?

Temos ainda alguns deputados federais: Asdrúbal, Giovanni e Zequinha, que pelo visto também não se mexem, e ninguém sabe o que fizeram até agora por essas estradas.

Todos esses donatários de mandatos, seja na esfera estadual ou federal, reclamam. Do que reclamam ninguém sabe.

Cabe ao cidadão dessa cidade e região mudar seu voto. Quem sabe mudando, as coisas mudem.

Ainda não vi ou ouvi dos prefeitos e vereadores da região cogitaram um protesto coletivo contra o governo do estado, desse ou de anteriores. Existe uma associação que congrega as prefeituras dessa região, associação essa que ninguém sabe o que faz. Claro que não seria necessário a intervenção dessa associação. Bastaria os prefeitos e vereadores se unirem nesse grande protesto. Será que eles fariam isso?

Li no Facebook a deputada Bernadete informando que foi escolhida para ser a nova Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Vi muitas felicitações a ela pelo feito, mas não li ninguém cobrando dela explicações do que tem feito com o mandato que lhe foi dado pelo povo. Só parabéns pra você, felicidades, sucesso... Então deixemos de complexo e cobremos de nossos vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais. São eles e nós os culpados por esse estado de abandono.

E se formos ver as emendas que nossos parlamentares estaduais e federais têm trazido para Marabá e região, para quem tem um pouco mais de senso crítico, chegará à conclusão de que seus mandatos são apenas decorativos e caros. Nada do que trouxeram é relevante. Tiro o chapéu se me mostrarem algo de relevante e que tenha atingido toda a sociedade de Marabá e região ou tão somente um segmento dessa sociedade.