Pages

sexta-feira, 21 de março de 2014

Água privatizada


Uma das indústrias que mais crescem no Brasil, sobretudo nas mais atraentes localidades do interior do país, é a que se forma através das concessões públicas de águas e saneamento. Desempenho impressionante é a da Aegea Saneamentos e Participações, que controla 25 dessas empresas de serviços públicos essenciais, distribuídas por vários Estados brasileiros, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Agora a Aegea chegou ao Pará. Ela venceu, em novembro do ano passado, a licitação pública para os serviços de saneamento básico de Barcarena, que  abriga o principal distrito industrial do Estado. A concessão é plena dos serviços de água e esgoto.
Quem ganhou o leilão foi, na verdade, a Engepav Engenharia e Comércio. No final do mês passado, a Engepav transferiu a titularidade de todas as ações para a Aegea, que passou a ser dona da Águas de São Francisco. A Aegea Saneamento é a holding de saneamento do grupo Equioav, de São Paulo. Detentora dop contrato assinado com a prefeitura de Barcarena, a empresa se comprometeu a prestar os serviços durante os próximos 30 anos e a investir 188,6 milhões de reais em saneamento, sendo R$ 43 milhões nos primeiros cinco anos, para ampliar os sistemas de abastecimento de água e de estogamento sanitário do município.
Sem a atenção da opinião pública e o necessário debate sobre essa mudança, o que era função do poder público passa a ser item de gestão das empresas privadas. mudança para melhor mesmo? (Lúcio Flávio Pinto, Jornal Pessoal nº 556).

E a da Cosanpa?
A Prefeitura de Marabá firmou contrato, com empresa não especificada, para aquisição parcelada de água mineral e refrigerante.
Segundo o processo nº. 20143054, o contrato teve início em 10 de março recente e vai até  13 de janeiro de 2015.
Valor do desfrute: R$ 96.603,49.

Este mês, a prefeitura “escondeu” (aviso de 1 cm² em jornal de Belém) edital convocatório  para audiência pública sobre um projeto de saneamento básico para a cidade. Se tem algo a ver com tudo isso, só Deus sabe. 

Nenhum comentário: