Pages

terça-feira, 22 de junho de 2010

A voz do povo

Fui representar a OAB Marabá (da qual sou Conselheiro Titular) na visita de Lula ao projeto da ALPA e vou lhes contar uma coisa: eu nunca vi, ao longo dessas dezenas de anos que me interesso pela política marabaense, uma vaia tão grande para uma autoridade municipal, como a que o prefeito Maurino Magalhães recebeu hoje diante do presidente da República, Lula da Silva, do presidente regional do partido dele, Anivaldo Vale; da governadora Ana Júlia, ministros, prefeitos da região, imprensa, trabalhadores - e quem mais esteve por lá.
Vaia monstruosa. Magnífica. Ensurdecedora como as vuvuzelas na Áfríca do Sul. Vaia homérica. Tsunâmica. Acachapante. Imensurável. Inesquecível. Humilhante. Despudorada. Vergonhosa. Vaia que entra para a História  antiga e moderna de Marabá como um referencial, um marco, um divisor de águas.
Se Maurino fosse um homem sério, digno, tivesse compostura, eu sugeriria o harakiri.
E as palavras de ordem? "O povo elegeu, e já se arrependeu", "O povo está na rua, Maurino, a culpa é sua".

27 comentários:

Anônimo disse...

pelo visto, mano, a coisa começou, levar uma vaia na frente do Lula, vai ser considerado "leproso" pelos políticos à cata de votos, he he he he
que bom, essa vaia lava a alma e o coração; pena que o povinho de marabá não aprende a votar em quem merece - acho que nem aparece algupem que mereça mesmo, tal a politicalha que impera nos partidos daqui; um abraço e Viva a Vaia.

PS. que tal um fora maurino pelo twitter?
ps2. o Hiroshi não mencionou a vaia, pq será, não ouviu, ou não tava lá?

Prof Joyce disse...

Olá Ademir, estive presente nesta manifestação. Tudo isso poderia ser evitado se o prefeito tivesse sentado com a categoria da educação. Assim como o Movimento sem- teto também estava lá, demonstrando sua indignação e o movimento dos estudantes de São Felix. Só criou coragem de sentar amanhã mediante o documento do ministério público, que a reunião está prevista para amanhã. Isso é uma vergonha pra ele, fazer descaso com as série de questões que vem acontecendo em Marabá e serve de lição pra ele respeitar a cara do trabalhador. É muito simples ele ir para televisão é dar uma entrevista mixuruca de que são só uns gatos pingados e que o sindicato está fazendo politicagem, mas esconde que 80% das escolas estão totalmente paralizadas e que o comando de mobilização que não participa dos atos estão fazendo piquetes em seus locais de trabalho. A categoria está revoltada com desmandos deste prefeito que se diz "iluminado".

Adir Castro disse...

Olha, como sempre acontece, e em Marabá não é uma exceção à regra, quando estiver faltando seis meses para o fim de seu governo, ele, igualmente a seus antecessores, colocará as máquinas nas ruas para trabalhar. O discurso será o de sempre, igualmente a de seus antecessores: "O trabalho não pode parar". E o povo se vingará dele, fazendo o que sempre fez com seus antecessores: votando.

Provavelmente será reeleito, como já vimos antes. Tem a máquina nas mãos e um povo sem discernimento e sem memória.

E depois de alguns meses após a eleição, a população é tomada pelo mesmo sentimento de sempre: o arrependimento.

Se for feito uma enquente, perguntando às pessoas se na opinião deles, para se ganhar uma eleição é preciso ter dinheiro, 99% deles responderá que sim. É assim que a grande maioria pensa.

Apenas para ilustrar a falta de memória da população, vou exemplicar o caso do vice, que ao assumir por um dia exonerou alguns homens de confiança do prefeito. Muita gente aplaudiu, elogiou a atitude sensata, honesta e preocupada do mesmo. Esqueceram que outro dia a PF o conduzira preso. Como também esqueceram o motivo dessa prisão.

É difícil mudar uma cultura.

Anônimo disse...

Gostei de todos os adjetivos.
Foi exatamente assim!
Vc.conseguiu expressar o momento com as palavras certas!!!

Anônimo disse...

quase faltou adjetivo para as vaias do escolhido de deus.Pagão, e o discurso começou com a folha caindo?
Me racha a cara de vergonha.

Anônimo disse...

Cara o Lula tirou sarro dele. Rapaz manda o Hiroshy parar de ser Babão.
Não fique zangado,mas é por isso que eu AMO o Quaradouro. repercute a noticia como ela é.
Parabéns Pagão.

Anônimo disse...

Ademir,
O Nagilson fez a coisa certa!! E todos sabem que a prisão pela PF é jogada politica!! 80% das prisões da PF não tem cabimento, dados de levantamento de um delegado da própria PF em novembro de 2009, publicado no Estado de São Paulo (Estadão)....!!!! Honesto não tem vez nessa politica suja que você tanto rebate. Viva Nagilson e Viva Ademir. E toma-lhe Vaia no Maurino ateu em pele de evangélico!!!

Ademir Braz disse...

Das 19:11?
Sim,o vampiro de Morada Nova (já viram os dentes novos que ele mandou botar?)sacudiu mais uma vez os galhos e folhas da árvore dele, aquela que só dá maus frutos. E desta vez ele ouviu a voz de Deus: a poderosa e raivosa vuvuzela que quase fez tremer o iglu de terra e fogo que armaram para receber os visitantes.
E, sabe? Passa de uma da manhã dessa quarta-feira 23 de junho e não vi um único blog regional falar daquela tonitroante expressão popular.
Ora, por que será?...

Adir Castro disse...

Anônimo das 19:43 do dia 22. Então você quer dizer, a nós os desinformados, que a PF se prestou a esse deserviço, se deixando usar para atender a interesses políticos da esfera municipal e prendeu sem provas alguma apenas para perseguir a quem sempre esteve do lado do povo? Sob o teu ponto de vista a PF então forjou as provas que o delegado dissera, em entrevista a imprensa local, ter levantado durante a suposta investigação?

Como ela regrediu, não é? Antes, não posso afirmar se é verdade, mas comentava-se a boca miúda que ela era usada apenas pelos "lá de cima". Sempre tive a PF como séria e confiável. Mas, partindo dessa sua informação, sou forçado a vê-la no mesmo patamar da polícia de trânsito lá de Utopia.

Só resta dizer isso pra PF: Quem te viu, quem te vê!

Anônimo disse...

Pagão, hoje o Diário do Pará deu a vaia, através do Carlos Mendes. Tem uma coluna só para este fato ao lado da matéria sobre o Lula e a Alpa. Quis até se dizer sindicalista, o prefeito blasfemo; o Carlos Mendes disse que a Governadora e o Lula fizerem que não viram, nem ouviram. Mas o Hiroshi é mesmo Babão, não é? Nada das vaias, porque será? Hoje a internete não deixa passar nada, será que ele não sabe disso? E ainda tem gente que acha que o povo não aprende, tem memória curta, como o comentarista das 17:19(29. Aprende sim, essa sua visão apenas fortaklece aqueles que pensam que somos burros. No fundo, é a mesma visão dos pensam assim.

Anônimo disse...

Ademir, os blogueiros venderam seus espaços para os governos que não suportam a democracia,a verdade e a transparência.
Infelizmente nos temos esses tipos de gente que se dizem "profissionais", mais são um monte de picaretas, corruptos.

Anônimo disse...

Lula levou uma sonora vaia no PAN de 2007. Foi a primeira vez que um Chefe de Estado foi vaiado na abertura de um PAN. E hoje, como esta a popularidade do Lula? Temos que fazer igual os argentinos e radicalizar de vez.

Ademir Braz disse...

06:46:
Saiba que Maurino comparou-se a Lula, em sua trajetória: disse que foi sindicalista (não explicou quando e onde, mas acho que foi do sindicato dos jegues, lá no Côco Chato), militante com Dorothy Stang em defesa dos lavradores, e que igualmente tomou vaias no passado...

Anônimo disse...

Ele pode até ter sido sindicalista, pode ter tido origem humilde. Pode até ser que ele seja igual ao Lula em muitos aspectos sim, mas existe uma diferença muito sútil entre eles: " a inteligência". O Lula mesmo disse que essas coisas se resolve conversando.Mas vem cá, ele num tinha dito que era meia dúzia de gatos pingados? E fizeram esse barulho todo?

Ademir Braz disse...

Escuta das 08:02:
Não seja muito severo com o vampiro de Morada Nova! É possível que quando ele tenha dito"gato pingado", talvez se referisse a gato cheio de pinga, o que muda a coisa toda. Tu já viu um "gato pingado"? Eu também não. Mas sei quesem pinga eles fazem um escarcéu do cacete, que dirá...

Anônimo disse...

Será que o Hiroshi está com a mão "molhada" emsabuada e não pode escrever poque estaria escorregando os dedos no teclado?sei não...

Ademir Braz disse...

Que isso, das 10:32, quê isso? O Hiroshi tem uma produtora que possui boa clientela, ele não precisa disso, eu acho...

Anônimo disse...

Ao MURAL de MARABÁ....
(DIREITO DE RESPOSTA)
A PF é séria e tem um serviço exemplar. Posso ter me expressado mal. O que acho é que em política há muitas arapucas montadas e é papel da polícia apurar. Como todos sabem a Policia não tem papel punitivo e sim investigativo, e qualquer prisão nesse processo não é punitiva e sim preventiva. Quem decide quem está certo ou errado não é a polícia e sim a Justiça (a que julga). A reportagem do Estadão emitida por um delegado da própria PF é que há intervenção política nos procedimentos que culminam com mais de 80% de resultados negativos.

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/pf-nao-esclarece-80-dos-casos-diz-pesquisa-20091109.html

Eu apenas transmiti uma informação que foi dada por um delegado da própria PF em novembro de 2009. Basta copiar o endereçao acima.

Espero ter sido mais claro.
Não estou defendendo ninguem, mas colocando os fatos. Pois todos são passíveis de erros.

Anônimo disse...

Pagão,
Será que alguem vai querer ter o Maurino no palanque nesta eleição???!! Responda e comente, por favor!

Adir Castro disse...

Com o devido respeito ao dono do blog, que é advogado, e sem querer ser presunçoso, vou tentar traçar aqui o que imagino ser uma prisão com provas e em flagrante. Não citarei a nenhum caso específico, farei em linhas gerais.

Me parece, não sou do ramo, mas a prisão ocorre mediante provas ou quando o criminoso é pego em flagrante delito dentro do prazo que a Lei permite, que é de 24 horas após o cometimento do crime.

A investigação em si de um crime não tem tempo de duração. Mas encerra quando os fatos são comprovados verdadeiros ou falsos. Não sou advogado nem policial, mas já li alguma coisa sobre isso, nalgum lugar.

Realmente é a justiça quem condena. E o faz diante de fatos, no caso, as provas. Assim também a prisão ocorre mediante as provas levantadas. A Polícia não condena a ninguém dizendo se o criminoso é culpado e qual a pena dele . Isso fica a cargo da justiça, que o faz usando as provas colhidas e motivo da prisão. A Polícia com as provas em mãos faz apenas o procedimento que lhe cabe: autua.

O fato de um julgamento não ter sido feito após uma prisão com provas documentais e tudo, não exime ninguém do crime cometido. Signfica apenas que por falta de tempo, a nossa célere justiça ainda não teve tempo para apreciar ao caso e dá parecer final.

Acontece que julgamentos, em geral, levam anos para irem adiante. E os acusados nesse meio tempo apregoam que são inocentes, é marketing: podem fazê-lo sim, não é crime, só é feio. Alguns crimes até prescrevem por não terem ido a julgamento dentro do prazo legal.

Quando uma prisão é feita sem provas, ela é arbitrária. Acho que qualquer advogado derruba uma prisão dessas. E nesses casos, o acusado pode denunciar, fazendo um marketing ainda melhor. Principalmente se for uma pessoa pública.

Só fica calado se quiser. No mínimo esfrega as provas forjadas na cara de seus acusadores e perseguidores. No caso, sendo uma pessoa pública.

Se for algum mortal igual a mim e você, a solução é chorar no travesseiro que é lugar quente e esperar por um novo dia, pois não existe nada melhor que um dia atrás do outro.

Como disse anteriormente, não sou do ramo. Mas acho que é por aí. O dono do blog é advogado e pode fazer uma ilustração sobre uma prisão com provas, se assim o quiser, tecnicamente melhor que as minhas e suas conjecturas.

Acho que o mais importante para nós, leigos e votantes, é termos discernimento acerca dos acontecimentos à nossa volta. Assim teremos mais lucidez e não seremos vítimas tão fáceis nas manobras desse jogo de xadrez, em que nós somos os peões manipulados por esses ilustres senhores, e em alguns casos, até ilustres senhoras.

Anônimo disse...

O maurino, culpou a elite que não aceita um homem humilde assumir o poder.quem seria a elite que rejeita o moço?
Seria os empresários de marabá que financiaram sua campanha.ou os servidores que votaram em peso nele?
Só sei que, com aquela vaia monstruosa a presença do prefeito em eventos deve ser evitada.

Anônimo disse...

A vaia lá na zona rural, foi o ensaio desta Vuvulzelagem que foi soprada no ouvido do Mauirno na vinda do Sr. Presidente a Marabá, pode ter mais é só testar a sua impopularidade em outros eventos, só quero ver que tem coragem para se abraçar com o Tamandua.hehehe

Ademir Braz disse...

Ora, das 11:09, eu não sabia dessa calorosa recepção na zona rural. Onde foi, hein?
Conta! Conta!!!

Anônimo disse...

Foi na Vila União o começo da Vulvulzelagem...

Anônimo disse...

Olá pagão!
Digo que tá difícil o homem cometer o harakiri, o mesmo não tem honra e nem vergonha, melhor o mesmo não conhece tais atitudes. agora falemos dos homens de Deus que o acompanham, o que me dizes dos pastores asembleianos que tão tirando sem o menor escrupúlo o dinheiro público? Será em nome de Deus? ou do demo? Penso que estes junto com o Maurino são homens do demônio, isso se o bicho feio ainda não baniu-os do seu espaço, haja vista serem mais tenebrosos que o próprio...

Anônimo disse...

E o Tião? o que aconteceu a este já morreu? Ou é fantasma nessa administração atual,pois segundo comentários não é ´somente o ney caladim- secretário da educação que é marionete, o tal do prefeito é manipulado pelos oportunistas do Tocantins e dizem que quando o Tião dirige lhe os olhos este bate a continência...

Anônimo disse...

Eu não sei o Tião, mas o maurino não respira sem pedir opinião ao vereador miguelito.