Vale assusta em Canaã |
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Associação de Agricultores de Canaã dos Carajás neste sábado promovem o I Encontro dos Atingidos pela Mineração no Município , a partir das 09h00, na Câmara Municipal. O evento tem apoio do Cepasp, CPT, MST, Emater, Fetagri, Copserviços, Campanha Justiça nos Trilhos e Movimento Debate e Ação , e coincide com os seis anos de atividade da Vale que resultou na exportação das primeiras toneladas de concentrado de cobre extraído da mina do Sossego , em Canaã dos Carajás .
“Neste período , diz nota da organização do encontro , observa-se o crescimento das cavas do Sequerinho e do Sossêgo; aumento das serras de material estéril e de rejeitos tóxicos acumulados nas barragens ; do aumento das áreas ocupadas por linhas de transmissão e dos transtornos causados para as populações . Observa-se também o aumento de morte de animais , o número de casas rachadas pela trepidação causada pela detonação de dinamites , poluição das águas , ruídos , rebaixamento do lençol freático , isolamento de agricultores e das vilas ”.
Queixam-se os atingidos pela mineração da multinacional que “com os projetos Sossego, Níquel do Vermelho , 118, e agora o Cristalino e Serra sul , a Vale está se apropriando da maioria das áreas agricultáveis do município , e os agricultores estão sendo expulso de suas localidades . O resultado de tudo isto é a queda da produção de alimentos , o inchaço da cidade , aumento da pobreza , da prostituição , da criminalidade , do tráfico de drogas , e por outro lado o lucro da Vale que aumenta a cada ano .”
Nenhum comentário:
Postar um comentário