Pages

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Alguém ainda se lembra do Spacefox route NSE-5918?

Cumprindo sua missão de exigir transparência do poder público, Opinião foi em busca de notícias sobre o carro flagrado dia 13 de outubro no motel Madri. Ouvido, o coronel Araújo, coordenador do DMTU, fiel depositário do veículo, disse que o Space fox "era utilizado por qualquer pessoa que precisasse".
Inclusive para trocar o óleo!?
Veja o que dizem o jornal e o Blog do Laércio:


"O processo disciplinar que apura denúncia contra agente do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano), em Marabá, deverá ficar pronto dentro dos próximos 15 dias. É o que acredita o coordenador do órgão, coronel Antônio Ferreira de Araújo, ouvido pelo Opinião na tarde desta segunda-feira (24).
Segundo Araújo, a sindicância para apurar o caso foi instaurada há cerca de duas semanas. O prazo para o encerramento das investigações é de 30 dias, podendo ser dilatado por igual período, mas o coronel acha que não será necessário prorrogação.
O processo disciplinar vai apontar quem foi o servidor que esteve no motel Madri, em 13 de outubro do ano passado, com carro que deveria estar à disposição do diretor do DMTU, e vai indicar ainda qual será a penalidade a ser imputada a ele pelo desvio de conduta.
Conforme denúncia levada ao conhecimento do Ministério Público Estadual pelo vereador Edivaldo Santos (PPS) no início deste ano, o veículo corsa spacefox route, placas NSE-5918, foi flagrado na garagem de um quarto de motel. O carro não pertence ao DMTU, mas estava por determinação judicial sob a responsabilidade do coronel Araújo, a quem a Justiça constituiu fiel depositário.
“Tão logo fomos informados da denúncia, fato que chegou ao nosso conhecimento através de notícia veiculada num blog de determinado vereador, de imediato nos mobilizamos no sentido de apurar”, afirmou o diretor do DMTU, revelando que a primeira medida foi oficiar à Secretaria Municipal de Admministração, solicitando a instauração de sindicância para investigar o caso.
Ainda de acordo com coronel Araújo, ele não estava em Marabá no dia 13 de outubro do ano passado, quando o carro foi visto no motel. Naquela data, ele estava numa reunião de trabalho em Belém.
Visando contribuir com a investigação, Araújo disse que solicitou ao proprietário do motel que disponibilize cópia das fitas de vídeo do circuito interno que, porventura, possibilitem identificar o condutor do veículo. “Nosso interesse, logicamente, é desvendar e identificar, até para punir se for o caso”, asseverou o coronel, fazendo questão de frisar que o carro não pertence ao DMTU nem ao município e, sim, faz parte dos veículos à disposição da Justiça Federal, tendo sido entregue a ele, Araújo, a quem o Judiciário constituiu fiel depositário.
Além do spacefox, o diretor do DMTU ainda é fiel depositário de três motocicletas, todas repassadas pela Justiça Federal. Segundo ele, não está mais se sentindo à vontade para continuar com os veículos e já oficiou ao Poder Judiciário sua pretensão de devolvê-los para que esse indique outro responsável.
Perguntado se adotou alguma medida para que o carro não seja apanhado novamente em utilização escusa, Araújo disse que restringiu mais a utilização do veículo. “Antes ele era utilizado por qualquer pessoa que precisasse. Hoje, nós limitamos. A utilização é somente da direção e, eventualmente, do chefe do Setor Administrativo”."

4 comentários:

Andre Ribeiro disse...

Caro Ademir,
Fiel depositário é para ser guardado e utilizado em caso de manutenção do veiculo. Não pode ser utilizado por qualquer pessoa até porque ele vai nominal ao seu depositário.
Então qualquer dano que aconteça a este veiculo nas estradas ou ruas é um imenso perigo pois o mesmo não está com o seu seguro DPVAT pago e em caso de acidente ele está totalmente ilegal.
O que me estranha é que um órgão fiscalizador é o primeiro a dar mau exemplo ao condutor sobre este tipo de situação.
O mais intrigante é que vem de um coronel aposentado que "dirige" o DMTU. Quanto a quem estava dirigindo o veiculo é simplesmente um detalhe. O fato é que ele estava sendo usado e em local que não condiz com sua função, ou condiz?

Anônimo disse...

Nesse caso a coisa tende a cair no esquecimento propositalmente. O próprio Araujo em entrevista recente em uma radio local disse que "investigaremos, e caso se identifique o condutor será punido. Caso se identifique " reprisou. Ora, já demonstra pouca ou nenhuma vontade de esclarecer o fato. Aliás, eles lá sabem, não querem é divulgar o nome do envolvido. O fato por sí só já é lamentavel e de uma leviandade à toda prova. "É o povo governando". Em 27.04.11, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Demir, a questão de fundo não são os nomes indicados para os cargos em questão. O problema central, é que no governo do misto de ensaio de ditador e déspota, Maurino, a hegemonia político-institucional, é exercida com fundamento na perversa lógica do clientelismo, que condiciona e engessa o aparelho de estado municipal, através do centralismo oligárquico - não que antes tenha sido diferente. Não existem arenas coletivas para ponderações de cunho técnico. O poder é exercido de forma autocrática. onde os interesses particulares se sobressaem e, são criteriosamente filtrados por mecanismos excludentes que, em ultima instancia, beneficiam sempre os mesmos grupos econômicos. A administração pública em Marabá, foi reduzida à patética condição de central oligárquica de amparo aos burgueses e fidalgos decadentes. As políticas sociais em todas as suas instancias, foram interditadas e/ou relegadas à terceiro plano. Os espaços institucionais sucateados, sem qualquer cerimonia compensatoria. É o jeito 6M de governar (?), escanchado em seu contraditorio slogan "o povo governando". Em 29.04.11, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Demir, após ler materia de capa do CT de hoje, quando aparecem na foto que ilustra a materia, a Promotora Mayana e o alcaide Maurino; oportunidade na qual, a primeira, literalmente "canta o be-a-bá" sobre os erros presentes no documentario relativo ao licenciamento para a Leão Ambiental na questão do lixo. Sinceramente, não lembro e nem acho ter acontecido, com prefeitos anteriores na historia de Marabá, tal "puxão de orelha", praticamente em público. Prá quem tem um mínimo de vergonha na cara seria muito deprimente, ser "chamado à atenção" por erros primarios na tal Licitação. Ou tal situação foi criada propositalmente ? Em 05.05.11, Marabá-PA.