Pages

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ambientalistas discutem propostas para preservação do Tocantins

Em Imperatriz, estudantes, autoridades e ambientalistas discutem propostas para preservação do rio Tocantins. O encontro faz parte do Fórum Nacional de Comitês das Bacias Hidrográficas.
As propostas locais de defesa do rio Tocantins vão ser apresentadas no encontro estadual que vai discutir o assunto. O assoreamento das margens, a grande quantidade de lixo e a pesca indiscriminada são um alerta de que o rio precisa de ajuda.
Do norte do Estado de Goiás até desembocar no Delta Amazônico, o rio Tocantins passa pelos Estados do Tocantins, Maranhão e Pará. É o segundo maior rio brasileiro, com quase três mil quilômetros de extensão. O potencial energético do Tocantins ganha evidência com as novas usinas instaladas, a exemplo da hidrelétrica de Estreito, que ainda está em fase de teste. Mas esse patrimônio natural precisa ser preservado.
O assoreamento das margens, a grande quantidade de lixo jogada no leito do rio e a pesca indiscriminada são um alerta de que o futuro do Tocantins está ameaçado. A retirada desordenada de areia do fundo do rio é mais um agravante. As transformações no rio Tocantins ao longo dos últimos anos são visíveis e trazem sérias consequências. Para quem depende exclusivamente da pesca, a situação é ainda mais preocupante.
Pescador por mais de 20 anos, Raimundo Silva desistiu da profissão porque muitas espécies desapareceram. A problemática do rio foi o que norteou a discussão em Imperatriz, no evento promovido pelo Fórum Nacional de Comitês das Bacias Hidrográficas. Além de representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o encontro reuniu muitos estudantes.
A discussão sobre a gestão de recursos hídricos com representantes de Imperatriz continua no próximo encontro que será realizado em São Luís. (Fonte: Imirante, com informações da TV Mirante)
------------
Enquanto isso, em Marabá o prefeito Maurino Magalhães manda aterrar o rio Vermelho, um dos principais afluentes do Itacaiúnas. E seus subordinados jogam dejetos humanos no Tocantins.
Ô terra!... Ô gente pavorosa!...

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ademir, a propósito sobre o tema, lí hoje materia no CT, onde o Sr. Pedro Lopes de Brito vêm a público discorrer - muito pouco - sobre a colocação e permanencia de "casas de veraneio" flutuantes na beira da praia do Tucunaré. O Sr. Pedro fala de "ranço" em alusão à pessoa que teria publicado nota no tópico "Notícias da Universidade", criticando principalmente a eliminação de fezes e urina oriundas daquelas casas que prejudicariam sobre maneira a saude de quem se dispõe ir àquele logradouro, ficando logo abaixo das flutuantes. Não identifiquei ranço na nota e sim denuncia. Quanto ao anonimato de que tanto reclama o Sr. Pedro Lopes, errado é sim, porém, justificavel, haja visto, via de regra, pessoas denunciantes de quem tem mais poder econômico, usarem tal artifício para não serem perseguidas pelos denunciados. Tentar justificar o injustificavel, foi essa a atitude do Sr. Pedro Lopes em sua, por sí só, frágil defesa, e por consequencia, de seus associados (ASCAF), citando dejetos de limpa-fossas, esgoto urbano lançados no rio etc... Assemelhou-se sim, e muito, àqueles que às vezes, até sem consciencia, executam a denunciada poluição citada pelo senhor. O Sr. Pedro Lopes caiu na vala comum com seus associados, ao pensarem e executarem aquela máxima de que "os outros fazem, porquê eu não, violão ? Seria salutar o não fazer sem "licença" ou, no mínimo conversar com quem de direito. Tenho plena certeza da consciencia da contribuição negativa para a saude dos expostos aos dejetos das flutuantes, por parte de seus proprietarios. Não tenho, não quero, e nem acho necessário, ter procuração do reclamado do Sr. Pedro Lopes. Apenas me solidarizo a esse. O tema específico das "flutuantes" é controverso, em meu sentir, não. Sou contra. A não ser, senhores, que o certo seja o errado. Entenderam ? Em 24.09.11, Marabá-PA.

Fábio Reis disse...

Tive um sonho maravilhoso!!>srsr, segunda feira, 26 de setembro de 2011..o desprefeito Maurino era caçado do cargo pela justiça novamente, ..improbidades e mais improbidades....srsr...é só esperar o dia de amanhã!!>srrs.

Agora horrível é ter que esperar o pesadelo de vê-lo voltar pela segunda vez..o que de certo não tardará..afinal ..a justiça é tupinukin.

Anônimo disse...

Fabio Reis tens razão, infelizmente, temo que a cassação não ocorra, e caso aconteça a condenação, há recursos a serem interpostos nas instancias superiores, que fatalmente, dada a lentidão de andamento do processo, manterão Maurino até o final do mandato. Quero não acreditar nessa possibilidade - real - e torço para que a primeira situação (cassação) ocorra. Em 26.09.11, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Eu não acredito nem que sai aqui em maraba.
Pelas articulações que vvem ocorrendo na cidade envolvendo gente poderosa e muitos reais, o accorddo vao ser celado aqui mesmo na cidade dos muros baixos.