Pages

domingo, 27 de maio de 2012

Ninguém sabia! Maurino municipalizou a Vale


Vereador intrigado com placa da prefeitura em obra da Vale 
Há cerca de dois meses, a mineradora Vale está realizando, através de uma empresa terceirizada, uma obra de reforma na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Oneide Tavares”, na Folha 30. Desde a última semana, alunos, professores e a direção daquele estabelecimento ficaram intrigados com uma placa colocada no muro da escola pela Prefeitura de Marabá, informando que aquela era a obra de Número 175, gerando 16 empregos para reforma e ampliação do prédio, tendo custado aos cofres públicos R$ 184.357,01.
O caso foi criticado de forma veemente pelo vereador Edivaldo Santos (PPS) na tribuna da Câmara na sessão da última terça-feira, 15. Ele disse que os alunos e professores daquela escola não conseguem entender onde a prefeitura “cavou” aquela obra. “Todos sabem que é a Vale quem está realizando aquela obra e não tem nem um saco de cimento da prefeitura”.
A reportagem do CT esteve no local e conversou com a vice-diretora da escola Oneide Tavares, Maria de Nasaré, a qual confirmou que a obra está sendo realizada totalmente pela Vale, com troca de forro, telhado, iluminação das salas, piso, reforma dos banheiros, além da pintura. “Eles trabalham até sábado e domingo, tudo para que os alunos não fiquem sem aula durante a semana”, explica a diretora.
Todavia, a vice-diretora observou que embora a escola seja do Estado, há algumas turmas do ensino fundamental que funcionam ali, cujo ensino é de responsabilidade do município. Com isso, a Prefeitura contribuiu em 2009 com a reforma do piso da quadra de esporte, reconstrução do muro e colocação de alambrado. “Foi uma ajuda bem vinda, mas não aconteceu este ano nem no ano passado. Os pais ficaram intrigados com essa placa no último sábado, durante a festa do Dia das Mães”, revelou.
A reportagem do CT também conversou com Eloiso Araújo, gerente da Alpa em Marabá, o qual confirmou que a obra está sendo executada pela Vale, sendo aquela uma das cinco escolas beneficiadas através de um convênio entre a mineradora e o governo do Estado. “Vou procurar a prefeitura, para saber se eles vão fazer alguma obra naquela escola, para que não façam aquilo que já realizamos”, explicou.
Prefeitura justifica
A Reportagem do CORREIO DO TOCANTINS entrou em contato com a assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), pedindo explicações sobre o caso incomum. Em nota curta, a Sevop fez a seguinte explicação: “A Prefeitura Municipal de Marabá (PMM), por meio de sua Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), esclarece que a reforma referida no outdoor, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Oneide Tavares, na Folha 30, Nova Marabá, aconteceu no ano de 2010. Resultado de convênio com o Governo Federal (Fundeb), contrato 072/2010-C/SEVOP/PMM, tomada de preços n°007/2010/CPL/Sevop – Lote 02 item 4, sendo contratada a empresa LC Construção Civil Ltda, executora da obra. Portanto, a placa tem o intuito de levar ao conhecimento da comunidade mais uma obra da atual gestão”.
Todavia, a Sevop não explicou que obras executou e o que foi ampliado. Ainda assim, para a comunidade escolar, não justifica colocar a placa de uma obra dois anos depois de ela ter sido realizada, quando outra reforma está em andamento. (Emilly Coelho)
CORREIO DO TOCANTINS
17/05/2012

11 comentários:

Anônimo disse...

O nome da empresa é no mínimo curioso LC Construções Ltda, bem lembra o nome do ex-secretário Lucídio Collinetti.

Professor Sofrido disse...

Adémir,
O esclarecimento da SEVOP, sobre a tal placa, é um prato cheio pra ser apurado : Senão vejamos, só dois anos depois de ter firmado um convênio com o Gov. Federal ( FUNDEB ),surgi a tal placa, exatamente no momento em que a VALE
num convênio firmado com a SEDUC para a reforma de cinco escolas Estaduais, incluindo esta da folha 30. Pelo, que consta nunca foi feita nenhuma reforma pela prefeitura nos ultimos dois anos. Então, está bem claro que esta tal placa, e o indicativo de que estes ladrões estão tentando se aproveitar para justificar DESVIOS DOS RECURSOS do FUNDEB, que tinha como objeto a tal reforma. Cadê, o MPE, que não mostra a cara !

Anônimo disse...

É ignorância minha ou existe em Marabá duas escolas quase homônimas, pois a escola Josineide, e não Oneide, Tavares fica na Liberdade, Não?!

Anônimo disse...

Temos q ficar atentos a uns negocios q estao sendo feitos no bairro Sao Felix e q estao comprando uma fazenda pedaco a pedaco para construir casas populares e nesse ritmo vai sair caro, pois as duas primeiras aquisicoes ja somam 15.000.000,00 (quinze milhoes de reais) com esse valor, se compra area para uma cidade inteira e nao so dois conjuntos habitacionais q levam o sobrenomedo prefeito. FIQUEMOS DE OLHO!!!!!!

Anônimo disse...

toda essa tramoia com o dinheiro do fundeb. Sera que o conselho do FUNDEB verificou essa situação antes de assinar o parecer, dando o aval para a semed continuar desviando o dinheiro da educação?
Ademir, tem escola que eles apenas pintaram pelo valor de 250.000.
Faz uma investigação sobre a prestação e contas do fundeb de 2011, e vc vai descobrir o maior rombo nos recursos da educação.

Anônimo disse...

Ademir.
O Maurino continua com a macaquice dele, eita prefeito ruim, esse exagerou na dose da incompetência. Nos ajude meu DEUS.

Anônimo disse...

Alguem ou o próprio ministério publico e esta câmara de vereadores que e cega já pensou em investigar os custos dessas placas

Anônimo disse...

e o pior é que parece que ele está retirando as placas, pelo menos arrancaram a da Av. Minas Gerais, e o custo como fica... eu fotografei antes de retirarem, será que vem com novo valor(??????)

eu acho um absurdo a quantidade de placas pela transamazonica todas com o mesmo conteúdo, só para justificar os gastos (desnecessários)....

dizem as más linguas, boatos e boatos, que já tem cx para compra de vo... e não é pouco não.

Anônimo disse...

Ei pagao essa merece uma charge, e q um amigo la da nova maraba estava construindo uns kit-net's e de repente eis q chega uma equipe do boquinha pra colocar uma placa como obra da prefeitura... Foi luta pra dizer q era uma obra particular.Kkkkkkkk

Anônimo disse...

Pelo que sei o -MPE está investigando as placas e tambem os gastos na reforma das escolas.

Anônimo disse...

Vamos brincar de Forca....

Dica 1: Complete a frase:
O prefeito tem dinheiro para comprar...

_ _ _ _ _ _ _ _ _

Dica 2: A palavra está no plural...

Quem adivinhar será o enforcado...kkkkk
Palpites por favor....