Pages

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vale e FCCM iniciam restauração do Palacete Augusto Dias

No Barrancas do Itacaiúnas:


Prédio pode ser restaurado em breve; obras começam em 2013

Iniciaram nesta semana os trabalhos para elaboração dos projetos de reforma e restauração do Palacete Augusto Dias, prédio da antiga sede da Câmara Municipal de Marabá, que será transformado em Museu Histórico. O projeto de restauração será realizado pela equipe de consultores do Fórum Landi, uma organização ligada à Universidade Federal do Pará (UFPA) contratados pela Vale, por meio do projeto Aços Laminados do Pará, Alpa.

A equipe técnica da primeira visita foi composta pelos técnicos do Fórum Landi, pela  museóloga Célia Cursino, pelos  representantes da Fundação Casa da Cultura de Marabá ( FCCM) e do projeto Alpa. A FCCM será responsável pela  gerência do Museu Histórico.
Neste inicio de trabalho, os técnicos e pesquisadores estão conhecendo as instalações, fazendo o levantamento cadastral e topográfico do prédio, que também já sediou a Prefeitura de Marabá. Os dados levantado vão ajudar a compor o projeto executivo do Museu , que prevê resgatar traços e a estrutura original do prédio, transformando-o em espaço cultural da região sudeste.
A expectativa é que a  elaboração dos projetos de reforma e de restauração do Palacete estejam concluídos até o final deste ano, com previsão de inicio da obra para 2013, ano do centenário de Marabá.

Para o gerente de Meio Ambiente da Alpa, Leonardo Neves, fala da importância para a empresa participar da reforma do Palacete Augusto Dias. “Participar deste projeto é uma forma de contribuir com a preservação do resgate da memória cultural de Marabá”, enfatiza. A Alpa também patrocina o projeto de memória de Marabá por meio da publicação do livro sobre a cidade, previsto para ser lançado no mês de aniversário de Marabá, em abril de 2013.

Quando estiver reformado e transformado em Museu Histórico Francisco Coelho, “o espaço irá abrigar a Pinacoteca, os arquivos fotográfico e histórico da cidade e que hoje encontram-se á disposição da população para visitação na Fundação Casa da Cultura de Marabá”, explica a coordenadora da Pinacoteca Municipal Pedro Morbach, Cátia  Weirich.

8 comentários:

Anônimo disse...

Depois de ter abrigado por décadas a maior vergonha de Marabá e dioturnamente servir de mijódromo para vagabundos sem vergonha, espero que um dia, a este monumento seja dado um digno destino e o devido respeito.

CEBINHO.

Antonio velha Marabá disse...

Démir,tem que rancar, essas caixas
pre-historicas que recebiam aparelhos de Ar condicionado.Já, sonho com essa reforma. Abs,

Pedro Saraiva disse...

Amigo Ademir Braz,
Como parte do resgate da nossa história, séria interessante eles
descobrirem, quem foram os primeiros políticos que ocuparam
as cadeiras de Prefeito e de Presidente da camara, neste maravilhoso e historico prédio " PATRIMONIO DE MARABÁ ". Abs

Plinio Pinheiro Neto disse...

Caro amigo ecolega.

O primeiro Prefeito foi Augusto Dias, que construiu o prédio em 1936.Destaque-se que na mesma época, quando estavam construindo a antiga Praça Duque de Caxias, totalmente descaracterizada pelas reformas posteriores, o Prefeito Augusto Dias foi até o coreto central e apôs a sua assinatura no cimento ainda mole do piso.Durante o Governo Hamilton Bezerra quando o engenheiro Ricardo Smith fez a primeira reforma, quase cobrem a assinatura, porém consegui alertá-lo a tempo e isso não aconteceu, porém, agora que o coreto foi transformado de espaço cultural, destino que lhe deu Hamilton Bezerra, em loja de propriedade particular, percebi, com tristeza que fizeram um piso de granito e que a assinatura foi encoberta, certamente, por alguém sem raízes em Marabá e desamante de nossas tradições.Lamentável, porém verdadeiro.Diante de tantos crimes que se comete contra a cultura e a memória de nossa quase centenária cidade, aplaudo a reforma do Palacete Augusto Dias e espero pelo aproveitamento do antigo Grupo Escolar Estadual ao lado do Banco do Brasil, imóvel que hoje pertence ao Municipio, pois o ex-Prefeito Nagib Mutran o recebeu em troca do terreno onde o Estado edificou a Delegacia de Conflitos Agrários, no qual ficava a torre de refrigeração (em madeira) dos motores da antiga usina de luz (dois motores, um Catterpilar e um Duvant).Lembras?

Pedro Saraiva disse...

Dr. Plinio Pinheiro, muito grato pelas suas informações: realmente lametável para a nossa história a retirada da assinatura do 1º Prefeito de Marabá, quando da construção do coreto, da antiga Praça Duque de Caxias. Olha, vamos
ter que chamar à atenção das autoridades do Estado do Pará, pois, o mesmo arquiteto, se é que se possa assim chama-lo Sr. Honorio que descarequiterizou a historica Duque de Caxias, é o responsavel pelo projeto arquitetonico do Centro de Convenções de Marabá. Portanto, se levada em consideração o fato de ele ter sido o projetista daquela murralha no meio da praça, é muito preocupante, apesar do mesmo ser filho desta terra e não respeitar sua historia. Lembreí, lembreí, o prefeito que autorizou o COLISEU da Duque de Caxias foi o TIÃO do NÃO. Em tempo: faltou o nome do 1º Presidente da Câmara Municipal de Marabá.

Plinio Pinheiro Neto disse...

Caro Pedro Saraiva.

Mando para seu conheciumento uma relação dos Prefeitos de Marabá.O primeiro Presidente da Câmara foi Antonio da Rocha Maia.Vejamos:

O primeiro prefeito (na época Intendente) de Marabá, Antonio da Rocha Maia, nasceu em 1878, no maranhão na cidade de Carolina. Ele mudou-se com sua esposa para Marabá em 1900, para trabalhar como comerciante. A partir de 1907 ele passa a chefiar todos os movimentos para emancipação política da cidade, sendo inclusive, o Presidente da Comissão Administrativa.
Em 1913, a comissão encarregou Pedro Peres Fontenelle de levar o projeto a Belém. Maia, então foi nomeado pelo governador, presidente da Comissão Administrativa do novo município. Um ano depois, em 1914, Maia foi eleito Intendente Municipal (cargo que corresponde ao de Prefeito).
Prefeitos[1][2]

Mandato Nome Início do mandato Fim do mandato Afiliação política
1 Antônio da Rocha Maia
5 de abril de 1913
1 de agosto de 1921
-
2 Pedro Peres Fontenelle 1 de agosto de 1921
1922
-
3 João Anastácio de Queiroz 1922
- -
4 Acindino Monteiro Nunes - - -
5 Francisco de Souza Ramos - - -
6 João Rodrigues Coelho - - -
7 Carlos Agusto de Mendonça - - -
8 Francisco de Souza Ramos - - -
9 Augusto de Figueiredo Dias - - -
10 José Oscar de Mendonça Virgulino - - -
11 João Anastácio de Queiroz - - -
12 Antônio Vilhena de Souza - - -
13 Bartolomeu Igreja - - -
13 Manoel Pedro de Oliveira - - -
14 Mario Mazzine - - -
15 Sérvulo Ferreira Brito - - -
16 Alfredo Monção - - -
17 Antônio Vilhena de Souza - - -
18 Pedro Carneiro de Morais e Silva - - -
19 Nagib Mutran - - -
20 Pedro Marinho de Oliveira - - -
21 Leonel Mendonça Vergolino 2 de dezembro de 1970
17 de fevereiro de 1971
ARENA

22 Elmano de Moura Melo 17 de fevereiro de 1971
21 de janeiro de 1972
ARENA

23 Haroldo da Costa Bezerra [3] 12 de fevereiro de 1974
11 de março de 1979
ARENA

24 Benedito Orlando de Farias Aguiar[3]
11 de março de 1979
18 de outubro de 1981
ARENA

25 Samuel Rodrigues de Monção[3]
18 de outubro de 1981
14 de julho de 1982
ARENA

26 Paulo Bosco Rodrigues Jadão[3]
14 de julho de 1982
31 de dezembro de 1985
PDS

27 Hamilton Bezerra 1 de janeiro de 1985
31 de dezembro de 1989
PMDB

28 Nagib Mutran Neto[3]
1 de janeiro de 1989
31 de dezembro de 1992
PMDB

29 Haroldo da Costa Bezerra Pinheiro[3]
1 de janeiro de 1993
31 de dezembro de 1997
PMDB

30 Geraldo Mendes de Castro Veloso[3]
1 de janeiro de 1998
31 de dezembro de 2000
PSDB

31 Geraldo Mendes de Castro Veloso
1 de janeiro de 2001
2 de fevereiro de 2002
PSDB

32 Sebastião Miranda Filho
6 de fevereiro de 2002
31 de dezembro de 2004
PTB

33 Sebastião Miranda Filho
1 de janeiro de 2005
21 de janeiro de 2005
PTB

33[4]
Maurino Magalhães de Lima
21 de janeiro de 2005
4 de outubro de 2005
PR

33 Sebastião Miranda Filho[5].
5 de outubro de 2005
31 de dezembro de 2008
PTB

34 Maurino Magalhães de Lima
1 de janeiro de 2009
31 de dezembro de 2012
PR

Anônimo disse...

Demir, atualmente de quem é a responsabilidade sobre o prédio da antiga CMM ? Pergunto, porquê ontem(08/06)passei por um dos lados e verifiquei que uma das palmeiras imperiais que ornam o prédio apodreceu e caiu. Lógicamente alguma coisa de ruim está acontecendo com as palmeiras imperiais. Temos que acionar quem de direito para verificar o problemas com as palmeiras. Em 09/06/12, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Querido, Plinio !
Escreva um livro, para que possamos
resgatar a nossa verdadeira identidade. Todos, os livros que relatam a historia de Marabá, são
plenamente duvidosos de retratarem
a realidade vivida por essa gente"pioneira", nos esclareça a verdade. Pense nisso! Muito obrigado, pelo brilhante relato !