Pages

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Em Santarém. devastação ameaça a praia fluvial mais bela do mundo

No Manoel Dutra


O deserto chega à praia, no coração da Amazônia. Fotos comprovam

AS "AUTORIDADES" PARAENSES DEVEM AGORA ATRAIR OS TURISTAS COM PACOTES ESPECIAIS PARA QUEM DESEJA ASSISTIR COMO SE DEVASTA A NATUREZA, A BELEZA E O BOM SENSO.
Poucos lugares pelo Brasil afora dizem orgulhar-se tanto de suas praias como Santarém. Uma das músicas que mais identificam a cidade começa com "nunca vi praias tão belas, prateadas como aquelas, do torrão em nasci". Imagine se não houvesse esse decantado orgulho, como já estariam as quilométricas praias do Rio Tapajós? A mais recente e cavalar agressão é essa aí da primeira foto, logo abaixo. 
O deserto caminha veloz na direção de um dos recantos mais belos do interior amazônico, que  é o Lago do Juá/Praia da Salvação. As duas áreas raspadas, lá atrás, estão sendo utilizadas para a construção de um grande conjunto residencial de propriedade privada. Curiosamente, a imprensa de Santarém silencia sobre essa brutalidade (Primeira e segunda fotos: MDutra, 08.10.2012).
Depois de pronto o conjunto, a direção das águas sujas e do lixo vai ser esse santuário aí, mostrado na segunda foto. Essa área natural, bem próxima à cidade, desaparecerá dentro em breve, talvez em 5 anos sejam apenas as fotos e as lembranças também do Papucu, ali bem perto, assim como já morreu, há muitos anos, imponente Praia da Maria José, cujas areias serviram para a construção da pista do aeroporto, perto dali. Mas não é só isso, pois próximo à área desmatada para a construção de um conjunto privado, o governo federal mandou devastar por completo uma área várias vezes maior, na outra margem da estrada do aeroporto, para construir milhares de cubículos do programa "Casa Deles, Vida Deles". PARABÉNS, SANTARÉM, O DESERTO TE ABRAÇA. Os roçados de soja já consumiram o capoeirão remanescente entre Santarém e Belterra e mais adiante, ao longo da BR-163 em vastos trechos. E ainda tem gente propondo estudos sofisticados para "descobrir" por que aquela cidade fica cada dia mais quente, insuportavelmente quente.

Outra grande obra da engenharia anti-amazônica foi a ação de tratores sobre as areias da sacrossanta Alter do Chão, há um mês. Ali ficam as praias que já foram duas vezes apregoadas ao mundo como entre as 5 ou as 8 mais belas do Brasil. Depois de noticiada tamanha burrice (para dizer o mínimo), os tratores foram retirados. AGORA, CHAMEM OS TURISTAS, COM PACOTES ESPECIAIS PARA QUEM DESEJA ASSISTIR COMO SE DEVASTA A NATUREZA, A BELEZA E O BOM SENSO. Nem no inferno dá pra entender!
Terceira foto: Blog Quarto Poder

2 comentários:

Anônimo disse...

É como a VEJA, a CPI do Cachoeira e o Michel Temer não é DEMIZÃO. O pinico, o conteúdo e a tampa. Um abraço mano;

CEBINHO

Anônimo disse...

Ei, Ademir!
Andam dizendo as más linguas que os banhistas e admiradores da nossa praia do Tucunaré, devem aproveitar o próximo verão de forma perene. É que, segundo dizem, o novo Prefeito João Salame para completar os 500 km. vai asfaltar a praia. Êta povinho maldoso. Não achas?