Pages

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Novo bispo de Marabá vem de Caxias do Sul


Papa nomeia novos bispos para Petrópolis e Marabá


Rádio Vaticano


Arquivo
Dom Gregório Paixão (acima), nomeado bispo para Petrópolis (RJ) e padre Vital Corbellini, nomeado para Marabá (PA)
O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 10, bispos para duas dioceses do Brasil: para Marabá (PA), irá o Padre Vital Corbellini; para Petrópolis (RJ), Dom Gregório Paixão.

Padre Vital Corbellini é presbítero do clero da Diocese de Caxias do Sul (RS). Além de atuar em paróquias e no campo da formação, foi animador das pastorais da juventude e da pastoral presbiteral. De 2008 até 2011, foi vigário-geral da diocese. Como missionário, participou do projeto “Igrejas-Irmãs”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atuando em Cuiabá (MT) e atualmente na diocese de Ji-Paraná (RO).

A Diocese de Marabá, para onde foi nomeado, estava vacante desde abril, quando Dom José Foralosso renunciou por motivos de idade, vindo a falecer em agosto passado. Neste período, a diocese foi governada pelo bispo prelado de Cametá (PA), Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces.

Dom Gregório Paixão é membro da Ordem de São Bento. No Mosteiro de São Bento da Bahia exerceu quase todos os ofícios monásticos, inclusive como mestre de noviços e prior. Em 1987, foi enviado para o Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, onde cursou Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum de Roma.

Foi ordenado presbítero em 21 de março de 1993, pelo Cardeal Lucas Moreira Neves. Possui doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã (Holanda), da qual é professor convidado desde 1998. Possui 14 livros publicados, além de diversos artigos escritos para revistas nacionais e estrangeiras.

Desde 29 de julho de 2006, é bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sendo também secretário do Regional Nordeste 3, da CNBB, e membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia.

2 comentários:

Anônimo disse...

SEJA BEM VINDO BOM PASTOR! MESMO COM O CORAÇÃO AINDA TRANSBORDANDO DE SAUDADES DE DOM JOSÉ, MARABÁ TE ABRAÇA, DEUS TE TRAGA.

PROFESSOR CÉZAR.

Eleutério Gomes disse...

Depois de aparições demomíacas no horário do TRE, já era tempo de chegar o santo homem!