Pages

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Minha professora


Entre as personagens inesquecíveis da minha infância está a professor a Elza Marinho, filha de Pedro Marinho de Oliveira, por duas vezes o melhor prefeito que Marabá já teve. Ela tinha um sorriso suave e nunca a ouvi sequer levantar a voz para qualquer um dos cerca de 30 alunos na minha turma no Grupo Escolar Municipal.
Quando necessário, levava para casa o espécimen pouco comportado, e o fazia encher laudas infindáveis de papel almaço com a frase “devo me comportar na escola”. O moleque ficava de calo no dedo, de tanto escrever, confinado sozinho na sala de jantar. Esta a sua reprimenda. A partir daí, ninguém nunca repetia a dose do mau comportamento.
Na quarta-feira 19 li em jornal que minha professora morreu em São Paulo e seu corpo seria sepultado nessa data em Belém. Então, bateu-me a nostalgia de que estamos cada vez mais pobres nesta cidade sem memória, onde são raras as ruas e raros os prédios públicos com nome se professoras e professores que deram sua vida para nos fazer menos bárbaros.

Um comentário:

Anônimo disse...

ADEMIR VC É O CARA, TENHO UM ENORME RESPEITO POR VC, FICO FELIZ EM PODER VER QUE VC CONTINUA CRICO, ADEMIR POR FAVOR SE POSSIVEL, GOSTARIA DE VER O LIVRO EM SEU PRIMEIRO CAPITULO, COMO COMPREENDER UM MULHER!MOSTRADO EM SEU BLOG, UM FORTE ABRAÇO .....