Pages

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ainda bem que em Marabá não acontece nada disso...

No Parsifal Pontes:

Ainda somos os mesmos…

Shot008
Grande parte da safra de prefeitos eleitos (os reeleitos não podem pintar esse sete) arreiam o alazão para cavalgar na mesmice.
Dizem que a roça pegou fogo e de tanto arder o município inteiro virou juquira. Alguns suspiram em dó maior: “se eu soubesse do jeito que estava jamais teria me candidatado...”.
Emergência e calamidade
Mas tem uma maneira de remediar e começar uma nova invernada: decretar, por toda a sesmaria, estado de emergência. Alguns são mais previdentes e decretam calamidade pública.
Na esteira da emergência e da calamidade, dispensam-se licitações, postergam-se todos os pagamentos e despressuriza-se o cumprimento das promessas até “arrumar a casa”.
> Segundo ato
Depois do discurso da terra arrasada se finar e o prazo da arrumação da casa se elidir, tudo volta ao “normal” e a roda viva começa a gestar a próxima calamidade pública a ser entregue ao sucessor.
> Não deu certo comigo
A primeira vez que me elegi prefeito, ensaiei essa partitura a um vereador, que mal eu esquentava a cadeira, foi-me pedir umas passagens.
Meu amigo – suspirei, fazendo-me o Prometeu cujo fígado a águia devorava – não posso lhe atender. Estou lascado, acabado, isso aqui é uma terra arrasada...
O vereador bateu de pronto: “não chore não doutor, lascado e acabado está o Cláudio, que perdeu a eleição pro senhor!”.
> Déjà vu
No ano passado, assistindo uma audiência coletiva do governador com alguns prefeitos, notei que, passados mais de 20 anos, os relatos eram os mesmos e os pedidos similares.
Comentei a constatação com o govenador em tom de desânimo: não tínhamos conseguido avançar nada em 20 anos. Ele esticou a vista e balançou na cadeira.
É uma droga eu ter que terminar essa postagem com aquela do Belchior:
“Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais...”



10 comentários:

Anônimo disse...

E o bom agora é que o independente joao salame estende o pires para o governador que ele tanto escazinou e chamou de inimigo de marabá e pede 5 milhões de reais. tô falando do mesmo joao que dizia pra todo mundo que não precisava do governo do estado para governar marabá. tá sentando muito cedo no colo do jatene. podia pelo menos deixar passar o primeiro ano de governo.

Anônimo disse...

sem chance de governar uma cidade qualquer que seja ela sem parceria com o governador do estado em que aquela cidade faz parte. isso é arrobo. aliás parece que ele ainda não desceu do palanque, mesmo depois do fim das eleições. apregoava que faria guerra com a vale. outra insanidade. a vale passa com o trem dela por cima de qualquer prefeito que estacionar sobre seus trilhos. ele sabe disso, mas quer impressionar o povão. e agora vão-se 2 milhoes de reais na comemoração do centenário. isso é bom. significa que joao já arrumou a cidade e agora gasta em lazer. ah, ia esquecendo. essa conversa de dizer que maurino levou tudo da prefeitura, até pneus, é papo furado. porque então ele não registra uma ocorrência policial contra maurino e sua turma, a quem eles devem conhecer o nome, endereço, rg e cpf? dizer que roubou isso e aquilo é fácil. difícil é registrar uma ocorrência de roubo. tudo arrobo.

Anônimo disse...

Gostem ou não - idem o governador - o Estado tem obrigação oficial de repassar para os municípios recursos previstos em Lei e/ou canalizados por deputados. Sr. Jatene(PSDB) não estará fazendo nada mais que sua obrigação. Portanto, não acho ser como dizes : " de pires na mão e/ou "tá sentando muito cedo no colo do Jatene". De qualquer forma, o governador nunca "morreu de amores" por nossa região, principalmente Marabá, onde tem perdido seguidas eleições. 17.01.13, MBA.-pa.

Anônimo disse...

nem o governador atual, nem ana julia, nem os barbalhos, aliás juntamente com com ana julia não saem de marabá. e apenas a título de lembrete a familia barbalho e ana julia juntamente com jatene foram contra o estado de carajás. em ananinedua cidade onde helder era prefeito foram 98% NÃO e 2% SIM. mas para vocês salamistas é provável que helder estivesse nos 2%, né verdade?

Anônimo disse...

é lei. os governadoes tem que repassar recursos para seus municípios. a questão levantada aqui é que salame pregava até outro dia depois de eleito que nao precisava do governo do estado para tocar essa cidade. no entanto nao é o que se ver. outro dia ele chorava porque o governo estadual destinaria apenas 15 milhoes do emprestimo que está pra fazer. agora quer essa mixaria de 5 milhoes. pra que isso, marabá náo é autônoma? é estranho ler esse tipo de notícia. parece que o cachorro está voltando ao próprio vômito. kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

esse governo tá parecendo que vai ser pautado seus quatro anos pela demagogia. a última do alcaide foi de propor a câmara uma redução de 20% do salário dele e acredito dos edis. tá vendo que isso não passa de demagogia, que os edis nao aceitarão baixar o salário!!! ele faz isso consciente, para pousar de gestor preocupado com o dinheiro público. porque ao inves de sugerir a redução ele não doa o valor equivalente ao aumento para o abrigo dos idosos? porque ele não extingue o cargo de adjunto criado por maurino pra servir de cabide de emprego? porque ele não extinguiu secretarias como prometeu na campanha? porque ele nao registra uma queixa crime contra maurino por ter sumido com os pertences da prefeitura que é do povo? hã?

Anônimo disse...

quem quiser jogar confetes vá pro blogue do hiroshi. aqui no blog de ademir é diferente. aqui todos tem vez e voz.

João Dias disse...

De mãos dadas, governo estadual e municipal aqui no Rio de Janeiro trabalham juntos, em prol do crescimento e desenvolvimento de uma cidade que já foi MARAVILHOSA. Com Marabá, NÃO pode ser diferente. É uma cidade que tem base econômica e social que demandam por Gestão Pública de qualidade e responsabilidade dos seus governantes.

Não se trata de relação entre pessoas, de afinidade ideológica, partidária ou de interesses pessoais, mas, de Homens Públicos investidos na função de Prefeito, Governador, Presidente - representantes do povo, que têm o PODER-DEVER de governar para todos, com as receitas e os recursos arrecadas e repassados na forma da Lei.

João Dias.

Anônimo disse...

vcs não tem jeito mesmo!o joão mal entrou no governo e já tem gente metendo o pau,eu ecredito que vcs que estão criticando deveria tomar vergonha na cara, e procurar o que fazer,eu votei no joão porque eu acredito na sua conpetencia,assim como muitos outros municipes,agora é o momento da gente da foça ao js e não ficar aqui criticando, seus fariseus,bando de ipocritas.

Anônimo disse...

O salame ta perdido e com raras exceções a sua equipe também.

A equipe que ele plantou no financeiro e de dar dor, os cara não sabem nada de finanças publicas, quem ta dando as cartas no pedaço e um velho conhecido Karan.

Na saude o nagib vem lutando para conseguir levar os seus debaixo do braço,tipo o Jr. gia para adjunto.

Na educação,ta uma guerra de tendencias petistas com a turma do sindicato e do intragável pedro sousa, ate o momento eles não conseguiram concluir um calendário escolar 2013.Apresentaram uma proposta de redução de gastos, mas só miraram no servidor da escola, os cargos dentro da semed não foram lembrados ex.o de secretario adjunto.
Um governo com muitas falas e pouca ação.