Pages

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pará sempre entre os piores


Parsifal 5.4

Marituba é o município com o pior IBEU do Brasil


Além do Pará ter caído oito posições, de 2003 a 2013, no IDH-M, e abrigar o município com o menor IDH-M do Brasil (Melgaço), abriga, idem, o município com menor Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) do Brasil: Marituba, na região metropolitana de Belém.
> O pior entre 289 cidades das 15 regiões metropolitanas
O IBEU, coordenado pelo “Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro”, é pesquisado nas 15 maiores regiões metropolitanas brasileiras, e Marituba ficou com a lanterna entre as 289 cidades pesquisadas. Os dados são de 2010, todavia, por evidente, nada mudou, e se mudou foi para pior.
> Alagamentos
Shot004
Em matéria de ontem (21) a “Folha de S. Paulo” reporta que na praça central de Marituba, “área mais urbanizada da cidade, 20 minutos de chuva são suficientes para causar alagamentos, esgotos a céu aberto são normais, e a sujeira é vista nas principais vias”. Isso não é “privilégio” de Marituba: Belém poderia ser encaixada na descrição.
> Sem foco nas horas
Shot005
O fato do Pará amargar índices tão desabonadores, mesmo portando potencial maior do que outros estados que não possuem as mesmas oportunidades, revela um modelo de gestão oxidado, uma classe política que se perdeu na disputa do poder pelo poder e uma inteligência com tromboembolia: perdemos o foco das horas.
Ou o Pará expurga o cansaço e providencia anticoagulantes, ou o hoje que se quer, e o amanhã que se busca, morrerá antes de ontem.
Para ver a lista com a classificação das cidades no IBEU, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

E então deve entrar o áudio de propaganda do governo Jatene "Este é o Pará que a gente faz...."