Pages

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Prefeito tenta agredir repórter

NOTA DE REPÚDIO
Jornalista Belmiro Silva
Prefeito- Valter Peixoto
A Associação dos Profissionais de Comunicação do Sul do Pará (APCOM) vem por meio desta nota, repudiar veementemente a atitude covarde, grosseira e antidemocrática que o prefeito de Conceição do Araguaia, Valter Peixoto (PT), praticou contra o repórter correspondente do Jornal A Notícia, Delmiro Silvo, no último dia 9, no distrito de Alacilndia quando o mesmo realizava cobertura jornalística de um evento.  

Em determinado momento, quando fazia um pronunciamento o prefeito fugiu da pauta e começou a atacar a imprensa de forma generalizada, se referindo às reportagens sobre ações do Ministério Público e Poder Judiciário que apuram denúncias de supostas irregularidades em seu Governo. Como o repórter, Delmiro Silva era o único profissional de imprensa que estava no local, e passou a ser vítima direcionada do prefeito que começou a lhe ofender chamando o mesmo de repórter mentiroso. “Este aí é o mais mentiroso da região”, afirmou o prefeito se beneficiando covardemente da sua condição de prefeito.
Quando o prefeito terminou sua fala, o repórter conseguiu junto aos organizadores da reunião, o direito de se explicar, mas nas primeiras palavras foi interrompido pelo autoritarismo do prefeito que emocionalmente desequilibrado e aos gritos partiu para cima do repórter, mas foi contido por pessoas que participavam da reunião. 
Para que a liberdade de imprensa fosse exercida livremente no Brasil foi necessária uma grande luta. 
Por isso, é importante que ela seja exercida com muito discernimento, ou seja, para honrar a liberdade conqui/s/tada deve haver responsabilidade, e exatamente com muita responsabilidade que este profissional tem desempenhado sua função, portanto não merece esse tratamento. 
A liberdade de expressão é direito de suprema importância para que a sociedade possa conhecer e se defender de possíveis arbitrariedades cometidas pelo poder público. É condição primordial para que o Estado seja caracterizado como sendo democrático. 
O art. 5º, IX da Constituição Federal dispõe que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. Assim, de acordo com a Carta Magna, a regra é a liberdade ampla para o exercício do direito à expressão, sendo que a restrição é exceção e deverá apoiar-se na Constituição para que seja legítima.
A Associação dos Profissionais de Comunicação do Sul do Pará (APCOM) reitera sua adversidade a qualquer tentativa de ofensa a profissionais de imprensa no exercício de sua profissão. E encaminha esta nota para os demais órgãos de representação da classe e veículos de comunicação. (APCOM)

Um comentário:

martinta pereira disse...

não concordo que tenha sido uma atitude antidemocrática...
essa é a democracia petista,quem não concorda é que está errado,ou seja devo pedir desculpas aos petistas,eu é quem sou antidemocrático...
perdão!!!!